segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Submundo HQ N°242 : "Retrospectiva 2018": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano...

Em 2018... A "BOLHA" estourou: As grandes livrarias (Cultura, Saraiva, Fnac) quebraram e hoje negociam dívidas milionárias pra voltarem à ativa, A gigante Abril caiu (deixando a linha Disney sem-teto), A distribuição pras bancas foi interrompida durante meses (forçando a Salvat a botar a coleção do "Conan" na geladeira), Os preços dos encadernados superfaturaram (quebrando a barreira dos 200 reais), e isso foi só uma pequena amostra da instabilidade que o mercado nacional vivenciou no ano que passou!
Mas nem tudo foi desgraça... Apesar do clima pesado dessas situações acima relatadas e seus efeitos práticos, ainda tivemos vários lançamentos importantes e até uns testes com novas coleções de grande porte ("Príncipe Valente" e "Batman" - da Eaglemoss). Nesta retrospectiva de 2018, utilizei apenas capas que eu ainda não havia publicado aqui no blog, e peço desculpas à todos pela minha ausência nos 3 últimos dias (passei o réveillon internado no hospital com cálculo renal: Ninguém merece, rs)!
Confira abaixo:
1) "Conan - O Bárbaro": De Volta à Marvel, os direitos de publicação do Cimério saem das mãos da Dark Horse!
2) "Vingadores Clássicos - Fact Files": A Eaglemoss lança uma coleção de estatuetas (14 cm de altura) com a formação original da equipe: "Cap. América", "Homem de Ferro", "Hulk", "Thor", "Gigante", e "Vespa"!
3) "Elektra Vive": A graphic Novel de Frank Miller ganha versão capa-dura pela Panini!
4) Mort Walker (R.I.P.): O Adeus ao criador do "Recruta Zero"!
5) "Caveira Vermelha": É o Vol. 1 da "Coleção de Vilões" da Eaglemoss (prevista pra 8 edições) que não vingou e teve apenas 2 edições lançadas (a 2º é do "Dr. Destino")!
6) "Visão - Pouco Pior Que um Homem": A Elogiada série de Tom King em 2 Vol. com o sintozóide!
7) O "Doutrinador": A HQ nacional do vigilante que mata políticos corruptos, estreia um FILME no cinema!
8) "Pantera Negra": O FILME do Rei de Wakanda quebra todos os recordes de bilheteria!
9) "THOR - de Walt Simonson": Coleção com a fase completa do escritor/artista em 3 Vol. pela Salvat!
10) Michael Fleisher (R.I.P.): Escritor de "Jonah Hex" nos anos 70 e 80!
11) "CHM do HULK": O Golias Esmeralda finalmente ganha sua própria "Coleção Histórica" com a fase que cobre o final da RGE e o início da revista da Editora Abril!
12) "CHM - Mestre do Kung Fu": Todas as HQs clássicas de Shang-Chi enfrentando seu pai: "Fu Manchu" em ordem cronológica!
13) "Marada - A Mulher-Lobo": De Chis Claremont & John Bolton, em edição de luxo da P&N!
14) "Antologia Deadpool": Um TIJOLÃO com HQs sortidas do Mercenário Falastrão!
15) "The Walking Dead Vol. 20 - Guerra Total": Mais um ponto divisor de águas na série com o confronto entre Rick X Negan!
16) "TEX - O Sinal de YAMA": Edição de luxo com o confronto final entre o Ranger e o "Filho de Mefisto"!
17) "Dylan Dog 1 - Horror Paradise": Depois de algumas edições publicadas pela Editora Lorentz, "Dylan Dog" retorna agora pela Mythos, que também traz a graphic novel: Mater Dolorosa"!
18) "O Melhor da Disney: 1950-1952": Edição Especial com algumas das primeiras HQs Disney publicadas pela Abril: Um dos últimos lançamentos da editora antes de encerrar suas atividades com a linha Disney!   
19) "VENOM": O FILME do simbionte alienígena faz mais sucesso do que o esperado nas telonas!
20) "O Que Aconteceria Se...": Edição de Capa-Preta da Salvat compila algumas das melhores histórias da série de Contos Alternativos narrada pelo "Vigia"!
21) "Superman (de Curt Swan): Edição única da Panini dedicada ao artista que desenhou o "Super" por mais de 30 anos, gera polêmica devido à impressão meia-boca (mas que é igual à matriz americana)!   
22) "Vingadores - Guerra Infinita": O FILME do ano, com todos os heróis enfrentando "THANOS" (e boa parte deles virando pó, rs)!
23) "Desafio Infinito": Encadernado Deluxe da Panini com a 1º parte da saga (de Jim Starlin)... Vieram as 2 sequências em seguida: "Guerra Infinita" e "Cruzada Infinita"! 
24) "Vingadores - A Saga de Korvac": Saga completa na coleção capa-preta da Salvat!
25) "Fábulas - Edição de Luxo" Vol. 1: O início da série agora em capa-dura!
26) "CRISE nas Infinitas Terras": É o Vol. 1 de uma NOVA coleção DC da Salvat com "Sagas Definitivas" - A "Crise" também foi republicada pela Panini recentemente!
