quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Arquivos Turma da Mônica N°1.437 - Turma da Tina: HQ "Feliz Ano-Novo!"


No Dia de Réveillon, mostro uma história em que a Tina e Pipa fazem simpatias de Ano-Novo na praia à meia-noite para renovar energias e conseguir mais dinheiro, amor e viagem par ao próximo ano. Com 12 páginas, foi publicada em 'Tina Nº 19' (Ed. Panini, 2010).

Tina recebe visita de Pipa e Zecão na casa de praia dos pais da Tina. Rolo e Paty já estavam lá e Pipa conta que a viagem foi cansativa, com muito congestionamento no trânsito, parecia que  o mundo todo foi para praia e pega a mala pesada, que não tinha só roupas, como também kit de simpatias para fazer na virada do ano. 

No kit tinha galhos de pitangueiras para bons negócios, galhinho de arruda atrás da orelha para espantar mau-olhado, lentilha para comer e trazer sorte, uvas e romãs para comer e guardar sementes para atrair dinheiro e teriam que usar roupas com cores amarela, branco e vermelha, para atrair dinheiro, paz e amor, respectivamente. 

Tina pergunta se ela vai fazer tudo isso à meia-noite e Pipa responde que as duas vão fazer. Tina fica com medo de "pagar micão", o que importa é o resultado senão vai continuar pobre e encalhada e manda Tina escolher as peças de roupa e Pipa prepara um banho de ervas, dizendo que deve tomar banho normalmente e no final despejar a água com ervas no corpo e sem enxugar corpo com toalha para afastar energias ruins.

Pouco antes da meia-noite, Rolo promete que vai paquerar menos e Zecão, marcar casamento com a Pipa, só não sabe pra quando, e Paty, que não vai mais passar o próximo Réveillon com eles e reclama do atraso da Tina e da Pipa que foram ver passagem de fogos e não vão a um casamento. Tina e Pipa aparecem o kit de simpatias, todos vão à praia e Paty  comenta que vai fingir que não as conhece.

Começa a contagem regressiva da virada de ano, Pipa coloca lentilha na boca da Tina, faz comer romã e sete uvas sem engolir as sementes, que tem que guardar na carteira até o próximo Réveillon. Depois pulam sete ondinhas, voltam de costas, meio que igual a um caranguejo e dão sete voltas em torno de uma mala para garantir viagens o ano inteiro.

Tina tropeça em uma pedra e bate cabeça em um homem, o Tony, que também estava fazendo a simpatia da mala. Eles pedem desculpas, Tina avisa que a amiga exagerou nas simpatias Tony fala que o amigo dele também é exagerado. Tina fala que não acredita muito nisso e Tony diz que também não acreditava, depois que a conheceu, passou a acreditar, aí se apresentam e começam a namorar e no final, Pipa e o amigo do Tony comentam que eles não acreditavam em simpatias, mas que funcionam, funcionam.

História boa em que a Turma da Tina vai passar Réveillon na casa de praia da Tina e Pipa quer que a Tina faça com ela simpatias na praia para atrair paz, dinheiro, viagens e amor no ano todo. Acabou a Tina arrumando namorado, que também passava a mesma situação de não acreditar em simpatias e estava sendo forçado pelo amigo a fazer, comprovando que simpatias funcionam.

Pipa sabia e ensinava tudo sobre simpatias de Ano Novo e queria que a Tina também participasse dos rituais, principalmente para ajudá-la a desencalhar e não ser mais pobre e, de quebra, ajudou os leitores aprenderem a fazer também as simpatias e sobre significado de cores de roupas usadas no Réveillon. Pelo menos nessa história as simpatias deram certo no quesito amor, ajudou Tina arrumar namorado e desencalhar com encontro à primeira vista entre Tina e  Tony. O romance entre eles durou só essa história já que o Tony nunca mais apareceu e que Tina sempre tinha um namorado diferente a cada história. Paty e amigo do Tony também figurantes, aparecendo só nessa.

