sábado, 31 de outubro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°376 - Mônica: HQ "Dá uma mãozinha aqui!"!

_MN_119.jpg (515×730)
Capa de 'Mônica Nº 119' (Ed. Abril, 1980)
No dia de Halloween, nessa postagem mostro uma história de quando a Mônica passou a ter quatro braços por causa de uma bruxa. Ela tem 11 páginas e foi publicada originalmente em 'Mônica Nº 119' (Ed. Abril, 1980).

Nela, Mônica leva a Magali para brincar de comidinha em um lugar sombrio só para os meninos não a perturbarem e Magali vai embora assustada, alegando que tem que se preparar para ir à festa do Cebolinha naquela tarde. Enquanto Mônica grita que aquele lugar não tem nada de mais e não dá para brincar de comidinha sozinha, surge uma bruxa criança voando em uma vassoura e pergunta para Mônica se pode brincar com ela.
_HQ_Da_uma_maozinha_aqui+%2801%29.jpg (503×730)
Mônica, a princípio, se assusta com a bruxinha, que diz que se chama Glaucia, veio do alto do morro da mãe dela e que apareceu voando na vassoura, comentando que ainda não voa tão bem como a tia Rosa dela, mas está treinando. Mônica não acredita que ela era uma bruxa e deixa brincar. Glaucia pergunta se elas vão brincar de casinha, mas Mônica fala que é de comidinha, que até já trouxe todo o material. Glaucia diz queria brincar de casinha, porque ela brinca de comidinha só no caldeirão dela. Mônica não aceita e tem que ser comidinha.
_HQ_Da_uma_maozinha_aqui+%2802%29.jpg (493×730)
Gláucia pergunta se não poderia brincar das duas coisas e Mônica responde só se tivesse quatro braços. Então, a bruxa tem uma ideia e lança um feitiço na Mônica para ter quatro braços. Só que nessa hora a mãe da Mônica, Dona Luísa a chama e nem percebe que estava com quatro braços (na verdade, os leitores ainda não viram, com os quadrinhos mostrando a parte de cima da Mônica). Gláucia lamenta que justo na hora que elas iam brincar das 2 coisas.
_HQ_Da_uma_maozinha_aqui+%2803%29.jpg (492×730)
Em casa, Dona Luísa, de olhos fechados, pede para Mônica pintar as unhas das mãos e pés dela. Mônica pede para mãe esticar tudo. Dona Luísa estranha, perguntando se vai pintar tudo de uma vez. Quando ela abre os olhos, leva um susto com a Mônica com quatro braços e desmaia no chão com cadeira e tudo. Nessa hora, o pai da Mônica, seu Sousa chega correndo e pergunta para Mônica o que aconteceu com a mãe dela. Mônica diz que não sabe, com seu Sousa levando um susto com ela e desmaia também. Mônica se pergunta se está acontecendo uma epidemia de desmaio, quando dá uma vontade de espirrar. Ela põe as mãos no rosto e então descobre que ela está com quatro braços, dando um supergrito de desespero que pôde ser ouvido pelo bairro todo.
_HQ_Da_uma_maozinha_aqui+%2804%29.jpg (485×730)
Depois de um tempo, Magali aparece na casa da Mônica, chamando para ir na festa do Cebolinha. Mônica, mais calma, surge com um vestido novo bem grande e só com dois braços normais, Magali estranha, perguntando se ela engordou e Mônica diz que não, que era imaginação dela. Chegando na festa, Cebolinha dá bronca que finalmente a Mônica chegou, que ele ainda não havia dançado, já que ela seria o par na dança. Mônica só diz que teve um probleminha.

