sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Submundo HQ N°17 : "Zé Carioca": A Melhor Fase do Mais Brasileiro dos Personagens Disney....

ZC+1a.jpg (610×915)
O "Zé Carioca" finalmente ganha uma edição de luxo (capa-dura) à altura de sua fase mais consagrada nos quadrinhos: O material produzido nos anos 70 por Ivan Saidenberg & Renato Canini!

A dupla revolucionou o personagem ao aproximá-lo mais da realidade do povo brasileiro... Nada de terninho e gravata: O Zé Carioca aqui usa camiseta rasgada, mora num barracão, está sempre fugindo dos cobradores, e vive de pequenos golpes (pra não ter que trabalhar)!   

Confira abaixo:
O "Zé Carioca" de Ivan Saidenberg & Renato Canini.... É ainda hoje a fase mais marcante do papagaio em toda a sua trajetória pelas HQs. Sem diminuir a importância de outros autores e artistas (que também já apresentaram - e continuam apresentando - ótimas histórias do personagem), a fase Saidenberg/Canini se destaca, acima de tudo, pela abordagem mais realista dentro do contexto cultural e econômico do Brasil na década de 70: Tornando-se também o retrato de uma época (com suas nuances e peculiaridades refletidas nas histórias)!

Nessa fase, o "Zé Carioca" deixa de usar os tradicionais terno e gravata (além do guarda-chuva)... E passa a se aproximar mais da realidade de pobreza de grande parte dos brasileiros, a começar pela miséria à sua volta: Ele passou a viver num barracão/favela (ao invés da casa - com direito até à empregada - onde morava em histórias anteriores) e a usar roupas surradas/rasgadas: sem o glamour das versões clássicas e das que vieram depois (onde amenizaram bastante esse lado de pobreza mais "realista" do Zé Carioca)!

Porém, mesmo diante da absoluta miséria e falta de perspectivas em que vive, o papagaio ainda leva uma vidinha mansa e longe do trabalho pesado. Ele sempre arruma um jeito de se dar bem sem precisar trabalhar (tudo pela justa causa de tirar uma soneca ou vagabundear o dia todo, rs). A fase Saidenberg/Canini se estendeu de 1971 à 1978, e só acabou (segundo o próprio Canini) devido à uma imposição da matriz americana da Disney, que implicou com o traço único e estilizado do artista (por se diferenciar demais do "padrão" de outras séries)!
O encadernado da Abril reúne 44 histórias (das cerca de 93 feitas em parceria pela dupla) em 356 pág (R$ 49,90).... E ao contrário da ed. da "Dinastia Pato", esta do "Zé Carioca" veio perfeita e sem erros ou falhas gráficas (ufa)! Ainda faltou muito material produzido por Saidenberg/Canini, mas um 2º Vol. está previsto pro futuro (concluindo esta fase imperdível e essencial do Zé Carioca). Todas as capas e pág. utilizadas nesta postagem são de revistas e especiais que trouxeram o material contido nesta ed. de luxo!

Entre os destaques das histórias: "Bem-Vindo ao Vale do Sossego", "Na Terra dos Tasca-Lasca", "Marinheiro Só", "O Super-Zé", "Os Detetives da Moleza", "O Barão de Bazófia", "Que Rei Sou Eu?", "O Morcego Verde", "O Poço Misterioso", "O Vulto Sinistro", "A Cascata do Zé", "O Crime da Cabra", "Zé das Selvas", "A Feijoada do Zé"(uma das minhas histórias favoritas), "Zé da Tuba", "A Onça e o Valente", e tantas outras obras-primas do humor e da diversão!
O material selecionado pra esta edição mistura verdadeiras raridades (algumas vistas pela última vez há quase 40 anos atrás) com histórias republicadas em edições recentes, tipo: "Almanaque do Zé Carioca" nº 4 (ed. temática dos "Agentes da Moleza") e nº 14 (dedicado ao Canini), a edição de "Mestres Disney" nº 5 (a 1º publicação encadernada em homenagem ao Canini), e várias revistas mensais do Zé (que traziam republicações de material clássico)! Enfim, uma fase primorosa que merece ser conhecida (ou redescoberta)! Até+
sub.png (599×495)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/12/ze-carioca-melhor-fase-do-mais.html

Nenhum comentário: