domingo, 12 de abril de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°822 - Mônica: HQ "O roubo dos ovos"

É Páscoa e em homenagem mostro uma história em que Mônica e Magali tiveram que solucionar mistério de todos os ovos de Páscoa desaparecerem. Com 12 páginas, foi história de abertura de 'Mônica Nº 143' (Ed. Abril, 1982).

Nela, Mônica vai a uma loja de doces comprar um ovo de Páscoa bem grandão, só que o vendedor Seu Joaquim avisa que não tem nenhum. Mônica pensa que foi a Magali quem levou, mas ela surge em seguida, falando que não foi ela, que também está procurando um para ela. Seu Joaquim diz que não sabe por que até agora não entregaram remessa dos ovos de Páscoa.

Magali fala que procurou em 15 docerias até agora e não encontrou nem um ovinho. Quando Mônica e Magali saem à procura de outra doceria,  elas encontram o Coelhinho de Páscoa, que estava procurando ajuda. Elas se prontificam a ajudar, ainda mais que a Mônica é bem forçuda, e o Coelhinho leva as meninas para outra dimensão, o Mundo Mágico, bem na fábrica de chocolate dos Coelhinhos da Páscoa.

O Coelhinho diz que estão trabalhando normalmente na produção de ovos, só que quando os ovos vão receber a embalagem na máquina, eles não saem do outro lado pronto para a entrega. Elas falam que deviam procurar um técnico para consertar a máquina com defeito e a polícia e o Coelhinho diz que 2 técnicos e 4 policiais sumiram quando chamaram.

Mônica e Magali entram nos ovos que estavam sendo produzidos, como se fossem recheio, para saberem onde vão parar e acabam sumindo. É mostrado o que acontece dentro da máquina embrulhadora de ovos e é descoberto que aparece uma mão mecânica que leva os ovos até a um alçapão e vai parar em uma caverna de esconderijo de monstros.

Eles comemoram a nova remessa de ovos, felizes por não comerem mais musgos horríveis, até que um ovo fala. Os monstros se assustam, veem que era a Mônica e a leva até o rei deles, Gordão I, que diz que eles são o Povo Comilão, adoram ovos de Páscoa e vão pegar todos os ovos que os Coelhinhos produzirem.

Um outro monstro encontra a Magali comendo ovos no depósito e o Rei Gordão I manda lavá-las ao calabouço. Lá, elas encontram alguns monstros magros, além dos técnicos e policiais da Terra que sumiram. Um mostro pergunta se Magali pode comer porção de ovos só com uma dentada, só ela que pode salvá-los do Rei Gordão I porque pelas novas leis do Povo Comilão, vira rei quem come mais.

Ele conta  a história do povo deles, que antes escolhiam o rei por sabedoria, mas teve um dia que um Coelhinho deixou cair um ovo na rua, eles pegaram, gostaram muito e resolveram pegar poucos ovos nos outros anos quando os Coelhinhos produziam. Depois, resolveram roubar todos os ovos dos Coelhinhos, mas o rei até então impediu e, com isso, sumiram com o rei e elegeram o Rei Gordão I como novo rei e quem foi contra foi parar no calabouço.

O monstro diz também que o carcereiro vai ajudar a tirar a Magali de lá e levá-la até o banquete real para desafiar o rei, já que o carcereiro detesta chocolate e está com rosto empipocado de espinhas. No banquete real, o carcereiro avisa ao rei que ele tem uma desafiante. Rei Gordão I debocha, falando que podia te ruma desafiante melhor e eles começam a comer para ver ganha o desafio de comilões. Ficam horas comendo, chegando a entediar a Mônica, até que o Rei Gordão I começa a passar mal, sai correndo ,e, assim, Magali sai vencedora e decretada a nova rainha do Povo Comilão.

Os monstros acham que houve trapaça e partem para briga, mas Mônica, dá surra forte neles, que acabam desmaiados. Com isso, os ovos de Páscoa são devolvidos aos Coelhinhos, o Povo Comilão volta a se alimentar só de musgos e Magali renuncia o cargo de rainha. No final, o Coelhinho de Páscoa agradece as meninas e elas voltam à dimensão do Mundo Real. Elas chegam bem na hora na entrega dos ovos de Páscoa na doceria e Magali leva um ovo de Páscoa gigante para casa, mas de olho também em comer o ovo de tamanho normal da Mônica.

