segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.206 - Tina: HQ "O diário da Pipa"

Capa de 'Mônica Nº 185' (Ed. Abril, 1985)

Compartilho uma história em que a Pipa resolveu ter um diário e causou muita confusão por causa disso. Com 7 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 185' (Ed. Abril, 1985).

Pipa encontra um livro na casa da Tina, acha bonito e pergunta sobre o que é. Tina toma da mão da amiga e diz para ela não tocar no seu diário. Pipa reclama que não ia olhar e Tina reconhece que é bobagem dela, mas é que diário é coisa muito particular e pergunta se ela não tem ciúmes do dela. Pipa diz que não tem diário e Tina conta que é bom ter, elas registram parte da vida delas, as emoções, as alegrias, pode se tornar seu melhor amigo nos momentos difíceis e que escrever é uma ótima higiene mental.
Pipa se empolga em ter um diário e compra um na papelaria. Chegando em casa, ela começa a escrever nele, acha que tem ser uma obra de arte, capricha na letra na introdução de "Querido diário" só que não sabe o que escrever. Ela telefona para Tina, que diz que é para contar como foi o dia dela e como está se sentindo. 

Então, Pipa volta a escrever, detalha sua rotina com horários exatos como esperar o irmão sair do banho para escovar os dentes depois de ter acordado, lavar rosto e pentear o cabelo, o que tomou no café da manhã e ir para casa da Tina.
Pipa  volta a telefonar para Tina para perguntar a hora exata que foi e saiu da casa dela. Tina diz que não é para fazer relatório, só contar o que foi marcante que aconteceu com ela, que não sabe o que foi marcante no dia e vai à rua com diário na mão para ver se acontece alguma coisa. Em seguida, encontra com o Zecão e vira as costas para escrever isso. Zecão pergunta como ela vai e que estava com saudades e ela vira pra escrever que ficou emocionada com isso.

Zecão pergunta por que Pipa se virou pra lá e deseja dar um beijo nela. Pipa fala que ali não e que é para irem para um lugar mais romântico e ela registra no diário que o namorado a beijou sob um rodeado de carvalho de margaridas e que ele é muito romântico. Zecão pergunta o que ela tem atrás das costas, Pipa diz que nada e pergunta se não vai dizer coisas bonitas para ela. Zecão acha que ela está escondendo bilhetinho de admirador secreto, brigam e ele vai embora.
Pipa escreve no diário que brigou com Zecão, teve ciúmes dela e foi horrível, como pôde ser tão injusto e ela não ocnsegue suportar a dor. Tina aparece depois de fazer compras no mercado, Pipa conta tudo, dizendo que ela tinha medo que ele visse o diário e quisesse ler e Tina promete falar com ele.

Em casa, Pipa escreve que Tina é uma amigona, sempre pronta a ajudar. Zecão toca a campainha, diz que a Tina contou tudo do diário, nunca iria ler. Pipa conta que guarda os seus maiores segredos, diz tudo que pensa, revela pensamentos, dúvidas e emoções e sai para trazer um cafezinho para eles. Sozinho, Zecão tenta ler o diário e Pipa volta com raiva de ele estar com seu diário na mão.
História engraçada em que a Pipa resolve ter um diário, não sabe o que escrever a princípio e depois fica com medo do Zecão querer ler e esconde dele. Após a briga, fazem as pazes, mas no final bateu curiosidade no Zecão ler o diário dela. Ele nem ligava ler o que a Pipa escrevia, mas ao saber o que realmente se tratava um diário, que podia ler todos os segredos da Pipa, a curiosidade falou mais alto. O final ficou aberto do leitor imaginar como foi a briga entre eles quando a Pipa o flagrou tentando ler o diário.

O erro da Pipa foi que ela queria registrar tudo em tempo real, ela teria que viver os momentos e depois que registraria no diário, aí Zecão nem saberia que ela tinha um. Foi engraçado ver a Pipa não sabendo o que escrever, ligar para Tina perturbando a amiga, Pipa detalhar tudo que fazia com precisão de horários, mostrar a letra dela enquanto escrevia, ela esconder do Zecão que estava escrevendo enquanto eles conversavam. Tina mais uma vez fazendo papel apenas de conciliadora como era costume ela assim nos anos 1980.
Antigamente, as meninas adolescentes tudo tinham um diário para contar tudo que acontecia na vida deles em segredo, até cadeado colocavam para ninguém ler. Hoje em dia, o pessoal conta tudo que faz nas redes sociais na Internet para todo mundo ver e fazem questão de todo mundo saber em tempo real, não pode nem esperar para o dia seguinte de como foi um evento, por exemplo, e nem vivem o evento preocupado em postar logo para seus seguidores, fora comentários cheios de ódio que muitas vezes recebem. Mentalidade mudou muito, achava melhor a privacidade do diário delas dos anos 1980 e 1990, tudo em segredo, era bem mais terapêutico.
Além do diário, tem outras situações datadas como Tina e Pipa falarem em telefone fixo, hoje colocariam elas falando no celular para atender a realidade da maioria atual, apesar de ainda existir telefone fixo. Tem também sacola de mercado em papel, que eram todas assim nos anos 1980 e hoje são sacolas plásticas. Legal também ver o quadro do Jaime na estante da Tina, provando que era namorado fixo dela na época. Curioso Pipa falar que tinha um irmão que morava com ela, mas nunca foi mostrado nas histórias, ficou apenas como citação nesta história.
É incorreta hoje por ter esse tema de diário que é datado, Zecão querer ler o que era privacidade da Pipa, as coisas datadas em geral, o que era comum em determinada época eles não gostam atualmente e costumam alterar nos almanaques novos. Também proibida a palavra "Credo!" nos gibis atuais. Os tracos excelentes da fase cinsagrada dos anos 1980. Teve erro de Pipa falar de boca fechada no ultimo quadro da segunda página da história e no quinto quadro da quarta páginada história. 

A capa do gibi 'Mônica  185' da Abril foi feita divulgando o brinde que veio nele, costumavam fazer capas destacando só brinde ou promoção na Editora Abril e sem querer teve certa referência a história de abertura na primeira cena e nessa história da Pioa ao mostrar Mônica com diário. Nos gibis, até as meninas crianças tinham diário, coisa incorreta hoje. Essa história da Pipa foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 29' (Ed. Globo, 1992).
Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 29' (Ed. Globo, 1992)

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/11/tina-hq-o-diario-da-pipa.html

Charges/Cartuns! ★ N°259.301 a N°259.400