quinta-feira, 7 de julho de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.057 - HQ "Magali no frio!"

Capa de 'Magali Nº 108' (Ed. Globo, 1993)

Dia 21 de junho começa  o  inverno  no Brasil  e então  mostro uma história em que  a Magali não  parava de comer no inverno dando trabalho para seus pais. Com 11 páginas, foi história de abertura de 'Magali Nº 108' (Ed. Globo, 1993).

Em um dia de inverno bem frio, Magali toma chocolate quente e come rosquinhas e quando acaba, pede para a mãe mais alguma coisa boa para comer. Dona Lili reclama que a filha não parou de comer desde que acordou. Magali fala que não tem coisa melhor para fazer naquele frio e Dona Lili fala que não saiu daquele fogão. Magali diz que é coisa boa porque que é um lugar quentinho.

Dona Lili comenta que a despensa já está quase vazia, o pai dela esta fazendo hora extra no inverno para pagar supermercado. Magali fala que está com fome e Dona Lili vai pedir ajuda, com Magali pensando que vai pedir pizza. Dona Lili telefona para Mônica ir lá na casa dela e Magali pensa que é pra Mônica ajudar a mãe na cozinha e conta que ela é péssima cozinheira, outro dia queimou ovo frito. Dona Lili fala que chamou a Mônica para fazê-la distrair e esquecer a comida, que tem outras coisas divertidas para fazer e Magali diz que quanto espera se a mãe pode fazer um lanchinho.

Depois, Mônica chega e diz que vão brincar á beça. Magali pergunta se ela trouxe comida e Mônica responde que são fitas de vídeo, não tem coisa melhor no inverno que assistir filme no vídeo e Magali concorda, sendo que acompanhado de pipoca e chá, já pedindo para mãe levar. Durante o filme, Magali come toda pipoca sem prestar atenção no filme. Pipoca acaba, Magali pede mais para a mãe e Mônica manda parar de comer um pouco. Magali diz que assistir TV dá fome e elas vão brincar de dama.

Mônica "come" todas as pedras da Magali, por estar desatenta ao jogo e ela come as pedras da Mônica, literalmente. Magali reclama que só ela pode comer e Mônica diz que não comeu de verdade. Elas vão a rua para se divertirem mais e Magali sugere irem à lanchonete e ela come 4 hambúrgueres. Depois vão tomar café com chantili e comer pão de queijo.

Em seguida, Mônica pergunta se Magali conhece um esporte de inverno e ela vai comer fondue, que é um esporte de inverno de mergulhar o pãozinho no queijo derretido sem deixar cair. Mônica desiste, no inverno ela fica insuportável, só come o tempo todo e vai embora. Magali achou uma pena, logo agora que ia pedir para comer na casa dela.

Magali volta para casa e Dona Lili comenta com o Seu Carlito que não tem jeito, torcer para o inverno acabar logo. Passam-se os meses, até que chega a Primavera. Seu Carlito comemora, não vai mais fazer horas extras e Dona Lili, que vai tirar a barriga do fogão. Mônica aparece convidando Magali para brincar por estar maior solzão lá fora e ela recusa. Mônica pergunta se ainda só quer comer, comer, comer e Magali diz que com aquele calor só quer beber, beber, beber, tomando vários sucos dia todo.

História bem engraçada com Magali pensando em comer o tempo todo no frio, se tornando insuportável até para a Mônica. Tem ideia que a gente come mais no frio, sendo que com Magali a intensidade é maior ainda que o normal dela. Vimos no final, que para ela, problema não é inverno, come e bebe muito em qualquer estação que seja, a gula já é dela independente do tempo que estiver no Céu. Mostra também situações que podem fazer no inverno, em dia de frio.

Muito divertido Magali comer sem parar sem dar descanso para mãe, precisando o pai fazer hora extra para pagar as contas da alimentação. Eu gostava dessas histórias da Magali dando prejuízo aos pais. Curiosos com que dinheiro ela consegue comer tudo aquilo na rua, pais também gostavam de dar dinheiro para ela, pais têm culpa na gula da Magali. 

Trataram também como se o inverno fosse frio ininterrupto por 3 meses, principalmente no Brasil nunca foi, assim como no verão não faz calor constante. Foi só para dar graça a história de Magali comer por 3 meses sem parar, absurdos de histórias em quadrinhos que sempre são vindos. 

Parte mais hilária foi Magali comer de verdade as peças de dama pensando que Mônica tinha comido. Interessante também no frio intenso que demonstravam, a Magali ficar de meia dentro casa e fica sem e descalça na rua e a Mônica também o tempo todo de perna de fora e descalça, bem legal também isso.

Impublicável atualmente por mostrar gula exagerada da Magali dando prejuízo aos pais e nem a Mônica aguentar com absurdo de comer peça de jogo de dama. Fita de vídeo VHS que elas assistiam também é ultrapassado nos dias de hoje, assim como TV de tubo, que eles sempre alteram isso nos almanaques novos, colocando desenho de TV LED no lugar. Ou seja, até as televisões antigas sobraram para o politicamente correto. Hoje mudariam a parte com elas assistindo filme em streaming tipo "Netflix" em uma TV LED. 

Os traços muito bons e bem caprichados. Teve um erro na página 4 da história (página 6 do gibi) com a Magali com nariz em formato "c" em vez de  "^". As páginas foram com 3 linhas de quadros com no máximo 6 quadros por página em vez de 4 linhas e 8 quadros por página, mais comum em histórias de abertura da Rosana Munhoz, tudo indica que foi escrita por ela. Enquadramento  assim ficavam bonitos e desvantagem de história  ocupar mais páginas no gibi comparado ao enquadramento original. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/06/hq-magali-no-frio.html

Tiras N°16.842 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°16.841 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°195.201 a N°195.300