segunda-feira, 4 de agosto de 2008

OLIMPÍADAS 2008-Blog do X@ndro!

HISTÓRICO
No ano de 2008, os XXIX Jogos Olímpicos ocorrerão na cidade chinesa de Pequim (Beijing). A abertura será no dia 8 de agosto, às 20 horas. O encerramento acontece no dia 24 do mesmo mês.

Este é o lema dos jogos na China: "Nova Beijing, Grandes Olimpíadas".

Acontecerão 302 eventos das 34 modalidades esportivas que compõem os Jogos: 165 provas masculinas, 127 femininas e 10 mistas.

O Brasil estará bem representado em 28 modalidades.
Para conhecê-las e torcer pelos nossos atletas, clique aqui.

As Olimpíadas

A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem para disputar um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos, que em 2008 acontecem na cidade de Pequim, na China.

A história

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos, por volta de 2500 A.C.Tudo para homenagear os seus deuses, principalmente Zeus. O ponto de encontro dos atletas gregos era a cidade Olímpia (daí a origem do nome). Eles disputavam provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (várias modalidades juntas). Os vencedores eram vistos como heróis e ganhavam uma coroa de louros.
Por meio dos jogos olímpicos, os gregos também buscavam cultivar a paz entre as cidades da civilização grega. Além disso, eles também davam especial importância à prática esportiva e aos cuidados com o corpo.

Você sabia?

Durante a história das Olimpíadas modernas, várias modalidades foram excluídas dos jogos olímpicos, como: cabo de guerra, críquete, croquet, esqui aquático, golfe, hóquei sobre patins, lacrosse, motonáutica, patinação artística, pelota basca, pólo equestre, raquets, roque e rugbi.

Para participar das Olimpíadas, um atleta tem de ser aprovado pelo Comitê Olímpico de seu País e também pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Tem, também, de participar de torneios oficiais classificatórios (pré-olímpicos) para obter os índices determinados pelos comitês.

Nenhum comentário: