domingo, 15 de abril de 2018

Arquivos Turma da Mônica N°627 - 5 Anos do Blog e o "Top 5" Postagens Mais Acessadas!

_PMN_62_%281998%29.jpg (618×880)
No dia 24 de março o Blog completou 5 anos de criação. Foi criado mais para mostrar curiosidades e histórias antigas que eu gostei e as que marcaram a trajetória da Turma da Mônica, coisa que não tinha muito na internet, e falar de algum lançamento novo que eu tenha comprado como edições especiais ou que sejam bem polêmicas.

Não pensava que ia fazer tanto sucesso um Blog assim, pelo visto seja pelo saudosismo de histórias sem politicamente correto que encantavam os leitores. Agradeço a todos que gostam de acessar e comentar as postagens aqui.

Com o aniversário de 5 anos, lanço uma nova coluna mostrando um "Top 5" de temas variados, tipo um ranking de parada musical, mostrando do quinto ao primeiro lugar e comentando cada um. Seja ranking verdadeiros ou apenas baseados na minha opinião. Nessa postagem em homenagem aos 5 anos do Blog e para ter uma retrospectiva, então vou mostrar as 5 postagens mais visualizadas aqui até então, que por algum critério de pesquisa ou por repercussão atual deram o que falar e alcançaram o topo do Blog até então.

Até agora foram 628 publicações, contando com essa. Conferindo as visualizações, a seguir mostro as 5 postagens mais acessadas até hoje:

5º LUGAR: Cascão: HQ "O menino com visão de Raio X"

Publicação criada em 2013 foi a quinta mais acessada do Blog. Nela, mostrei como foi  essa história do Cascão que foi publicada em 'Cascão Nº 44' (Ed. Globo, 1988), em que ele acabou desenvolvendo uma visão de raio X quando apertou um botão de uma máquina de raio X quebrada ao pegar uma mosca no lixão. Então, ele passou a enxergar através das roupas das pessoas e paredes causando muita confusão.
_CC_44+%2804%29.jpg (483×730)
Foi uma história engraçada demais com Cascão vendo todo mundo só de calcinha, cueca e à medida que o tempo passava aumentava a visão de raio X dele e passou a ver todos pelados e depois transformados em caveiras. No final, além de ele ter recuperado sua visão normal após o efeito da radiação ter passado, ainda mostra uma crítica social com os caras jogando fora a máquina de raio X dentro do rio. Ela é toda incorreta, tanto dos personagens pelados, jogar fora uma máquina de raio X em um lixão e até mesmo Cascão brincar em um lixão, que não tem mais nos gibis atuais.
_CC_44+%2806%29.jpg (493×730)
O motivo de tantas visualizações talvez seja ver os personagens pelados quase o tempo todo, visto que até o oftalmologista apareceu de bunda de fora, e nudez sempre chama atenção, ainda mais em um gibi infantil. Vai que tem gente que tem fetiche ou curiosidade de ver os personagens de gibis pelados, vai entender. Ou então ao pesquisar "raio X" no Google pode direcionar algo ao link dessa postagem do Blog. De qualquer forma até gostei que essa ficou entre as 5 mais do Blog, curto bastante essa história, traços lindos e um roteiro muito engraçado.

Postagem na íntegra aqui: Cascão: HQ "O menino com visão de Raio X


4º LUGAR: "Chico Bento Moço Nº 1"

Em 2013 foi lançado o mangá "Chico Bento Moço", mostrando aventuras do Chico no final da adolescência pegando carona com o sucesso da "Turma da Mônica Jovem". Mostrei então na postagem como seria o estilo da revista nova e as características iniciais do Chico Bento Moço. Na edição "Nº 1", ele ia fazer uma faculdade de Agronomia na cidade grande e morar em uma república de universitários e assim estava se despedindo dos seus amigos e familiares da roça.
chico_bento_mo%C3%A7o+%281%29.JPG (528×730)
Mostrei também minha opinião do estilo mangá dos personagens adolescentes, tanto Chico Bento Moço quanto Turma da Mônica Jovem, que nunca me agradou ver as característica sdos personagens tão diferentes, mesmo crescidos, além de que os roteiros tinham diálogos bobos, mas mesmo assim tem uma grande aceitação da garotada, visto que Turma da Mônica Jovem é o gibi mais vendido do Brasil.
chico_bento_mo%C3%A7o+%286%29.JPG (476×730)
Teve bastante visualizações esse post assim que foi criado, até por ser novidade na época. Era só pesquisar "Chico Bento Moço" no Google que encontrava e ficou disparado o acesso dela nos primeiros meses quando criei a postagem, sendo que depois foi perdendo as forças, mas foi o suficiente esses meses iniciais para ajudar a conseguir o quarto lugar mais acessado até hoje. Fora que falar de Turma da Mônica Jovem dá ibope e certamente na época ajudou a ter acessos também. Atualmente, Chico Bento moço não tem muita repercussão, não conseguiu repetir o sucesso da Turma da Mônica Jovem como esperavam e já sofreu vários ajustes pra ver se melhora a aceitação do público.

