segunda-feira, 9 de julho de 2018

Arquivos Turma da Mônica N°646 - HQ" É a Pipa na Paquera na TV!"

Mostro uma história de quando a Pipa foi ao programa "Paquera na TV" para arrumar um namorado ao terminar tudo com o Zecão. Com 5 páginas no total, foi publicada originalmente em 'Mônica Nº 199' (Ed. Abril, 1986).
Capa de 'Mônica Nº 199' (Ed. Abril, 1986)
Começa o apresentador Sílvio Santos anunciando o início do programa "Paquera na TV" e mostra as candidatas que estavam á procura de um namorado, incluindo a Pipa. Fora da TV, Tina está assistindo ao programa em casa com o seu namorado Jaime e se espanta com a Pipa no programa.
Na TV, Sílvio Santos chama a Pipa para falar no telefone e pergunta se é a primeira vez que vai ao programa e se já teve namorados. Pipa responde que é a primeira vez e que já teve 2 namorados. O primeiro foi o Carlinhos, tinha um ótimo relacionamento com ele e não sabe porque eles terminaram. Sílvio pergunta quanto tempo durou o namoro e ela diz que não lembra direito porque estava no Jardim de Infância. Tina e Jaime acham graça quando ela fala aquilo.

Sílvio se engasga e pergunta sobre o segundo namorado e quanto tempo durou. Pipa fala com raiva que foi o Zecão e que durou tempo demais o namoro. Sílvio pergunta se gostava dele e Pipa diz que sim, até que ele se recusou a ir almoçar na casa dela no último sábado, que ela sempre vai na casa do Zecão, mas ele sempre arruma desculpa para não ir na dela.

Sílvio a interrompe e pergunta que tipo de namorado ela procura. Pipa diz que qualquer tipo, contanto que seja carinhoso, gentil e inteligente, que não seja nem alto nem baixo, na faixa dos 20 a 22 anos, com olhos azuis e a cara do "Alan Deilon" (ator Alain Delon). Sílvio acha Pipa exigente e mostra 3 candidatos esquisitos e que ela teria que conversar com eles durante o intervalo comercial. Tina e Jaime ficam espantados e curiosos se ela vai querer algum deles.
O programa volta ao ar e Silvio pergunta se Pipa chegou a alguma conclusão e ela diz que o Leo era o mais simpático. Silvio pergunta se Leo quer namorar com a Pipa e ele diz que sim e então Silvio decreta como novo casal formado, quando o Zecão invade o programa com raiva querendo bater no Leo que quer namorar a Pipa. Silvio intervém, falando que é um programa de respeito e Zecão fala que azar o dele e vai apanhar também e aí acontece a pancadaria entre os 3 e com os outros candidatos a namorar a Pipa no programa ao vivo. O programa sai do ar durante a briga, com Tina e Jaime assustados com o que aconteceu. No final, o programa volta ao ar e Sílvio, todo surrado, além dos outros candidatos, e ele diz que o programa acaba de formar um novo casalzinho, com  Zecão e Pipa saindo do programa abraçados e apaixonados, voltando às boas como era.
Uma história muito boa, parodiando o programa "Namoro da TV", um grande sucesso da TV nos anos 80. Dessa vez a Pipa vai ao programa para arrumar namorado e esquecer da briga com o Zecão, ela até tenta arrumar um e como sempre acaba voltando ás boas com o Zecão como se nada tivesse acontecido. Normalmente brigavam por motivos mais bobos possíveis, por causa do jeito impaciente dela, mas faziam as pazes no final. Engraçada a parte que ela conta do outro "namorado" que teve e aí gente descobriu ver que ela só teve o Zecão como namorado, já que o do Jardim de Infância não conta.

Os pretendentes da Pipa eram todos feios, provavelmente uma crítica do roteirista ao programa original e a outros desse tipo que só colocam gente bonita, parecendo que é tudo combinado. Legal terem colocado partes da Tina e Jaime assistindo ao programa, para dar ideia de que a Pipa estava mesmo no programa "Paquera na TV". O detalhe dos quadrinhos com formato de tela TV curvada analógica também dava ideia de que eles estavam em um programa de televisão. O personagem Jaime era muito frequente na época e hoje está na galeria dos personagens esquecidos desde que terminou namoro com a Tina.
Muito bom ver Silvio Santos parodiado, dessa vez até não teve nome parodiado. Ele apareceu outras vezes nos gibis, costumando ser chamado de"Sálvio Sintos". Impossível ler sem imaginar a voz do Sílvio Santos. Parodiaram até o nome do canal, já que o "SBT" se chamava "TVS" e na história apareceu como "TV Eçis". Muito bom  Eu gostava de histórias com os personagens parodiando programas de TV, tinha bastante na época, dava até pra criarem um 'Almanaque Temático' sobre Televisão reunindo histórias com os personagens nos programas de TV.

Os traços muito bons, típico dos anos 80 e com uma arte-final provavelmente do Alvin Lacerda e muito bom o detalhe dos quadrinhos em formato de televisão analógica. Dessa a vez, a Pipa apareceu com camisa vermelha e saia branca , mas o que prevalecia mesmo era a roupa tradicional com camisa branca e vestido preto, tipo colegial. Foi falado a palavra "azar" na história, palavra atualmente proibida nos gibis e fariam alteração colocando "má sorte" no lugar. Era normal também aparecer títulos com as falas dos personagens, dessa vez o título foi formado com a fala de empolgação da Tina ao ver a Pipa no programa "Paquera na TV".
Foi republicada em 'Coleção Um Tema Só Nº 12' - Cascão e o Capitão Feio' (Ed. Globo, 1995) e bem curioso dela ser republicada em um 'Coleção Um Tema Só' sobre o Capitão Feio. É que nos primeiros temáticos da Globo, a maioria tinham histórias de secundários sem nada a ver com o tema proposto, provavelmente por falta de histórias suficientes pra republicação de acordo com o ano limite permitido para republicações. Depois com o tempo só passaram mesmo a colocar histórias com o tema. As imagens foram tiradas desse almanaque. Abaixo, a capa desse 'Coleção Um Tema Só'.
Capa de 'Coleção Um Tema Só Nº 12 - Cascão e o Capitão Feio' (Ed. Globo, 1995)
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/06/hq-e-a-pipa-na-paquera-na-tv.html

Charge N°63771!

Charge N°63770!

Charge N°63769!

Charge N°63768!

Charge N°63767!

Charge N°63766!

Charge N°63765!

Charge N°63764!

Charge N°63763!

Charge N°63762!

Tiras N°9793 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Juízes desonestos não "passalão". 

Tiras N°9792 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°9791 : WillTIRANDO - Will Leite!

Charge N°63761!

Charge N°63760!

Charge N°63759!

Charge N°63758!

Charge N°63757!

Charge N°63756!

Charge N°63755!

Charge N°63754!

Charge N°63753!

Charge N°63752!

Ria...Se Puder N°5685 - Era uma vez...em uma época bem distante...em um lugar onde com dez reais eu era rico

Charge N°63751!

Charge N°63750!

Charge N°63749!

Charge N°63748!

Charge N°63747!

Charge N°63746!

Charge N°63745!

Charge N°63744!

Charge N°63743!

Charge N°63742!

Tiras N°9790 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!