27) "Demolidor - O Demônio do Pavilhão D": Tijolão Deluxe que marca o FIM da fase Bendis e o início da fase Brubaker com o demo!
28) "Superman" (de Gil Kane): Série de "Lendas" em 2 Vol. dedicada ao artista que marcou época nas HQs do super!
29) Harlan Ellison (R.I.P.): O adeus ao escritor de ficção científica criador da "Jarella" (namorada do "Hulk") e de episódios pra série de TV de "Jornada nas Estrelas"!
30) "Justiceiro MAX" (de Garth Ennis): A fase mais violenta do Matador de Criminosos estreia sua coleção de luxo!
31) "X-Men - Inferno": A "Divina Comédia Mutante" em coleção econômica de 6 Vol.  
32) Steve Ditko (R.I.P.): A despedida de um espetacular artista (co-criador do "Homem-Aranha")!
33) "Heavy Metal": Nova revista da Mythos com material da 2000 AD, trazendo: "Sláine - O Deus Guerreiro", "Mundo dos Labirintos", e "Guerreiros ABC"!
34) "Etrigan - O Demônio" (de Jack Kirby): Na coleção de "Lendas" em 2 Vol. com material quase todo INÉDITO no Brasil!
35) "Novos Titãs" (de George Pérez): a Jovem equipe ganha uma coleção de "Lendas" e uma série de TV!
36) Norm Breyfogle (R.I.P.): O adeus à uma lenda do "Batman"...
37) Carlos Ezquerra (R.I.P.): Artista famoso por só desenhar gibis estrelados por Machões da Pesada: "Juíz Dredd", "Hitman", "Brigada Rifle", "Santo dos Assassinos", "Apenas um Peregrino", etc...
38) "Príncipe Valente" (de Hal Foster): Em fase de testes pra uma mega-coleção de 80 Vol. pela Planeta Deagostini!
39) "Sláine - O Deus Guerreiro": Encadernado de luxo da Mythos com a saga completa que alçou o Deus Celta ao estrelato (e já publicada pela Pandora)!
40) "O Dia mais Claro": Também apelidado ("carinhosamente") de: "O Dia Mais CARO", quebra a barreira dos R$ 200 num encadernado!
41) "Biblioteca Histórica Marvel - Surfista Prateado 2": A coleção das "Bibliotecas" (extinta há anos) retorna pra um último Vol. dedicado ao "Peregrino das Estrelas"!
42) Stan Lee (R.I.P.): Mais uma triste perda no mundo das HQs, a Marvel perde seu maior marketeiro de todos os tempos: "Excelsior"!
43) Culturama: Editora é anunciada como sendo a nova casa da Disney no Brasil, mas não empolgou os leitores que esperavam pela continuidade dos encadernados!
44) "Poder Supremo": A "Liga da Justiça" genérica da Marvel em sua versão MAX (pra maiores de 18) num encadernado de luxo!
45) "Hellblazer - Amaldiçoado": O Vol. 1 da fase de Azzarello (que desagrada à muitos leitores pelo excesso de polêmicas gratuitas)! 
46) "Soldado Desconhecido" (de Garth Ennis): A aclamada série do soldado sem rosto (já publicada pela Metal Pesado nos anos 90) na visão realista e brutal de Ennis!
47) "Vingadores Vs. X-Men": Outro TIJOLÃO da Panini por R$ 200!
48) "Marvel Legado": Uma nova fase pra Marvel nas HQs, buscando recuperar seu legado perdido de super-heróis (desde que afastou boa parte dos leitores com mudanças indesejadas e sensacionalismo barato)!
49) "TEX Platinum 18": Traz a saga: "O Veneno do Cobra" (publicada aqui em mini-série pela Mythos). A edição teve sua capa alterada (não será mais essa que eu postei acima)!
50) "Action Comics Especial": Edição comemorativa (por vários artistas) pros 80 anos do "Homem de Aço"! Até+ 

PS: Menção Honrosa pra mais alguns destaques de 2018: "Homem-Aranha - Nada Pode Deter o Fanático" (Salvat), "Superman & Batman - Gerações" (de John Byrne), O FILME do "Aquaman" (estreia nos cinemas com boas críticas), "DC - A Nova Fronteira" (Republicação), e "Cinema Purgatório" (de Alan Moore)! 
Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com/2019/01/retrospectiva-2018-os-fatos-e.html

Charge N°69330!

Charge N°69329!

Charge N°69328!

Charge N°69327!

Charge N°69326!

Charge N°69325!

Tiras N°10727 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Qual delas você é? #verão

Tiras N°10726 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°10725 : MAFALDA & A SUA TURMA - Quino!

Charge N°69324!

Charge N°69323!

Charge N°69322!

Charge N°69321!

Charge N°69320!

Ria...Se Puder N°5860 - QUANDO VC É FEIO PRA CARALHO MAS TUA NAMORADA TEM CIUMES DE VC COMO SE VC FOSSE O BRAD PITT...

Charge N°69319!

Charge N°69318!

Charge N°69317!

Charge N°69316!

Charge N°69315!

Tiras N°10724 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°10723 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!


Tiras N°10722 : Calvin and Hobbes - Bill Watterson!