domingo, 14 de junho de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°843 - Mônica: HQ "Amor pestinha"

No Dia dos Namorados(sexta passada 12 de junho), mostro uma história em que a Mônica ficou com ciúmes ao ver o Cebolinha namorando uma menina. Com 14 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 77' (Ed. Globo, 1993).

Mônica está dormindo em uma pedra e de repente o Sansão é pescado pelo Cebolinha, que comemora e dá uns nós nas orelhas dele. Mônica percebe o Sansão pescado e aparece atrás da moita que o Cebolinha estava, dá surra nele e reclama que ele não desiste nunca.

Magali encontra a Mônica e pergunta o motivo da raiva e Mônica responde que é por causa do Cebolinha, que vive azucrinando e não a deixa em paz só um instante. Magali apresenta a Liliane, uma menina da rua de cima e que havia conhecido naquele dia mesmo. Liliane fala para a Mônica que a Magali já tinha falado dela e pergunta do quê vão brincar.

De repente, aparece uma placa de "Mônica bobona". Ela fica com raiva e diz que é coisa do peste do Cebolinha. Ele aparece e Mônica cobra que ele vive escrevendo desaforos dela e se prepara para bater nele e Cebolinha diz que não foi ele, que a Mônica não tem provas e não pode bater nele, ainda mais na frente de duas "senhoritas" ia pegar mal, fixando o olhar para a Liliane.

Quando Cebolinha vai embora, Liliane fala que achou uma gracinha, nem de longe parece um peste como Mônica falou e achou uma fofura. Os cinco fios de cabelo são lindos e falar "elado" é um charme e precisa conhecer melhor aquele garotão. Mônica fala que ele é insensível e Liliane diz que acha que ele se interessou nela porque a olhou com um jeitinho.

Mônica fala que sem querer desiludir, o Cebolinha só pensa nela o dia inteiro, só bolar planos infalíveis, persegui-la, uma ideia fixa. Magali confirma que ele é doido para derrotar a Mônica e ela diz que acha que tudo isso é uma desculpa pra esconder uma paixão encolhida. Cebolinha volta e diz que trouxe uma coisa. Mônica pensa que era para ela, avisando que se for truque vai ter surra, mas o presente era para Liliane, ele deu um bombom.

Liliane fala que Mônica se enganou e ela diz que foi pra despistar e pegá-la de surpresa. Em seguida, ele volta para escrever no muro. Mônica pensa que seria desaforos para ela para chamar a atenção, mas ele escreve  que Liliane é linda, chama pra tomar sorvetes e saem de mãos dadas. Mônica fica abismada, não acreditando e pensa que é um plano infalível contra ela. Magali diz que finalmente o Cebolinha está pensando em outra coisa e que ela devia estar aliviada por Cebolinha ter a deixado em paz.

Mônica acha que não e vai provar que o Cebolinha não mudou. Deixa cair o Sansão de propósito, finge dormir com Sansão desprotegido e ainda coloca uma placa confirmando e Cebolinha continua só olhando a Liliane e Mônica se surpreende por ele ter deixado passar a oportunidade.

Magali fala  para Mônica cair na real, ele superou a fase e está crescendo; Mônica lamenta que ele não vai mais bolar planos infalíveis, nem pegar o Sansão e só ficar paparicando a Liliane e Magali diz que o que importa é que agora ela pode pensar em outras coisas, mas Mônica fica triste.

Em casa, Mônica desabafa com o Sansão que eles perderam o charme e lembra os melhores momentos das provocações do Cebolinha. Irritava, mas era divertido ela tentar descobrir qual  a próxima ideia maluca dele. As vezes demorava, mas ela sempre descobria e tiveram muitas surras memoráveis. Até de médico ele se fantasiou, mas sempre apanhava no final e ele nunca desistia, até hoje. Reconhece que ele cresceu e ela continua uma menininha boba arrastando um coelhinho de pelúcia, que está na hora de ela crescer também e resolve tomar uma decisão, levando uma caixa até a casa do Cebolinha.

