terça-feira, 5 de novembro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°761 - HQ "Mônica de óculos"

Em julho de 1989 era lançada a história "Mônica de óculos" em que ela precisou usar óculos, dando muita confusão. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Mônica Nº 31' (Ed. Globo, 1989).

Começa com a Mônica em um oftalmologista com sua mãe, Dona Luísa, e o médico pergunta qual é o problema da Mônica. Dona Luísa responde que acha que é nenhum, que ela tem 6 anos e achou bom fazer uma consulta. Doutor K. Ótico diz que fez bem porque se tiver algum problema na vista será mais fácil tratar agora.
Mônica vai até à sala de consulta e o Doutor K. Ótico manda ler as letras expostas. Ela vai lendo uma a uma naturalmente, inclusive as de baixo que eram bem pequenas. Quando acaba, o doutor diz que ela errou todas e acha incrível que ainda esteja inteira andando por aí com uma visão tão fraca. Ele avisa a Dona Luísa que a Mônica precisa de óculos urgentemente, tem grau altíssimo de miopia e improvisa um óculos provisório que ele tinha disponível até ficar pronto o que ia fazer.
Na rua, a caminho de casa, Mônica fica tonta e triste por estar usando óculos. Dona Luísa anima, dizendo que muita gente usa óculos e dão até um certo charme. Mônica fica curiosa e vai correndo até o quarto vê-la de óculos. Só que, por causa da tontura e não enxergar direito, acaba esbarrando no sofá da sala. No quarto, ela vê no espelho e acha horrível aquele óculos redondo e fundo de garrafa. A mãe diz que depois elas vão procurar um óculos que combine com o rosto dela e fala para descansar na cama enquanto vai preparar um lanchinho.
Magali aparece na janela e pensa que era outra pessoa. Mônica diz que era ela própria, mas chama a Magali de Cebolinha. Magali pergunta por que usar óculos e Mônica diz que o médico que mandou, mas não queria usar. Magali diz que óculos hoje em dia é chique e dá um charme e Mônica que reclama que nela não e, antes de completar que além de baixinha e dentuça será chamada d eoutra coisa, Cebolinha e Cascão aparecem e a chamam de quatro-olhos. Cebolinha ainda fala se é a Mônica ou o Coelho Caolho e o Cascão fala que está parecendo o Tarugo.
Isso foi demais para a Mônica e ela pula a janela para bater nos meninos. Só que ela estava de óculos, e, assim, ela cai da janela, tropeça em uma pedra, tromba em uma árvore, que chega a partir um pouco por causa da sua força e confunde, achando que 2 pedras gigantes são os meninos e ao dar o soco bate na pedra, machucando feio suas mãos enquanto os meninos só dão risada, e falam que nem precisa mais derrotar a Mônica, os óculos já fizeram isso por eles.
Cebolinha e Cascão xingam a Mônica de dentuça, baixinha e quatro-olhos para a Mônica se machucar nas pedras e quando ela vai lançar a mão, Doutor K. Ótico aparece, sendo que agora de óculos, e tira o óculos dela antes que se machuque. Ele explica que descobriu que sofre de hipermetropia, não enxerga bem de perto, e conta que a Mônica leu as letras direito no cartaz do consultório, ele que não conseguiu ler, e, assim, ela tem uma visão ótima e não precisa de óculos.

Mônica comemora, está enxergando bem e ao ver os meninos, diz que está enxergando bem até demais e bate muito neles. No final, Xaveco conta a novidade para o Franjinha que Cebolinha e Cascão precisaram usar óculos. Franjinha pergunta se eles têm miopia e Xaveco diz que eles têm é olho roxo, mostrando Cebolinha e Cascão de óculos escuros para tamparem os olhos roxos da surra violenta que a Mônica deu neles.
Essa história é muito legal, mostra o sufoco da Mônica usar óculos sem precisar, desde sintomas de tonturas ao usar óculos pela primeira e sem grau apropriado até o lado estético de aparentar mais feia com ele. 

Tiveram várias situações divertidas, muito bom os meninos se aproveitando para zoar a Mônica e fazendo ela se machucar. Engraçado os meninos falando que a Mônica estava parecida com o Coelho Caolho e Tarugo, para entender essa piada é preciso saber do universo do Mauricio de Sousa para saber quem eram eles e curioso, então, que a turminha conhece os outros personagens fora do núcleo deles. 

É impublicável atualmente por conta do bullying dos meninos com alguém usando óculos, fora a Mônica se machucar por conta disso. Eles foram muito malvados com a Mônica. Por outro lado, dá para aprender muita coisa sobre cotidiano de quem usa óculos, riscos de usar um óculos de grau inapropriado, entender o que é miopia e hipermetropia. Ou seja, dá para aprender muito mesmo com coisas erradas.

Os traços ficaram excelentes da fase consagrada dos personagens, dava gosto de ver desenhos assim. Legal colocarem o nome do médico de Doutor K. Ótico, eles eram bem criativos em colocar nomes em personagens secundários. E na época os personagens tinham 6 anos e depois mudaram para 7 anos eles poderem entrar na escola nos gibis. Então, uma história muito boa que vale a pena relembrar há exatos 30 anos.

Créditos ;)  Marcos Alves: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/07/hq-monica-de-oculos.html

Tiras N°12341 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 600 vezes melhor que um plano infalível? Pronto. 600 coelhadas na prática? Concluído. 600 revistinhas sendo a melhor "dona da rua"? Já tá feito! As Mônicas de todas as eras estiveram sempre a postos para proteger o Sansão e trazer muita aventura pra gente.
A 600ª edição já publicada do gibi da Mônica está disponível em bancas e na Loja Panini: http://bit.ly/2phfllW
 A única coisa melhor do que comemorar mais um ano de vida é curtir com os amigos, comer muitas guloseimas e ter diversão garantida! 

No novo Almanaque Temático - Aniversários, a Turminha vem convidar a criançada da casa para um monte de celebrações!


Disponível na Loja Panini: http://bit.ly/2M1lSKL

Tiras N°12340 : Mulher de 30 - Cibele Santos!

Aproveitando a polêmica do ator Juliano Cazarré, gostaríamos de propor uma pequena discussão.

É mesmo fundamental a presença de uma figura paterna e/ou masculina na criação de uma criança?

Qual a sua opinião sobre este assunto?
Só existem dois tipos de pessoas...

Qual delas é você?

Alguém explica?!?

Tiras N°12339 : Will Tirando - Will Leite!

Tiras N°12338 : Especial MIX nº200 - Blog do XANDRO!

Tiras N°12337 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Ria...Se Puder N°6141 - Foi a minha mãe que fez Ela disse que parece comigo

Tiras N°12336 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°12335 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°12334 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°12333 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°12332 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

Charges/Cartuns Especial N°81.600!

Charges/Cartuns N°81599!

Charges/Cartuns N°81598!

Charges/Cartuns N°81597!

Charges/Cartuns N°81596!