sexta-feira, 28 de junho de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°721 : Chico Bento: HQ "Rosinha da perna grossa"

No Dia de São João, mostro uma história em que o Chico Bento fez a Rosinha usar uma calçola na festa junina da Vila Abobrinha para não ela não ficar de pernas de fora atraindo atenção dos meninos da vila. Com 10 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 130' (Ed. Globo, 1992).

Nela, Chico Bento e Rosinha estão namorando quando Chico vê o Zé da Roça e Zé Lelé de olhares para a Rosinha enquanto passavam. Chico fica enciumado e reclama que os gaviões estavam olhando para ela. Rosinha achou bonitinho o ciúme do Chico e diz que foi só impressão e aí vai embora, prometendo se encontrarem na quermesse de noite.

Em seguida, Chico vê o Zé Lelé comentando sobre perna grossa com Zé Lelé e aí Chico vai tomar satisfação. Zé da Roça faça que é nada de mais e desvia o assinto perguntando se o Chico vai à quermesse de noite. Chico responde que pode apostar que vai e deixando bem claro que bem juntinho com a Rosinha. Chico fica com raiva dos dois comentando da perna grossa da Rosinha e faz um plano para eles não ficarem secando as pernas da sua namorada.

De noite, prestes ir a festa, Chico passa na casa da Rosinha para buscá-la e lhe dá um presente. Rosinha se admira, pois não era aniversário dela, e, quando vai ver, era uma calçola verde de bolinhas brancas, que o Chico queria que ela usasse na quermesse. Rosinha não gosta, acha feia e não combina com o vestido rosa dela, mas acaba colocando. Depois de ter colocado, Rosinha diz que ficou comprida e ele achou que ficou uma belezura, assim que ele gosta, ficou uma perfeita caipirinha e livre dos olhares indiscretos, enquanto ela diz que ficou uma perfeita jeca e o qe não faz para agradar o namorado.

Na quermesse, todos estranham a Rosinha de calçola. Sua amiga Sofia comenta que era para ela disfarçar que veio com a calça do pijama por baixo do vestido e Rosinha diz que foi o Chico que deu, torrou a paciência para usar e desse eito ninguém vai querer olha para ela naquela noite enquanto Sofia emenda que se olharem, vão dar risada.

Nisso, Chico comemora que nenhum gavião vai espiar as pernas da Rosinha e nem chegar perto dela enquanto pega uma bebida e quando vai entregar o copo para a Rosinha, flagra Zé da Roça dando em cima da Rosinha, convidando para dançar com ela, que aceita e Zé da Roça ainda pergunta para o Chico se  não se importa e ele diz que não, mas reprovando. Logo depois, Zé da Roça, Hiro e outros meninos também dançam com a Rosinha e Chico comenta que todos os meninos estão rodeando a Rosinha.


Nessa hora, ele ouve dois meninos falando que era uma graça a menina de calçola, quanto mais coberta estão as pernas, mais aumenta o mistério. Chico vê que foi um tonto, corre para interromper a Rosinha dançando e ordena que ela tire a calçola. Rosinha fala que foi ele mesmo que pediu para colocar e Chico diz que foi porque achava que ia esconder as pernas grossas dos gaviões, mas acabou atraindo mais, pois deixaram as pernas misteriosas, revelando, assim, o seu plano infalível.

Chico vai tomar satisfação com Zé da Roça e Zé Lelé, falando que eles estavam imaginando como eram as pernas da Rosinha. Zé da Roça pergunta como foi que pode dizer isso e Chico diz que não é para fazer de santo, que ouviu ele falar da perna grossa da Rosinha. Zé da Roça fala que naquela hora estava falando das pernas da sua galinha campeã Esmeralda e Zé Lelé emenda que está cada vez mais bonita e qualquer dia ganha um prêmio. Eles falam que nunca olharam para pernas da Rosinha e nem sabe se são grossas ou secas.