Cebolinha manda a Mônica dar a mão para ele e nota que uma parte do vestido está rasgando e que tinha alguma coisa ali dentro, quando naquele momento, Magali dá um tropeço e deixa cair a bandeja com comida toda na Mônica, que fica com raiva de ter molhado o vestido. Nessa hora, todos descobrem que ela está com quatro braços e se afastam dela com medo. Ela tenta se aproximar e todos fogem atravessando a parede. Logo depois, surge um cachorrinho, mas foge também quando vê a Mônica daquele jeito. 
_HQ_Da_uma_maozinha_aqui+%2805%29.jpg (487×730)
Mônica fica triste e chora porque todo mundo a rejeitou só porque ela estava com quatro braços. Magali, Cebolinha e Cascão voltam para lá e de longe falam para não ficar triste, porque eles não estão com medo dela. Mônica pergunta porque eles não se aproximam dela e Cascão diz que ela é besta, que vai que um desses braços tentam pegá-lo. Magali tenta contornar a situação, com os 3 entrando na casa. Cebolinha e Cascão falam que eles é que deviam estar tristes porque se eles já apanhavam com dois braços, imagine com quatro.
_HQ_Da_uma_maozinha_aqui+%2806%29.jpg (488×730)
Mônica chora e Magali os chamam de burros, que a situação é séria. Cebolinha e Cascão contam as vantagens de ter quatro braços, como jogar figurinhas mais fácil e cumprimentar mais gente na festa de aniversário e tomar 4 sorvetes ao mesmo tempo. Já Magali conta as desvantagens como onde vai achar anel e pulseiras para tantos dedos e braços, em qual mão ela vai colocar anel quando se casar, o alto custo que vai ter com manicure e vai ter que reformar todos os vestidos.
_HQ_Da_uma_maozinha_aqui+%2807%29.jpg (490×730)
Cebolinha diz que dá um jeito e volta com um alicate grande para arrancar os braços da Mônica, que já segura um vaso, um banco e um prato, mandando ele não se aproximar. Nessa hora, a bruxinha Glaucia e sua mãe surgem no lado de fora, com a mãe mandando a Glaucia desfazer o feitiço para que os vizinhos não pensem que elas não têm educação. Glaucia desfaz o feitiço bem a tempo de antes do Cebolinha cortar os braços da Mônica.
_HQ_Da_uma_maozinha_aqui+%2808%29.jpg (491×730)
As bruxas vão embora e Mônica volta ao normal, que olha o Cebolinha com o alicate na mão e dá uma surra nele. No final, Magali comemora que a amiga voltou ao normal e Mônica diz que até que já estava se acostumando a ter quatro braços, que pensando bem até que ia ser legal, quando aparece de novo quatro braços e Mônica sai correndo. mas, na verdade, como ela estava em frente a uma árvore, era só o Xaveco no outro lado se espreguiçando, estendendo os braços dele após acordar.
_HQ_Da_uma_maozinha_aqui+%2809%29.jpg (490×730)
Essa história é muito legal, com o sufoco da Mônica ter quatro braços de uma hora para outra. É para soltar a imaginação. Muito hilário a parte dos pais desmaiando, da Mônica descobrindo que tem quatro braços, gritando de medo e só mostra casa e uma vista da região para demonstrar que o grito foi super alto. Muito engraçada também quando a turma imagina os problemas da Mônica com quatro braços, como a Mônica vestida de noiva não sabendo em qual dedo colocar o anel, cumprimentando a todos no aniversário, etc. 

Tem um absurdo no fato de se a Mônica estava bem longe, como deu para ouvir a mãe chamando da casa dela. São os absurdos dos quadrinhos, que fazem a diferença e se torna mais engraçada. Não diz que tipo de festa do cebolinha, se era de aniversário ou se estava dando uma festa por conta própria. 
_HQ_Da_uma_maozinha_aqui+%2810%29.jpg (495×730)
Além da gente se divertir à beça, de certa forma, tem uma lição de moral, já que discute preconceito, que não devemos se afastar de uma pessoa só porque é diferente em alguma coisa. Eles ficaram com medo da Mônica só porque ela estava com quatro braços, mas fora isso ela era a mesma pessoa.  

Os traços maravilhosos, bem típico no final dos anos 70, com uma arte-final bem incrível. As expressões dos personagens eram o máximo assim. Na postagem a coloquei completa. Uma curiosidade é que na época eles gostavam de colocar bruxas-crianças nas histórias, normalmente aprendizes e bem atrapalhadas causando confusão sem intenção e tem que depois consertar o erro no final da história. Nessa seguiu esse estilo com a bruxa Glaucia sem ter intenção de ter feito a maldade.
_HQ_Da_uma_maozinha_aqui+%2811%29.jpg (483×730)
Essa história foi republicada 2 vezes. A  primeira foi no miolo do 'Almanaque Mônica Nº 29' (Ed. Abril, 1986), que teve como tema "Almanaque mágico", republicando histórias envolvendo bruxas, fadas, magos e mágicos. Depois foi novamente republicada, dessa vez como história de abertura, em 'Almanaque da Mônica Nº 19' (Ed. Globo, 1990). Abaixo, as capas desses almanaques:
AMN_29.jpg (451×650)
Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 29' (1986)AMN_19_%281990%29.jpg (458×650)
Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 19' (1990)

mauricio80anos.png (713×227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/10/monica-hq-da-uma-maozinha-aqui.html

Nenhum comentário: