sábado, 12 de outubro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°752 - Os Filmes da Turma da Mônica (Parte 2)

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 45' (Ed. Globo, 1990)
Ao longo da trajetória, a MSP desenvolveu vários filmes da Turma da Mônica, sejam animações ou estilo "live action", os filmes marcaram várias gerações. A maioria dos filmes  nessa fase já foram lançados direto em fitasVHS ou DVD, apenas alguns que forma para os cinemas. Na postagem anterior, mostrei os filmes dos anos 80 e nessa postagem relembro os filmes de 1990 até 2019, ilustrados com as propagandas que saíram nos gibis. 

Em 1990 era lançado o filme "Chico Bento, "Óia a Onça". Foi o primeiro filme exclusivo com o Chico Bento, até então ele só teve uma história solo no filme "As novas aventuras da Turma da Mônica" de 1986. "Óia a Onça" foi o primeiro que teve uma duração menor em relação aos outros filmes, enquanto os outros tinham em média 60 a 90 minutos, esse do Chico teve 30 minutos. 

Nele, Chico, Rosinha e Zé Lelé passeiam pelo campo e Chico conta "causos " da sua vida, seja engraçados, curiosos ou emocionantes. Foram 8 desenhos nesse filme e baseados em histórias de gibis já conhecidas. Cada desenho foi bem curto, cerca de 2 a 3 minutos cada um. Foram eles: "O causo da melancia", "O causo do burrico", "O causo do sapo", "A verdade dói", "O causo do ovo", "O canto do sabiá", "O causo das formigas", "Chico Bento, óia a onça".


Foi o último filme lançado pela "Transvideo", marcando fim da parceria da MSP com eles. Nos gibis, mostravam essa propaganda com a capa do vídeo VSH quando lançaram o filme. 

Propaganda tirada de 'Magali Nº 117' (Ed. Globo, 1993)
"O Natal de Todos Nós" foi lançado em fita VHS em 1992. Trata-se de uma reedição da seção que saiu em 'Almanaque da Mônica Nº 7' (Ed. Abril, 1980) onde os personagens falavam sobre o Natal e, por acharem muito bom, resolveram lançar um filme animado. É o mesmo conteúdo da seção do 'Almanaque da Mônica', sem tirar uma vírgula, só que como forma de desenho animado. Na verdade, esses desenhos foram exibidos em 1988 junto com o filme "A Estrelinha Mágica" e depois juntaram as 10 animações e lançaram o vídeo VHS. Teve também um livro infantil de "O Natal de Todos Nós".


Nos gibis tiveram essa propaganda em 1993, sendo que agora sendo lançado pela "AB Vídeo".
Propaganda tirada de 'Parque da Mônica Nº 49' (Ed. Globo, 1997)
"Turma da Mônica Quadro a Quadro" foi lançado em 1996 pela "Estrela Vídeos". O primeiro filme com estilo anos 90, foram 4 desenhos animados reunidos em um vídeo de meia hora separados apenas por uma vinheta. A intenção eram que as histórias em quadrinhos já lançadas tivessem movimento. Foi  primeira vez que teve traços digitais, embora ainda finos, mas já notava diferença nos filmes anteriores e apresentavam uns fundos escuros bem digitais. Os desenhos foram: "Algo verde, mole e pegajoso", "Tá morto ou não tá", "Branca de fome e os sete anões" e Game ao vivo". Uma homenagem à roteirista Rosana Munhoz que havia morrido em 1996 e colocaram nesse filme todas as histórias de gibis originais escritas e desenhadas por ela. 


Esse filme não teve relançamento depois em outras mídias como DVD. Nos gibis, tinham essa propaganda com uma imagem de cada desenho. No caso, nessa propaganda eles fizeram uma montagem de como as histórias apareceram nos gibis com o cenário que aparece no filme, mas os traços de desenhos do filme são diferentes como estão aí.