Postagem na íntegra aqui: Chico Bento Moço Nº 1


3º LUGAR: Penadinho: HQ "A origem das pernas curtas"

Criada em 2016, mostrei nessa postagem como foi essa história do Penadinho que saiu em 'Cascão Nº 167' (Ed. Globo, 1993), em que a Alminha fica cismada de como o Penadinho era vivo com pernas tão curtas. Aparecem os amigos e cada um dá sua versão de como o Penadinho era vivo, falando que ele era um anão, um sapo, um marciano, etc. No final, Penadinho diz que ele era um atleta de pernas longas, mas morreu esmagado dentro de um compactor de metais de 1 tonelada e acabou ficando com pernas curtas assim.
_Penadinho_HQ_Verdade_sobre_pernas_curtas+%281%29.jpg (496×730)
História bem interessante mostrando como o Penadinho morreu, embora eles nunca colocavam de forma oficial quando retratavam de como os personagens da Turma do Penadinho morreram, já que nunca teve coerência nos gibis, mas nessa história foi assim do penadinho ter sido esmagado pra ter as pernas curtas como fantasma. Então, a curiosidade de saber como cada personagem da Turma do Penadinho morreu e como eles eram quando eram vivos a princípio seria um motivo de ter bastante acessos. 

Só que curiosamente tinha visualizações normais até ano passado. Porém, de repente disparou as visualizações desse post por causa de uma repercussão na internet, quando foi mostrado em um grupo de Facebook uma montagem com essa história em que os personagens da Turma do Penadinho eram a Turma da Mônica morta e teve gente que acreditou. A notícia pode ser visto AQUI
_Penadinho_HQ_Verdade_sobre_pernas_curtas+%284%29.jpg (496×730)
Pelo visto deu tanta polêmica essa montagem e colocaram essa história para ilustrar com o link da postagem que acabou disparando as visualizações de repente no início desse ano e está em terceiro lugar hoje. Aí foi uma surpresa ficar nessa colocação. Só para constar a polêmica, os núcleos dos personagens são diferentes, Turma da Mônica é um núcleo e Turma do Penadinho é outro e não tem nada de eles serem mortos. É o mesmo que dizer que Turma da Tina é a Turma da Mônica crescida. Nada a ver. Tudo são núcleos diferentes da MSP.

Postagem dessa história do Penadinho na íntegra aqui: Penadinho: HQ "A origem das pernas curtas"

2º LUGAR: Chico Bento: HQ "Chico no Shoping"

Por muito tempo essa foi a mais visualizada do Blog. Criada em 2013, essa postagem foi mostrada quando o Chico foi passear em um shopping com seu primo Zeca pela primeira vez, publicada em 'Chico Bento Nº 215' (Ed. Globo, 1995).
_HQ_Chico_No_Shoping_%2802%29.jpg (492×730)
É engraçada demais essa história, mostrando a visão e inocência do Chico com a novidade de estar em um shopping. Nela, Chico se perde do primo no shopping e vai à procura dele, pensando que o Zeca é que se perdeu dele, causando muitas confusões. Ele sobe pela escada rolante que desce, prende a botina na escada rolante, causando prejuízo par ao shopping, entra à força em um aloja de sapatos e tenta sair de sapato sem pagar, toma banho pelado em um chafariz mostrando até a bunda, entre outras coisas. No final, já na roça e nadando no ribeirão com o Zé da Roça conta como foi a visita ao shopping, falando mal de tudo e desejando que o pessoal da cidade crie juízo e imite o povo da roça com a simplicidade.

É de rachar de rir com Chico lerdo na cidade, tudo sendo novidade para ele e as "gags" eram engraçadas demais e ainda teve uma mensagem no final par ao povo da cidade ser mais simples como o povo da roça. Esse contraste da roça com a cidade grande eram muito bons com o Chico, quando ele ia pra cidade e se deparava com as cosas de lá.
_HQ_Chico_No_Shoping_%2810%29.jpg (499×730)
O motivo de tantos acessos, talvez seja procurar por "shopping" no Google com alguma coisa relacionada á Turma da Mônica e acaba aparecendo essa postagem. O desenho animado com essa história também deve ajudar na procura e quando alguém procura pelo desenho animado acaba vendo o link daqui. E outra coisa, mais uma vez, tem nudez dos personagens, aparece Chico e Zé da Roça pelados na história, que quem sabe procure por "Chico pelado" ou "Rosinha pelada" no Google, acaba aparecendo imagens dessa postagem. vai entender.

Postagem na íntegra aqui: Chico Bento: HQ "Chico no Shoping


1º LUGAR: Personagens Esquecidos 7: Mariana (irmã do Chico Bento)

Em primeiríssimo lugar, essa postagem de 2014 que conseguiu desbancar "Chico no shopping" depois de muito tempo, contando sobre a Mariana, a irmã do Chico que morreu precocemente. Personagens esquecidos é uma coluna que mostro personagens que tinham relativo sucesso e que acabaram não aparecendo mais nos gibis, mostrando boa parte das suas aparições desde a primeira vez até a última vez, ou participações especiais após a sua última aparição oficial do seu tempo.
_Estrela_Mariana_1990_+%282%29.jpg (478×730)
Então, nessa postagem mostrei as histórias em que apareceu a Mariana. Estreou em 'Chico Bento Nº 87' (Ed. Globo, 1990) na história "Uma estrelinha chamada Mariana", como uma estrela que queria faze ruma passagem na terra e acabou sendo a irmã do Chico Bento. Como era para ser passagem rápida, acabou falecendo com doença desconhecida para voltar ser estrela no céu, deixando a família do Chico muito triste. 

