sábado, 27 de maio de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.158 - Mônica: HQ "Comando para brigar"

Capa de 'Mônica Nº 25' (Ed. Globo, 1989)

Mostro uma história em que o Cebolinha chamou o Arnold Schwarzenegger para enfrentar a Mônica e derrotá-la. Com 9 páginas, foi história de encerramento de 'Mônica Nº 25' (Ed. Globo, 1989).

Cebolinha e Cascão assistem a um filme do Chuazeca (Arnold Schwarzenegger) com altas performances dele enfrentando inimigos. Cascão acha Chuazeca o máximo, pena que se molhou no final. Cebolinha faz cara que teve ideia de um plano infalível contra a Mônica, Cascão não quer participar e Cebolinha diz que esse plano vai dar certo e os outros dariam se Cascão não estragasse tudo no final. Cascão aceita, falando que não vai estragar dessa vez, mas se acha um burro participar.

Depois, Chuazeca recebe uma carta informando que recebeu um contrato milionário para filmar no Brasil, aceita na hora porque sempre quis conhecer o país e aí vai de avião para o Brasil e solta de paraquedas. Aterrissa bem em frente onde estavam Cebolinha e Cascão, disfarçados de diretor e assistente do filme, respectivamente. Cebolinha diz que Chuazeca estava atrasado, Cascão pergunta por que não chamou o Stallonge (Sylvester Stallone) e Chuazeca diz que fez o possível para chegar no horário.

Cebolinha aceita Chuazeca fazer o papel do filme, tem que fazer o que ele mandar e se apresenta como diretor Bernardo Bartorutti (Bernardo Bertolucci). Chuazeca achava que ele era mais alto e Cebolinha diz que achava Chuazeca mais forte. Cebolinha conta que o filme é Chuazeca como o mocinho que tem que enfrentar a terrível fera dos dentões, a Mônica. Chuazeca diz que ela é só uma menina e Cebolinha conta que é efeito especial e que ausência de câmera é que primeiro vai fazer um teste.

Chuazeca dá um salto com uma bomba na mão para enfrentar a Mônica, que lhe dá um abraço, falando que é fã número 1 dele. Chuazeca pergunta para Mônica se ela esqueceu do texto, diz que eles vão fazer filme juntos e ordena que ela pegue as armas e o enfrente. Mônica pega o Sansão e dá uma coelhada nele, que joga uma bomba nela, que rebate com o Sansão, explodindo a bomba nele. Chuazeca volta com raiva, Mônica dá um soco nele para o alto, parando longe. Ela pergunta como se saiu, Chuazeca chora, vai perder o papel e o diretor vai dar a conta. 

Mônica fala para ele não ficar assim, vai falar com o diretor e ele diz que é aquele baixinho de bigode. Mônica acha que eles são parecidos com Cebolinha e Cascão e pergunta quem é o diretor, os meninos apontam um para o outro e Cascão fala que Cebolinha era o diretor e ele, o assistente dele. 

Mônica bate neles, Cebolinha demite Chuazeca para chamar o Stallonge e Chuazeca acha o fim, não sabe o que vai fazer agora. Cebolinha diz para o Cascão que eles podiam formar uma dupla no cinema, o fracote e o linguarudo, e no final Cascão vai a casa dele olhar a língua no espelho para ver se é linguarudo mesmo.

História engraçada em que o Cebolinha chama o Chuazeca para participar de um plano infalível contra a Mônica inventando que estava gravando filme no cinema para Chuazeca derrotar a Mônica. Só que não adianta vir o homem mais forte do mundo, chamar um Super-Herói qualquer, Mônica será sempre a mais forte e iria derrotar todos. Mônica pensava que no filme, ela que tinha que vencer o Chuazeca e conseguiu com louvor. E ele arrasado não só porque foi derrotado por uma menina como também de deixar de ganhar um contrato milionário, que mal sabia que nem existia.

Típica história de plano infalível que Cebolinha tem ideia do plano, Cascão se recusa a princípio, mas depois aceita, executam o plano, Cascão estraga e eles apanham no final. A diferença foi chamar um ator internacional forte e conhecido pelos seus filmes de ação violentos para conseguir derrotar a Mônica. Chuazeca ingênuo, Cascão lerdo, Mônica boba que também até chegou a acreditar que os meninos eram diretores mesmo, até o Cascão estragar, único inteligente nessa história foi o Cebolinha.

Filmes de ação e aventura estavam na moda na época, por isso fizeram essa homenagem. Muito legal ver as cenas iniciais de luta do Chuazeca, as tiradas do Cebolinha dando ordens o enganando, a luta entre Chuazeca e Mônica, Cascão pensar que linguarudo era ter língua grande em vez de dedo-duro do plano, falar demais, o que não deve. 

Tiveram vários absurdos como Chuazeca falar em português se ele é americano, carta chegar muito rápido assim como ele chegar rápido no Brasil, já filmaram sem assinatura de contrato, a superforça da Mônica enfrentando o Chuazeca sozinha, ele não morrer após explosãoda bomba. Já a roupa dele mudar de um quadrinho para o outro não considero tão absurdo porque pode ter trocado de camisa mais apropriada para filmar que estava na mala e só omitiram para agilizar. Filmes desse tipo já tem muitas mentiras e quiseram passar também para os quadrinhos, os absurdos apenas aconteciam e pronto, sem preocupar com explicações,  como tem que ser.

As paródias foram sensacionais. Arnold Schwarzenegger como "Chuazeca", Sylvester Stallone como "Stallonge" e tratado como concorrente do Arnold em filmes assim, e até o diretor de filmes Bernardo Bertolucci como "Bernardo Bartorutti" foi lembrado. Quanta criatividade eles tinham. O título da história foi uma paródia de filme "Comando para matar", um clássico do cinema protagonizado por Arnold Schwarzenegger em 1985. Apesar de não seguir roteiro da história do filme, tiveram alguns elementos do filme na historia em quadrinhos como as cenas iniciais  do Chuazeca lutando com soldados e inimigos enquanto Cebolinha e Cascão assistiam ao filme, como se tivessem vendo o filme real mesmo, além de Chuazeca sair de avião em movimento. 

Muito bom ver Arnold Schwarzenegger estrelando a história, ficou até sendo retratado como ingênuo e bobo, acreditando que os meninos eram diretor e assistente e em tudo que falavam e, inclusive, ainda acreditou até no final, mesmo depois da surra. Arnold Schuazeneger depois voltou a aparecer em gibis da Turma na história "O exterminador sem futuro", de Mônica Nº 66', de 1992, com paródia do filme "O Exterminador do Futuro", muito boa também.

Traços ficaram excelentes, como era bom ver desenhos assim tão caprichados. Impublicável hoje por ter violência,  crianças assistir e envolvidas com filme de ação violento e com muitas mortes, Chuazeca sem camisa, com arma, faca, bomba e querer jogar na Mônica, a superforça da Mônica que não gostam mais de mostrar, assim como os meninos e Chuazeca surrados e com olho roxo. A TV de tubo também mudariam hoje, colocando uma TV LED para não ter coisas datadas nos almanaques. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/05/monica-hq-comando-para-brigar.html

Charges/Cartuns! ★ N°238.801 a N°238.900