Zecão que abra o olho com Pipa e o amigo do Tony, que tiveram uma boa vibe e ambos com interesse comum em simpatias de Ano-Novo e que poderiam engatar um romance. Como Pipa mostrou 3 calcinhas para a Tina usar, aí ou ela usaria as três ao mesmo tempo ou teria que optar por uma, de acordo com o que ela teria mais prioridade de conseguir no ano. Pipa diz que a Tina é pobre, mas nem tanto já que os pais tinham casa de praia, a Pipa que pode ser considerada mais pobre que a Tina nesse caso. 

Foi engraçado Zecão imaginar Pipa como bruxa quando preparava banho de ervas, a empolgação da Pipa mostrando as simpatias, as promessas de Ano-Novo do Rolo e Zecão, Paty reclamando que não vão a casamento com a demora das amigas para se arrumar e querer fingir que não a conhecem ao ver a mala com as bugigangas das simpatias, e caranguejo apaixonado pelas duas quando voltavam de costas depois de pularem sete ondas. Boa também a menção a sufocos de congestionamentos para viajar ou ir à praia no final do ano.

Envolveu tradições populares e espirituais de Ano-Novo para trazer sorte e bons fluídos o ano todo, muita gente vai à praia na virada do ano e faz os rituais de banho de ervas, comer lentilhas pular sete ondas, comer romã e uvas guardar sementes, etc, na esperança de funcionar e abrir caminhos, renovar energias e melhorar de vida. Tem os que acreditam, outros, não, fica na fé de cada um só que também tem que procurar correr atrás, não esperar cruzando braços esperando que aconteça do nada. Desses rituais mostrados, não conhecia o de ganhos de pitangueira e de dar volta em torno de mala.

Incorreta atualmente por ter história de Ano-Novo e envolver simpatias, superstições, crença e fé, bruxarias, namoro, nada apropriado para crianças, não duvido que vão interpretar que estão mexendo com umbanda e Pipa ser macumbeira, e podem implicar com gíria "pagar mico (micão)".

Inclusive, essa foi a última história de Ano-Novo produzida pela MSP até hoje, devem ter aceito em 2010 porque a revista da Tina não era voltada propriamente para crianças, e, sim, para adolescentes e jovens. Antes dessa, última história com menção a Ano-Novo foi "O Bug da Morte" com a Turma do Penadinho, de 'Mônica 159', Ed. Globo, 1999. E já as crianças da Turma da Mônica comemorando Réveillon não tem desde 1997, na história "Ano-Novo?! Bahh!", de 'Cascão Nº 285'. Politicamente correto não permite crianças comemorarem Réveillon, por isso não teve mais histórias assim, e eles comemoram só Natal depois de 1997. 

Os traços ficaram medianos, são da fase "Pós-Barbie" da Turma da Tina. Relembrando evolução, a Fase "Barbie" de 2007 a 2009, horrorosa, marcada por todos personagens com olhos com cílios, Tina com cabelos pretos, brilhosos e longos, com pontas quadradas, Pipa magra e com batom, Zecão com nariz pequeno e Rolo, com orelha separando o cabelo da barba, nariz pontiagudo e musculoso, com reclamações do público, fizeram ajustes, mas mantiveram Rolo com orelha separando cabelo da barba, porém não mais musculoso, Zecão sem narigão e a Pipa, embora voltou a ser gorda, mas não obesa como era até no início dos anos 2000. Hoje em dia, os traços deles são mais digitais, Tina com um cabelo mais realista, Rolo e Zecão mantiveram o estilo desde 2009 e Pipa está mais magra.

Tina com rabo de cavalo lembrou a fase "Radical Chic" entre 2004 a 2007, porém melhor desenhada do que a fase de 2004, que por sinal, outra fase horrorosa, com personagens caricatos com boca grande parecendo até a goela e corpos magros ou gordos demais e Tina com batom preto, que, felizmente, foi pouca duradoura. Nesta história teve ainda erro do Zecão com sardas no rosto e nariz no primeiro quadro da página 6 da história (página 8 do gibi). Revista da Tina durou 30 edições entre 2009 a 2011 e depois cancelada por vendas insuficientes e ainda teve uma nova série em 2014 com personagens em desenhos em Flash e considerada um fracasso durando apenas 6 edições. FELIZ ANO-NOVO!!!

Créditos Marcos Alves : https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2025/12/turma-da-tina-hq-feliz-ano-novo.html

Nenhum comentário: