sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Arquivos Turma da Mônica N°1.332 - Chico Bento: HQ "Semana na praia"

Capa de 'Chico Bento Nº 181' (Ed. Globo, 1993)

Mostro uma história em que o Chico bento vai passar férias com o primo Zeca em um hotel á frente da praia causando muita confusão. Com 13 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 181' (Ed. Globo, 1993).

Zeca está animado que vai passar férias na praia em frente a um hotel e aposta com o Chico Bento que nunca esteve em um hotel como aquele. Chico fala que parece com o prédio com que o primo mora, Zeca diz que é um hotel de cinco estrelas e Chico fica procurando onde estão as cinco estrelas de cinema para pedir autógrafos. Zeca fala que não é esse tipo de estrelas, Chico tropeça e vê cinco estrelas de dor rodeando a cabeça e diz que não gostou.

Dentro do hotel, os pais do Zeca pegam a chave do quarto que vão ficar, o carregador tenta pegar as malas deles e Chico tenta impedir, pensando que estava roubando. Seu Rodrigo diz que este é o serviço dele, Chico fala que não sabia e lembra da mãe dizer de ter cuidado com os ladrões da cidade grande.


Chegam no quarto e Chico conta para o tio que fizeram péssimo negócio, que o apartamento dele era bem maior e Zeca fala que não vão morar lá, só passar as férias. O carregador entrega as malas, estende a mão para pegar a gorjeta e Chico cumprimenta, se apresenta e pergunta como vai a família e o carregador chama Chico de pão-duro e ele chama o carregador de mal-educado.

A família procura sunga e óleo de bronzear, Chico não entende que eles trabalham o ano inteiro e quando entram de férias ficam espremidos em um quartinho. Zeca fala que não vão ficar ali dentro, vão se esbaldar na praia lá fora. Só que chove em seguida e eles têm que ficar no hotel. Vão ao salão de jogos, restaurante e bar, tudo estava cheio. Chico encontra lugar vazio, a área externa da piscina com chuva e só restam assistir TV no quarto do hotel.

Zeca fala que amanhã eles vão á praia. Chico diz que o dedo do pé dele está inchado e enquanto não desinchar, não para de chover. Zeca acha besteira e afirma que vai fazer Sol. Só que no outro dia continua chovendo e por mais dois dias. Zeca chama Chico de pé-frio, Chico diz que o pé é quentinho. Aí, Chico vê que o dedo desinchou e diz que no outro dia não irá chover, e dito e feito, amanhece com Sol. 

A família vai correndo para a praia, que estava lotada. Armam a barraca e ficam deitados se bronzeando na areia. Chico quer brincar e eles querem ficar se bronzeando. Chico diz que se é para ficar de barriga para cima, ficaria no hotel e ele vai brincar, avisando que o Sol está muito forte. Chico encontra a menina Letícia e se divertem o tempo todo jogando bola no mar, construindo castelo de areia, tomando sorvete. Depois, Letícia vai embora, prometendo que vão se encontrar na praia no dia seguinte.

Chico volta onde estava o primo e os tios, estão todos vermelhos e ardidos de tanto ficarem no Sol, até quando Chico fala, tudo dói. Nos dias seguintes, Chico vai à praia sozinho enquanto a família fica no hotel recuperando as queimaduras da pele. No fim da semana, Letícia volta para casa, dando seu contato para o Chico escrever carta para ela, Chico também volta, diz para família que adorou esses dias na praia e pergunta quando voltam e eles fazem cara feia, todos descascados.

No final, Chico volta para Vila Abobrinha, Zé Lelé pergunta se o mar é grande, um dia queria conhecer. Chico fala que é enorme, um dia ele o leva, mas pode ter certeza que o ribeirão deles é pequenininho, mas refresca da mesma forma. Eles mergulham no ribeirão e comenta que tem pena do primo que não aproveita as coisas direito porque não está acostumado com a natureza.

Engraçada essa história em que o Chico Bento passa férias com o primo Zeca e seus tios na praia em frente a um hotel. Chico já tinha ido à praia, mas nunca em um hotel 5 estrelas e comete gafes lá, passam sufoco de chover todos os dias e precisarem ficar sempre no quarto do hotel até que abre o Sol e Zeca e seus pais ficam só deitados na areia torrando no Sol enquanto Chico se diverte a valer na praia. Zeca e os pais ficam com pele queimada sem poder curtir praia nos outros dias e Chico confirma que o povo da cidade não sabe se divertir e se dão mal por causa disso.

História deu recado para quem vai à praia e só quer ficar na areia se bronzeando sem ir ao mar e se divertir e os problemas de pele que isso pode causar e lição que devemos aproveitar lugar que estamos, se divertir como se deve. Zeca e os pais tinham que ter pelo menos passado bastante filtro solar se quisessem se bronzearem, mas o ideal era curtir a praia como um todo, caminhar, jogar, ir ao mar, assim como o Chico fez. E enquanto estava chovendo, podiam ter arrumado um jeito de aproveitar o salão de jogos, pelo menos. Sem dúvida tiveram férias frustradas em tudo sem necessidade.

Foi engraçado ver os trocadilhos como não saber o que é hotel 5 estrelas, se confundindo com estrelas de cinema e estrelas de dor, achar que estava falando do pé dele quando o Zeca o chamou de pé-frio e as gafes do Chico como pensar que o carregador de malas era ladrão, carregador estender a mão e ele pensar que estava cumprimentando e não cobrar gorjeta e se passar de pão-duro por isso e pensar que o tio vendeu casa grande para morarem no quarto pequeno do hotel. Eram ótimas essa  histórias do Chico lerdo e retardado causando confusão na cidade por causa da sua ingenuidade de não saber as coisas da cidade que são óbvias para gente. 

Chico fazer previsão do tempo com o dedo do pé inchado foi divertido também e essa ideia era muito usada na época, baseado em costumes antigos de que o tempo mudava quando sentia inchaço no pé, tiveram outras histórias assim, sempre engraçado quando acontecia. Chico teve a companhia da Letícia, menina que conheceu na praia e só apareceu nessa história. Sorte para Rosinha que nem soube do contato dele com a Letícia senão ficaria enciumada, ainda mais que a Rosinha na época já estava na fase que brigava com o Chico por qualquer coisa banal.

É incorreta atualmente por mostrar um Chico lerdo que não conhecia as coisas da cidade, o desejo do Zeca e seus pais se bronzearem, usarem óleo de bronzear em vez de protetor solar, além de palavras proibidas como "roubar" e "louco" e expressões populares de duplo sentido como  "pão-duro", "esbaldar", "não amola", etc, e mudariam Seu Rodrigo dirigir carro sem cinto de segurança e a televisão tubo para LED para não ter coisas datadas.

Os traços ficaram bons, um jeito fofinho do estilo dos anos 1990. Cabelo da Dona Nilceia, mãe do Zeca ficou diferente do cabelo moderno que estamos acostumados, é que ela ainda não tinha traços definitivos na época, apesar de já ter aparecido daquele jeito na história "É só ligar", de 'Chico Bento Nº 78', de 1990. Teve erro da cor do cabelo da Letícia que ficou amarelo no 2º quadro da penúltima página da história. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2025/01/chico-bento-hq-semana-na-praia.html

Charges/Cartuns! ★ N°303.201 a N°303.300