Em 1997 estreava a coleção "Video Gibi Turma da Mônica" da "Publifolha". Eram fitas VHS com filmes inéditos lançadas esporadicamente. Seguiu o modelo de "Turma da Mônica Quadro a Quadro" de relançar histórias em quadrinhos já existentes em vídeo como se as  historinhas estivessem em movimento. Tinham mesmos traços e cenários digitais do "Turma da Mônica Quadro a Quadro" e tinham uma vinheta entre os desenhos e diferença de ter um clipe musical no final.

O primeiro "Video gibi" lançado foi "O Mônico" em 1997 e teve 4 desenhos: "O Mônico", "Chico Bento no shopping", "Frank em ser criança" e "Como atravessar a sala". Entre cada desenho, uma vinheta de 30 segundos com  clipes musicais com a Turma do Penadinho. Com o lançamento do vídeo VHS, nos gibis, teve essa propaganda com a Mônica.
Propaganda tirada de 'Parque da Mônica Nº 55' (Ed. Globo, 1997)
Teve também essa propaganda do "VideoGibi" com o Cebolinha, como se ele estivesse falando.
Propaganda tirada de 'Almanaque do Cebolinha Nº 40' (Ed. Globo, 1997)
"Video Gibi 2" foi "O plano sangrento", lançado em 1998, com os desenhos "O plano sangrento", "Na roça é diferente", "Astronauta" e "Duelos em quadrinhos". Mesmo estilo anterior, incluindo as vinhetas com clipes musicais com a Turma do Penadinho. Nos gibis, tiveram essa propaganda, sendo que na introdução do filme tinha Mônica e Cebolinha desenhados em forma de esboços, mostrando como é feito um "Video Gibi". Nos gibis, essa propaganda.
Propaganda tirada de 'Mônica Nº 138' (Ed. Globo, 1998)
"Video Gibi 3" foi "O estranho soro do Doutor X", lançado em 1998. Diferente dos outros, esse teve 5 desenhos "Coisa de louco", "Comida fresca", "A história do galo Ataliba", "A turma do zoológico" e "O estranho soro do Doutor X".  As vinhetas ilustraram planos infalíveis do Cebolinha entre cada uma das histórias e tinham traços mais leves e abertura instrumental com o tema da Turma da Mônica. Nos gibis, essa propaganda.
Propaganda tirada de 'Almanaque do Chico Bento Nº 47' (Ed. Globo, 1998)
"Video Gibi 4" foi "A ilha misteriosa", lançado em 1999, com os desenhos "A ilha misteriosa", "Regras e exceções", "Chico Mico" e "Mingau com Chuva". Teve abertura instrumental com o tema da Turma da Mônica e estilo de traços do "Video Gibi 3". Nos gibis, essa propaganda.
Propaganda tirada de 'Almanaque do Cascão Nº 54' (Ed. Globo, 1999)
Em 1999, a MSP fechou parceria com a Globo e passou desenhos inéditos curtos de 1 a 2 minutos com traços digitais novos dentro do programa "Angel Mix" da Angélica e em 2000 passou a tempo maior, com um bloco inteiro chamado de "A Turma da Mônica na TV" dentro de "Bambuluá com Angélica". Foi cancelada de repente a atração em 2001, sem acordo com a MSP , causando uma batalha judicial entre as empresas. Quando foi lançado os desenhos em 1999, teve essa propaganda nos gibis.
Propaganda tirada de 'Mônica Nº 157' (Ed. Globo, 1999)
Em 2003 os filmes clássicos dos anos 80 e 90 tiveram relançamentos em DVD pela "Paramount", só que com dublagem nova e como os DVDs tinham mais capacidade que as fitas VHS eles incluíram mais episódios de outros filmes pra preencher o espaço dos DVDs, por isso tiveram outros títulos diferentes que não existiam antes. Nos gibis, fizeram essa propaganda anunciando o relançamento desses filmes. Mostraram os DVDs dos filmes "Bicho Papão", "O ogro da floresta", "O plano sangrento" e "A Estrelinha Mágica", mas tiveram outros relançamentos também. 
Propaganda tirada de 'Parque da Mônica Nº 133' (Ed. Globo, 2003)
Em 2004, a Turma da Mônica volta ao cinemas com "Cine Gibi - O filme". Desde "Estrelinha Mágica" de 1988 que o público que não via a turminha nos cinemas. Em "Cine Gibi - O Filme", a turma está em uma sala de cinema e várias histórias de gibis são transformadas em animações através de uma máquina inventada pelo Franjinha. Durante o filme, tem mistura de animação e "live action" com artistas contracenando com a turminha. Assim, o filme tem participações especiais de Luciano Huck, Wanessa Camargo, Fernanda Lima, a dupla sertaneja Pedro e Thiago, além do próprio Mauricio de Sousa.