De longe, Mônica vê que ele está com a Liliane e quando se aproxima na janela, Mônica ouve a conversa deles. Cebolinha fala que a Liliane foi uma excelente atriz e ela diz que mereceria mais do que 5 sorvetes. Cebolinha fala que não é difícil fingir que está gamada por um bonitão como ele e Liliane diz que ele nunca se olhou no espelho e depois dessa palhaçada nunca vai mais pisar naquela rua.

O plano infalível era a Mônica pensar em que ele não está interessado mais em derrotá-la, se sentir uma boba e ser dona da rua não fazer mais sentido para ela, não duvida que embrulhe o Sansão e traga de presente para ele e aí finalmente ele vai ter conseguido derrotá-la e ele ser o dono da rua. Mônica surge, gritando que era outro plano, bate nele e avisa que não engoliu essa história nem um pouquinho. Nunca daria o Sansão para ele e estava levando uma caixa de bombons para ser educada e agora nada.

No final, Magali encontra a Monica na rua e pergunta sobre os bombons. Mônica dá os bombons pra ela e diz que era tudo plano do Cebolinha e reclama que não aguenta mais, que ele não larga do pé dela, porém suspira por confirmar que ele não mudou, dando de entender que é apaixonada por ele apesar disso tudo.

História legal. A Mônica ficou com ciúmes ao ver Cebolinha e Liliane namorarem, mas era só um plano infalível para ele ser dono da rua. Foi bom ver a Mônica  falando mal do Cebolinha para despistar o interesse da Liliane por ele, Mônica tentando fazer o Cebolinha ter recaída com provocações quando ele estava junto com a Liliane e o papo do Cebolinha revelando que era tudo um plano, surpreendendo a Mônica e confirmando que ele não havia crescido nem mudado de personalidade.

A história mostrou que a Mônica gosta do Cebolinha, mesmo com as provocações dele e ficou uma dúvida se o Cebolinha apronta com a Mônica para chamar atenção dela e ter uma paixão encolhida ou não, no caso se ele gosta dela, só não admite. Ou seja, oficialmente eles nunca foram namorados, só as provocações que podem indiciar uma paixão oculta. Pelo visto, a Liliane cumpriu a promessa de não pisar mais na Rua do Limoeiro, pois ela nunca mais apareceu nos gibis. Os personagens secundários só faziam participação de história única e ela foi mais uma da lista.

Impublicável por envolver namoro com crianças, Mônica chamar Cebolinha de peste e a parte do Cebolinha escrevendo no muro também seria excluída, mudariam ele colocando um cartaz no muro. Os traços bem caprichados da fase consagrada dos personagens, dava gosto de ver desenhos assim.

Charges/Cartuns! ★ N°94320

Charges/Cartuns! ★ N°94319

Charges/Cartuns! ★ N°94318

Charges/Cartuns! ★ N°94317

Charges/Cartuns! ★ N°94316

Charges/Cartuns! ★ N°94315

Charges/Cartuns! ★ N°94314

Charges/Cartuns! ★ N°94313

Charges/Cartuns! ★ N°94312

Charges/Cartuns! ★ N°94311

Charges/Cartuns! ★ N°94310

Charges/Cartuns! ★ N°94309

Charges/Cartuns! ★ N°94308

Charges/Cartuns! ★ N°94307

Charges/Cartuns! ★ N°94306

Charges/Cartuns! ★ N°94305

Charges/Cartuns! ★ N°94304

Charges/Cartuns! ★ N°94303

Charges/Cartuns! ★ N°94302

Charges/Cartuns! ★ N°94301

Charges/Cartuns! ★ Especial N°94.300

Charges/Cartuns! ★ N°94299

Charges/Cartuns! ★ N°94298

Charges/Cartuns! ★ N°94297

Charges/Cartuns! ★ N°94296

Charges/Cartuns! ★ N°94295

Charges/Cartuns! ★ N°94294

Charges/Cartuns! ★ N°94293

Charges/Cartuns! ★ N°94292

Charges/Cartuns! ★ N°94291

Charges/Cartuns! ★ N°94290

Charges/Cartuns! ★ N°94289

Charges/Cartuns! ★ N°94288

Charges/Cartuns! ★ N°94287