terça-feira, 20 de novembro de 2018

Submundo HQ N°237 : Stan Lee (R.I.P.): O Adeus ao Marketeiro da Marvel...

E mais um obituário é escrito aqui no "Submundo" este ano (aliás: Terrível ano pros quadrinhos no Brasil e no mundo)... Desta vez, nos despedimos aqui de Stan Lee: O Marketeiro da Marvel!

Entre informações falsas (FAKE news) divulgadas pela grande mídia nos últimos dias (e que atribuíam à Stan Lee a criação até de personagens que ele não criou) e a comoção verdadeira dos fãs de HQs, fica a sensação de perda de uma figura emblemática da Marvel (e dos quadrinhos em geral)!

Confira abaixo:
Stan Lee (ou Stanley Martin Lieber)... Nasceu em Nova York em 1922, vindo a falecer na semana passada (dia 12 de novembro) aos 95 anos de idade (quase 1 século vivido intensamente e dedicado à maior parte do tempo ao mundo dos quadrinhos). Escritor, editor, publicitário, produtor e empresário, Stan Lee sempre foi uma figura bastante controversa no meio quadrinístico, principalmente por ter criado o "Estilo Marvel" de se produzir histórias. Na tal técnica, alguém (muitas vezes ele próprio) dava uma ideia ao artista/desenhista e este criava a trama, elaborava os personagens, e o escritor ia lá depois e acrescentava os diálogos (mais ou menos assim). Essa técnica gerou (anos mais tarde) bastante polêmica sobre os verdadeiros atributos criativos dos envolvidos (quem é o criador? aquele que dá a ideia básica, ou quem a executa em detalhes)?

Seja como for (e independente da discussão sobre o "estilo"), não se deve reduzir a importância de Stan Lee e suas verdadeiras atribuições e qualidades no ramo das HQs, pois na pior das hipóteses, ele teria sido no mínimo um excelente marketeiro da Marvel (editora/empresa) e de si próprio (sendo considerado por muitos - até hoje - como uma espécie de "Walt Disney super-heroístico", rs). O fato é que ele soube vender a imagem da Marvel durante anos como sendo: "A Casa das Ideias", embora sua figura pública nesse meio-tempo tenha ofuscado (midiáticamente falando) a real importância de seus principais colaboradores (e responsáveis também pela criação de inúmeros personagens): Jack Kirby, Steve Ditko, John Romita, Don Heck, Bill Everett, e tantos outros talentosos artistas da Era de Prata da Marvel!

Entre as criações de super-heróis Marvel atribuídas à Stan Lee (e seus colaboradores) estão: O "Homem-Aranha", "4 Fantástico", "Vingadores", "Thor", "Homem de Ferro", "Hulk", "X-Men", "Demolidor", "Pantera Negra", "Inumanos", e "Surfista Prateado"... Já o "Cap. América" NÃO foi criado por Stan Lee, embora a Globo News e o canal History tenham  - erroneamente - divulgado assim nos últimos dias (em uma demonstração atroz de falta de pesquisa jornalística, mas típica da grande mídia: cada vez mais propagadora de Fake News e mentiras pra todos os lados). Em suma: O "Cap. América" foi criado por Joe Simon & Jack Kirby, e Stan Lee estreou nas HQs apenas no nº 3 da revista do "capitão" (em 1941) na história: "A Vingança do Traidor" (capa acima)!
Stan Lee começou muito cedo na carreira dos quadrinhos, apesar de tê-la interrompido durante a 2º Guerra Mundial (onde prestou serviço militar). Na década de 50, quando a Timely passou a se chamar "Atlas" (antes de se tornar a Marvel que conhecemos), Lee e seus colaboradores passaram a produzir HQs de monstros, bang-bang, e romance: E que serviram de laboratório pra criação de muitos dos PROTÓTIPOS do que viriam a ser super-heróis e vilões da Marvel no início da década de 60 (a Era de Prata). Com o sucesso de "Flash" na DC (o herói que inaugurou o período de prata dos quadrinhos) e em seguida da "Liga da Justiça", o editor Martin Goodman chamou Stan Lee pra recriar versões super-heróicas pra Marvel!
Assim, veio a enxurrada de heróis (citadas mais acima) que deram início à nova fase da Marvel a partir de 1961: Com o surgimento do "4F" (bastante "inspirado" - por assim dizer - nos "Desafiadores do Desconhecido" da DC). A série do "4F" (desenhada por Kirby) foi um dos mais longevos trabalhos de Stan Lee, junto com a revista do "Aranha" (ambas passando a marca de 100 histórias escritas por ele) e as tiras de jornal do aracnídeo (pouco conhecidas no Brasil - tendo apenas seus primeiros anos publicados pela RGE e republicados pela Panini em 2 encadernados). Ainda na revista do "4F", surgiriam 3 novas franquias importantes: "Pantera Negra", "Inumanos", e "Surfista Prateado"(assumidamente: um dos heróis favoritos de Lee)!

"Surfista", inclusive, rendeu a 1º Graphic Novel da Marvel em 1978: "A Experiência Cósmica" (capa acima), assinada por Lee & Kirby (em sua última participação juntos). A trama, reconta a origem do "Surfista" e sua chegada à Terra, onde se rebela contra "Galactus" (tudo recontado SEM a presença do "4F")! Em 1980, Stan Lee criaria: "A Selvagem Mulher-Hulk" (no auge do sucesso do seriado de TV do "Hulk")! A nível de curiosidade, Lee também recriou vários personagens da DC na série: "Imagine" (acima, a capa com o "Superman")! O "showman" da Marvel também tem tido participações especiais em praticamente TODOS os FILMES de super-heróis. Sua 1º participação (até onde sei) foi no telefilme: "O Julgamento do Incrível Hulk" (de 1989)! Que descanse em paz... Excelsior! Até+ 
Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com/2018/11/stan-lee-rip-o-adeus-ao-marketeiro-da.html

Charge N°67778!

Charge N°67777!

Charge N°67776!

Charge N°67775!

Charge N°67774!

Charge N°67773!

Charge N°67772!

Charge N°67771!

Tiras N°10481 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Hoje, começa a campanha “21 Dias de Ativismo pelo fim das violências contra as mulheres” uma parceira Instituto Avon e MSP, com apoio da ONU Mulheres Brasil. A ação visa engajar meninas e meninos a conviverem de maneira respeitosa e pacífica, reforçando a cultura de respeito às diferenças e a igualdade.

Nesses dias, contaremos com 21 tirinhas inéditas da série “Construindo novas histórias para meninas e meninos”. Nelas, nossas donas da rua inspiram as crianças a superarem obstáculos com determinação e responsabilidade. #DonasdaRua #comtrato #16DiasdeAtivismo

Tiras N°10480 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°10479 : Mulher de 30 - Cibele Santos!

Charge N°67770!

Charge N°67769!

Charge N°67768!

Charge N°67767!

Charge N°67766!

Charge N°67765!

Charge N°67764!

Charge N°67763!

Charge N°67762!

Ria...Se Puder N°5814 - Os 3 estágios do crescimento...

Charge N°67761!

Charge N°67760!

Charge N°67759!

Charge N°67758!

Charge N°67757!

Charge N°67756!

Charge N°67755!

Charge N°67754!

Tiras N°10478 : Turma do XAXADO - Antonio Cedraz!



Tiras N°10477 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!