segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Arquivos Turma da Mônica N°1.423 - Jeremias: HQ "Sincero demais"

"Dia da Consciência Negra(20 de Novembro)", mostro uma história do Jeremias em que ele foi sincero dando sua opinião para a turma deixando os amigos magoados. Com 5 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 125' (Ed. Abril, 1983).

Capa de 'Cebolinha Nº 125' (Ed. Abril, 1983)

Mônica está de vestido novo e pergunta ao Jeremias se nota nada diferente nela e Jeremias pergunta se está falando do vestido ridículo. Mônica quer saber como ele não gostou se foi a Dona Lourdes, a melhor costureira do bairro, quem fez. Jeremias diz que vai ver que ela estava em um dia muito pouco inspirado porque esse vestido está horrivelzinho, prefere mil vezes o vestidinho vermelho e Mônica sai triste, pensando que ia abafar com este vestido e nunca mais vai colocá-lo.

Depois, Cascão pergunta para o Jeremias o que achou do caminhãozinho novo dele, que trocou com o Marcão pela sua coleção de tampinhas. Jeremias acha bonito e que o bom negócio foi para o cara que ficou com as tampinhas, existem milhões de caminhõezinhos como esse e a coleção de tampinhas que ele tinha, nunca mais, tinha todas as tampinhas difíceis e coleção era admirada por todo mundo e que devia ir correndo desmanchar o negócio. Cascão vai lá, só não sabe se Marcão vai querer desmanchar o negócio.

Em seguida, vem Cebolinha feliz que é o rei do bafo, ganhou figurinhas rapelando o Joãozinho.  Jeremias dá bronca de como Cebolinha teve coragem de rapelar um garotinho, devia ter vergonha na cara porque o Joãozinho nem sabe jogar bafo. Cebolinha diz que ensinou para ele, Jeremias reclama que ensinou muito bem que tanto que está com as figurinhas dele. Cebolinha vai devolver as figurinhas para o Joãozinho e Jeremias manda que na próxima ver se enfrenta alguém que saiba jogar.

Depois, Franjinha quer saber com o Jeremias o que aconteceu com a turminha, ficaram chateados depois de conversar com ele. Jeremias acha que foi sincero demais com eles, tinha que falar que a Mônica estava com vestido horrível, Cascão fez burrada trocar coleção de tampinhas por um caminhão e Cebolinha rapelou o Joãozinho que nem sabe jogar bafo e se pergunta se fez mal em ser tão sincero.

A turma volta, achando que fez muito bem, só um amigo para dizer a verdade e abrir os olhos deles. Mônica falou para Dona Lourdes que o vestido estava feio e ela deu uma retocadinha. Cascão diz que o Marcão não quis devolver as tampinhas  e trocou o caminhãozinho por dois piões e o Cebolinha, que só vai jogar com quem sabe e foi rapeado pelo Bernardo Mão-Grande. A turma pergunta se fizeram bem e Jeremias responde, perguntando se pode ser sincero.

História legal em que o Jeremias foi sincero em não gostar das novidades que Mônica, Cascão e Cebolinha contavam para ele. Foram burros nas atitudes e Jeremias queria alertá-los com sua opinião. Sinceridade deixou a turma triste, Jeremias falou só verdades, sem se tocar que estava magoando os amigos. A turma foi consertar e conseguiram piorar suas burradas. Jeremias esperava que a Mônica fosse devolver o vestido e pegar dinheiro de volta, Cascão, exigir ao Marcão desfazer a troca pelas tampinhas e Cebolinha, devolver as figurinhas para o Joãozinho e, não jogar com outro cara com as figurinhas do Joãozinho. Por isso ele perguntou no final se podia ser sincero.

O pior de todos foi o Cascão que primeiro trocou sua coleção de tampinhas rara e valiosa e depois que tinha o caminhãozinho, trocou por dois piões, menos valiosos que o caminhãozinho. Saiu perdendo duas vezes. Cebolinha bem covarde de rapear figurinhas de uma criança menor que ele, pelo menos fizeram o mesmo com ele ao jogar com uma criança grande, só que as figurinhas inicialmente não eram dele. Já Mônica foi burra, o retoque no vestido nem fez diferença e o Jeremias achou feio até na estampa, era para mudar tudo. Ele teve sorte da Mônica não bater de cara ao dizer que o vestido era ridículo.

História mostrou até que ponto vale ser sincero. Por ser uma criança mais velha, o Jeremias tinha mais noção das coisas enquanto os amigos eram inexperientes e com a sua sinceridade queria abrir os olhos deles. Poderia ter falado nada se achasse que tinha nada a ver com as vidas deles e mostrando sua sinceridade provou que era um bom amigo. As pessoas que enganaram as crianças também não agirem bem, estavam preocupados em seus interesses próprios e não aceitaram devoluções, sendo enganadas mais uma vez.

Ficou na imaginação dos leitores como eram fisicamente a Dona Lourdes, o Marcão, o Joãozinho e o Bernardo Mão-Grande já que foram só citados. Incorreta atualmente por ter crianças sendo enganadas por mais velhos, Cebolinha trapacear em jogo, traços do Jeremias com círculo rosa em volta da boca representando lábios é inadmissível hoje em dia, acham que é ridicularizar negros mostrando que tem boca de palhaço, o que é nada a ver e que nunca tinham intenção nisso e podem implicar com coisas datadas como brincarem de bafo e pião, crianças de hoje nem sabem o que é isso, além de expressões populares de duplo sentido como "abrir os olhos".

Traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1980. Tiveram erros de círculo em volta da boca do Jeremias marrom em vez de rosa no 3º quadro da 4ª página da história e estatura do Jeremias menor que do Franjinha em alguns quadros da 3ª página.  Propagandas inseridas foram nas laterais direitas das páginas das roupas da marca "Trevus", do estilo anunciando com suspense a propaganda oficial que viria logo depois dessa história da venda de roupas de super-heróis para crianças dessa marca por correspondência. Essa história foi republicada depois em 'Almanacão de Férias Nº 9' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Almanacão de Férias Nº 9' (Ed. Globo, 1991) 

Créditos Marcos Alves : 
https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2025/11/jeremias-hq-sincero-demais.html

Tiras N°18.831 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°328.201 a N°328.300