Chico pede desculpas pelo mal jeito, estava cismado a toa e agora tá tudo bem, quando Rosinha taca a calçola na cabeça do Chico. Ela diz que tirou a calçola ridícula, que só colocou de tonta para agradá-lo e chama de falso e mentiroso, que ela não é uma "coisa" para ele controlar e que grosso é ele  e não as pernas dela e termina o namoro com ele. Chico vai atrás, se ajoelha, fala que é um egoísta, um bocó, mas fez aquilo porque gosta muito dela e acaba fazendo burrada  e pede desculpas e não faz mais isso.

Rosinha perdoa na condição de dançarem juntos a noite inteira e eles dançam ao som de "Entre tapas e beijos", que era a músicas deles, e, assim, voltando às boas. No final, Zé da Roça comenta com Zé Lelé que eles formam um belo casal e que Chico nem desconfia que eles estavam falando mesmo das pernas da Rosinha e inventaram a história da galinha da coxa grossa. Zé da Roça ainda comenta que o que é bonito é para ser mostrado, enquanto olham o casal dançando.

Essa história é muito legal, mostra o Chico bem ciumento com a Rosinha na festa junina , preocupado nos outros meninos olharem para a sua perna. Tem o plano de esconder dando uma calçola ridícula, mas acabou o plano infalível não dando certo, aumentando os olhares dos meninos com o mistério de imaginar como seria as pernas da Rosinha. Histórias de planos infalíveis com outros personagens sem ser do Cebolinha sempre eram divertidas.

Engraçado ver o Chico agindo como ciumento, as partes de ele chamar os meninos "gaviões", a calçola verde que não combina nada com o vestido da Rosinha e a vergonha que ela passou por causa disso só para agradá-lo, mas que acabou que era só de interesse para controlá-la e eles dançarem a música Entre tapas e beijos de Leandro e Leonardo, que bombavam na época. Vemos na história um Chico ciumento ao extremo, controlador, autoritário de dar ordens na Rosinha como se fosse uma propriedade dele, fora sensualidade e crianças a noite toda na quermesse. Tudo isso não é aceito nos gibis atuais, ainda mais vindo de uma criança, e, com isso, essa história não seria publicada atualmente.

Os traços excelentes da fase consagrada dos personagens, com direito a Rosinha com chapéu, que deixava bem bonita. Teve um descuido do Chico falando de boca fechada na 5ª página da história (página 7 do gibi), mas pra mim até gostava quando acontecia isso. Costumam alterar isso nas republicações dos almanaques atuais quando o personagem falava de boca fechada nas originais. A menina Sofia só apareceu  só nessa história mesmo. E curiosidade de que esse gibi foi de janeiro de 1992 e, assim, teve festa junina fora do mês de junho, mas era comum histórias do Chico fora da época normal, só que colocando o nome da festa como quermesse, como foi nessa história. Assim, podia ter festa junina o ano todo lá. 

Tiras N°11583 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Quer sentir um gostinho do que você vai encontrar nos cinemas? 
Então, que tal assistir ao primeiro minuto de Turma da Mônica O Filme
#TurmadaMônicaOFilme hoje nos cinemas!

Tiras N°11582 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°11581 : MIX do BLOG 89 - Especial do blog!

Ria...Se Puder N°6020 - NÃO É POSSÍVEL QUE A VIDA SEJA SÓ LIMPAR A CASA, PAGAR BOLETO E REJEITAR LIGAÇÕES DE SÃO PAULO...

Tiras N°11580 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°11579 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°11578 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Charges/Cartuns N°75175!

Charges/Cartuns N°75174!

Charges/Cartuns N°75173!

Charges/Cartuns N°75172!

Charges/Cartuns N°75171!

Charges/Cartuns N°75170!

Charges/Cartuns N°75169!

Charges/Cartuns N°75168!

Charges/Cartuns N°75167!

Charges/Cartuns N°75166!

Charges/Cartuns N°75165!

Charges/Cartuns N°75164!


Charges/Cartuns N°75163!

Charges/Cartuns N°75162!

Charges/Cartuns N°75161!

Charges/Cartuns N°75160!

Charges/Cartuns N°75159!

Charges/Cartuns N°75158!

Charges/Cartuns N°75157!

Charges/Cartuns N°75156!

Charges/Cartuns N°75155!

Charges/Cartuns N°75154!