Mariana depois voltou na história "O presente de uma estrelinha" ('Chico Bento Nº 449' - Ed. Globo, 2005) no dia do aniversário do Chico Bento para fazer uma surpresa para ele. Aparece como uma estrela, revelando sua identidade, conversam um pouco e depois vai embora. No final é revelado que ela volta a reencarnar, como a filha do Chico e Rosinha. Então, toda vez que aparecer Chico e Rosinha adultos casados, a filha deles é a Mariana. Citei também outras aparições rápidas como em 'Mônica Nº 232' (Ed. Globo, 2005) e em' Chico Bento Nº 31' (Ed. Panini, 2009). Realmente muito bonita e emocionante essa história de 1990, até por ter um final triste, comum na época e que depois não passaram a ter finas tristes nos gibis da MSP, tanto que a de 2005 ficou como se fosse um conserto pra que não fique eternamente um final triste como foi em 1990.
_Estrela_Mariana_1990_+%283%29.jpg (491×730)
Essa então foi a postagem mais acessada do Blog. Tudo indica pela história de 1990 ser linda demais e abre curiosidade de saber como foi a história da irmã do Chico. Também quando descobrem que o Chico teve uma irmã procuram no Google e acabam encontrando essa postagem do Blog. Mesmo tendo desbancado "Chico no shopping", levou muito tempo para atingir a liderança, não foi também tão de repente assim, teve só um acesso maior que as outras e acumulando os anos acabou ficando em primeiro lugar só no ano passado.

_Estrela_Mariana_2005_+%283%29.jpg (509×730)
Então essas foram o "Top 5" do Blog. Como podem ver, as mais antigas tem mais acesso, como já era de esperar por ter mais tempo de criação. Postagem de histórias também são bem visualizadas também no geral e curioso de Chico bento dar bastante ibope. É falar de Chico bento que dá acesso no Blog, como pode constar que nas 5 mais, em 3 postagens ele estava envolvido. Foi bom relembrar essas postagens, obrigado por quem acessa ao Blog e em breve posto outros "Top 5". 
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - https://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2018/03/5-anos-do-blog-e-o-top-5-postagens-mais-acessadas.html

Charge N°61708!

duke.jpg (480×300)

Charge N°61707!

AUTO_thiagolucas.jpg (379×360)

Charge N°61706!

fraga2.jpg (365×360)

Charge N°61705!

fraga.jpg (365×360)

Charge N°61704!

clayton2.jpg (454×360)

Charge N°61703!

clayton.jpg (466×360)

Charge N°61702!

claudio.jpg (480×235)

Charge N°61701!

camelo.jpg (480×293)

Charge ESPECIAL N°61700!

61700.png (735×735)

Charge N°61699!

guabiras.jpg (480×339)

Tiras N°9466 : Salmonelas - Benett!

DOY2sDzXUAIZCMb.jpg (906×303)
DP0-_J2XkAAzmMl.jpg (906×307)
DPcsIh_X4AARz6D.jpg (906×302)

Tiras N°9465 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

DZ08UXdXUAAn-bm.jpg (1020×314)
cap%C3%ADtulo+10+horacio+super.jpg (956×1200)
DZBdBBZWsAApOI0.jpg (1028×314)

Tiras N°9464 : O Menino Maluquinho - Ziraldo!

mmp651_12.jpg (574×162)
mmp652_13.jpg (574×172)
mmp653_14.jpg (574×174)
mmp654_15.jpg (574×165)

Charge N°61698!

leonardo2.jpg (480×294)

Charge N°61697!

leonardo.jpg (480×279)

Charge N°61696!

lute5.jpg (480×302)

Charge N°61695!

lute4.jpg (480×302)

Charge N°61694!

lute3.jpg (480×302)

Charge N°61693!

lute2.jpg (480×302)

Charge N°61692!

lute.jpg (480×302)

Charge N°61691!

gilmar3.jpg (360×360)

Charge N°61690!

gilmar2.jpg (360×360)

Charge N°61689!

gilmar.jpg (385×360)

Ria...Se Puder N°5605 : QUANDO TÔ NO ROLÉ COM OS AMIGOS...

28279841_1766331696760597_863950706912363745_n.png (700×700)

Charge N°61688!

latuff.jpg (480×297)

Charge N°61687!

mariano.jpg (480×387)

Charge N°61686!

mariano3.jpg (480×365)

Charge N°61685!

mariano2.jpg (480×319)

Charge N°61684!

mario6.jpg (379×360)

Charge N°61683!

mario5.jpg (360×360)