História de fábula muito criativa mostrando como sumiram os ovos de Páscoa da Terra. Mexe com a fantasia e imaginação dos leitores com presença de Mundo Mágico, fábrica de chocolate de Coelhinho de Páscoa, monstros do Povo Comilão que roubaram ovos liderados por um rei e, de, quebra, ainda vemos uma disputa de comilões, para ver que come mais pra ser um rei. Eu gostava de quando os personagens eram transportados do Mundo Real para o Mundo Mágico, sempre  rendiam ótimos roteiros.

Eles gostavam de colocar histórias com Magali disputando com outros comilões pesados para ver quem é o maior comilão, sendo que em histórias assim Magali sempre ganhava. Essa diferenciou um pouco por envolver fábula. Pena que não mostrou qual dos monstros se tornou rei depois da renúncia da Magali, se foi o monstro que contou a história ou se voltou o rei antigo, fica na imaginação de cada um por ter ficado isso em aberto.

Muito bom também o narrador dando mistério o que será que aconteceu com a Mônica e Magali ao sumirem nos ovos. Podiam até colocar um título como Parte 2 na página seguinte, mas na Editora Abril não tinham muito dividir história em capítulos. Acho que os créditos no título podiam ter Magali também, afinal a história foi tanto da Mônica e Magali, e, inclusive, foi Magali que salvou a Páscoa da Terra. Talvez não colocaram nome dela porque ainda não era considerada personagem principal. 

Teve um erro da Magali falar com boca fechada na página 3 da história (página 5 do gibi), um erro muito comum nos gibis da Editora Abril, principalmente nos anos 1970 e que de vez em quando acontecia na Editora Globo nos anos 1990, embora bem mais raro. Eu gostava quando acontecia isso. Não vejo essa história muito incorreta para os padrões atuais, talvez implicassem o tema de roubarem os ovos. Pelo menos o título seria alterado porque a palavra "roubar" é proibida nos gibis atuais.

Os traços ficaram ótimos, típicos do início dos anos 1980, são da fase de transição do final dos anos 1970 e de como ficariam a fase consagrada ao longo dos anos 1980. Dá pra perceber pelas curvas das bochechas das personagens. Só ficaram com traços consagrados definitivos completos a partir de 1985. Termino deixando a capa a capa do 'Almanaque da Mônica Nº 5' (Ed. Globo, 1988), onde foi republicada. As imagens da história durante a postagem foram tiradas do gibi original de 1982.

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 5' (Ed. Globo, 1988)

FELIZ PÁSCOA !!!

Tiras N°13217 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Hoje é dia daquele famoso coelhinho que a gente tanto ama!
Ah, desta vez não estamos falando do Sansão! O Coelhinho da Páscoa já está distribuindo ovinhos pra criançada, e a Turminha do Limoeiro deseja a todos uma FELIZ PÁSCOA!
Sansãonzinho passando para desejar uma Feliz Páscoa.
Páscoa chegando e a Turma está animada para curtir a data! E vocês?
#FiqueemCasa #Páscoa #TurmadaMonica
Vocês também estão tirando as séries atrasadas da lista ou é só o Jerê? Queremos nomes!
#FelizPascoa #TurmadaMonica #TM #FiqueemCasa

Tiras N°13216 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°13215 : Especial MIX nº328 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13214 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Charges/Cartuns! ★ N°90920

Charges/Cartuns! ★ N°90919

Charges/Cartuns! ★ N°90918

Charges/Cartuns! ★ N°90917

Charges/Cartuns! ★ N°90916

Charges/Cartuns! ★ N°90915

Charges/Cartuns! ★ N°90914

Charges/Cartuns! ★ N°90913

Charges/Cartuns! ★ N°90912

Charges/Cartuns! ★ N°90911

Charges/Cartuns! ★ N°90910

Charges/Cartuns! ★ N°90909

Charges/Cartuns! ★ N°90908