Os desenhos foram: "Em busca do nariz de Isabelle", "Concurso de beleza", "Um amor dentuço, "O Caça- Sansão", Um cenário para os meus bonequinhos" e "Irmão Cascão" Posteriormente lançado em DVD também e vários produtos com a marca. Nos gibis quando estava prestes a ser lançado, teve essa propaganda com ar de mistério com o Franjinha e sua máquina de projetar gibis no cinema.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 372' (Ed. Globo, 2004)
Quando lançaram o DVD e VHS, criaram essa propaganda com a capa do filme. Curioso que foi o primeiro vídeo inédito da turminha em DVD e que ainda existiam lançamentos de fitas VHS em 2004 e foi o último filme que teve a sua versão em fita VHS.
Propaganda tirada de 'Parque da Mônica Nº 144' (Ed. Globo, 2004)
Após esse tiveram ainda mais 8 filmes de "Cine Gibi", até o volume 9, entre 2005 a 2016, com 7 desenhos cada um, só que lançados diretamente em DVD e cada volume procuraram ser com histórias temáticas. Os traços mais digitais e contornos grossos e que parecem iguais aos dos gibis em quadrinhos. O volume 2 de 2005 foi normal e a partir do terceiro em diante foram temáticos. Com isso, do "Cine Gibi 3" em diante foram: "Planos Infalíveis" (2008), "Meninos e Meninas" (2009),  "Luz, Câmera, Ação" (2010), "Hora do Banho" (2013), "Bagunça Animal" (2014), Tá brincando" (2015), "Vamos fazer de Conta?" (2016).

Em 2007 tem a estreia nos cinemas de "Turma da Mônica Uma Aventura no Tempo". Foi o primeiro após "A princesa e o robô" de 1984 que teve uma história de aventura inédita com estilo longa metragem exclusiva para o cinema, com mais de 80 minutos, sem ser  apresentação de desenhos como nos outros firmes.

Nesse filme, Franjinha está construindo uma máquina do tempo, que funciona quando conseguir reunir moléculas dos 4 elementos básicos da natureza: ar, água, fogo e terra. Enquanto constrói, a máquina é atingida pelo Sansão quando Cebolinha e Cascão tentam fugir de apanhar da Mônica e com o choque faz com que os elementos sejam enviados cada um para uma época diferente e Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Bidu vão em busca dos elementos perdidos, usando a própria máquina construída por Franjinha.

Tem participação também do Astronauta, Horácio, Turma do Piteco e Turma do Papa-Capim, o que tornou legal, já que não eram muito frequentes desenhos com eles. Chico Bento e Rolo têm participação rápida e tem estreia de vilões como Rei do Fogo (Pitoco), Dente-de-Ouro e Cabeleira Negra. Traços todos digitais e teve lançamento depois em DVD, além de vários produtos com a marca depois. Não encontrei uma propaganda em gibis, então deixo o cartaz do filme para ilustrar.

Filme "Turma da Mônica Uma Aventura no Tempo" (2007)
Nos anos 2010, além dos DVDs da série "Cine Gibi", tiveram também 2 volumes de DVD de "Se liga na Turma da Mônica, em 2011 e 2012, respectivamente, mostrando compilações de mini-episódios que passaram na TV Globo,  também animações da turma na televisão como nos canais Cartoon Network, TV Globo e TV Cultura, sendo que eram os desenhos dos filmes já lançados e desmembrados, além de desenhos institucionais e séries derivadas para a internet como Penadinho 3D, Tina, Pelezinho, Neymar Jr e Mônica Toy.

Até que em 2019, foi lançado para o cinema o filme "Laços". Trata-se de uma produção toda em "live-action", com atores reais. Só que diferentes de "No Mundo de Romeu e Julieta" e "A Rádio do Chico Bento", que colocarem atores como bonecos vivos nas ocasiões, agora em "Laços" foram atores caracterizados como os personagens se eles fossem pessoas reais e não personagens em quadrinhos.

O filme  foi baseado na "Graphics MSP - Laços", dos irmãos Vitor e Lu Caffaggi, lançada em 2013, que teve uma boa aceitação do público na época e resolveram fazer um filme baseado nessa Graphics. Na trama, Floquinho desapareceu e o Cebolinha e a turma vão procurá-lo, enfrentando desafios e grandes aventuras, com bonita mensagem de amizade. Além dos personagens principais, tem presença também de vários personagens do universo da Turma da Mônica como Titi, Jeremias, Quinzinho, Xaveco, Cascuda, entre outros e os pais da turminha. Destaque que tem alguns atores conhecidos como Rodrigo Santoro como o Louco, Mônica Iozzi como Dona Luísa, mãe da Mônica e Paulo Vilhena como Seu Cebola, pai do Cebolinha.

Filme "Laços" (2019)
Nos gibis, teve propaganda do filme nas contracapas das edições "Nº 51" de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, como se  fosse uma capa alternativa, mostrando o ator/ atriz que fez o personagem no filme ao lado do personagem em quadrinhos em seus respectivos gibis. Assim, no gibi da Mônica tem a Mônica do filme com o desenho da personagem Mônica ao lado e por aí vai. Deixo uma imagem tirada da página Turma da Mônica Brasil do Facebook.
Contracapas gibis "Nº 51" (Ed. Panini, 2019)
No gibi do Cebolinha, por exemplo, ficou assim.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 51' (Ed. Panini, 2019)
Como podem ver são filmes bacanas, sempre bom ver animações com a Turma da Mônica, seja qual for a época sempre foram bem desenvolvidos e a tecnologia aprimorou os desenhos com o tempo, mas a essência dos filmes sempre foi a mesma de agradar as crianças de suas gerações. Todos esses filmes tem maiores detalhes de sinopses e produções no Wikipedia e podem ser vistos no YouTube. 

Tiras N°12177 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 O Turma da Mônica Brasil deseja um 12 de Outubro muito recheado de alegria para todas as crianças!

Para as crianças que usam sua força para o bem. Para as que usam sua genialidade para bolar planos que podem salvar o planeta. Para as que entendem a importância de uma boa alimentação e lutam para que todos tenham acesso. Para as que - mesmo com seus medos - ajudam a construir um mundo mais sustentável. Para as que gostam de aproveitar a tranquilidade da vida com o amor dos animais.

Para todas as crianças, que já estão construindo um mundo melhor.



 A Declaração Universal dos Direitos da Crianças, adotada pela ONU, completa 60 anos. Esses direitos continuam essenciais para o desenvolvimento pleno e uma infância saudável.

Nesse #DiadasCrianças queremos lembrar a importância do respeito e cuidado com nossos pequenos. Todos os dias!

Tiras N°12176 : Especial MIX nº179 - Blog do XANDRO!

Tiras N°12175 : Will Tirando - Will Leite!

Tiras N°12174 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Ria...Se Puder N°6119 - AS VEZES EU ME ACALMO E PENSO...

Tiras N°12173 : Salmonelas - Benett!

Tiras N°12173 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°12172 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°12171 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Charges/Cartuns N°80220!

Charges/Cartuns N°80219!

Charges/Cartuns N°80218!