domingo, 8 de setembro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°741 - Turma da Mônica: HQ "O plano sangrento"

Em maio de 1994 era lançada a história "O plano sangrento", de quando a Mônica pensou que matou o Cebolinha e o Cascão após ter dado coelhadas neles. Com 11 páginas, foi história de abertura de 'Mônica Nº 89' (Ed. Globo, 1994).

Escrita por Rosana Munhoz, começa a Mônica assistindo a um filme de terror bem assustada quando alguém é atingido e aparece sangue. Mônica desliga a TV, reclamando que odeia seriados violentos. Cebolinha surge, falando que ela é a maior carrasca e Mônica diz que só se defende quando alguém a xinga. Cebolinha diz que é para ela tomar cuidado porque um dia pode dar tragédia.
Nisso, Cascão aparece e xinga a Mônica de bobona, dentuça e gorducha e faz careta para ela. Mônica corre atrás dele e joga o Sansão longe e consegue acertá-lo. Quando ela vê, encontra o Cascão deitado e todo ensanguentado e Mônica se desespera. Cebolinha diz que Mônica matou o Cascão e a chama de assassina. Mônica diz que sempre fez isso e ele já devia estar machucado antes.
Cebolinha afirma que não, tem provas e Mônica demonstra, dando uma coelhada na sua cabeça. Sai sangue da cabeça dele, fica tonto e cai no chão. Mônica segura o Cebolinha e ele diz que a Mônica não conhece a força dela e pede, como seu último desejo antes de morrer, que não bata nos meninos, mesmo se eles xingarem ou fazer careta. Mônica se ajoelha e promete não bater mais em ninguém e ele morre. 

Mônica ainda sacode o amigo, mas ele não acorda e ver também Cascão morto. Ela nota que suas mãos estão sujas de sangue, igual ao filme, corre  e vai lavar as mãos em uma torneira e acredita que vai ser presa, mas foi sem querer. Magali aparece na hora e Mônica a abraça, falando que é uma assassina.
Enquanto Mônica explica a história, Cebolinha e Cascão acordam. Cascão comenta que não aguentava mais ficar naquela posição e Cebolinha reclama que a coelhada doeu mesmo. Cebolinha diz que o plano foi ótimo e Cascão diz que gastaram muito catchup. Cebolinha diz que depois dessa, a Mônica nunca mais vai querer bater neles. Cascão pergunta como eles vão aparecer vivos depois já que a Mônica pensa que eles morreram e Cebolinha responde que depois vão inventar que o médico salvou. Cebolinha tenta ir embora pra tomar banho e tirar o catchup do corpo, quando Mônica e Magali voltam e os meninos voltam a se fingir de mortos.
Mônica chora e mostra os meninos mortos, achando horrível , parecendo notícia policial e lamenta que vai ser presa. Magali diz que deu vontade de comer hambúrguer porque estava sentindo cheiro de catchup, e, por ser vermelho, acha estranho. Bidu aparece e fica lambendo o Cascão e Mônica o afasta, falando que não era para ele lamber sangue. Depois, Magali diz que vai ter que enterrar os meninos porque morreram. Eles ficam nervosos e acabam se levantando. Mônica fica feliz por eles estarem avisos e se abraçam, enquanto Magali diz que a história está estranha e Cebolinha diz para Magali não se meter.
Nessa hora, aparece a mãe do Cascão carregando sacola de compras e reclama com o Cascão que sabia que quando ele pediu catchup era para fazer sujeira e reclama das roupas deles manchadas. Dona Lurdinha diz ainda que vai comprar mais pois está indo ao mercado, mas não vai mais deixar o Cascão pegar.
Cebolinha reclama com o Cascão que quando não é ele que estraga o plano, é a mãe dele e Cascão diz que depois eles discutem isso. Mônica segura os meninos, Cebolinha diz que Mônica tinha prometido que não ia bater neles e Mônica diz que aquela promessa não valeu e dessa não vai bater neles, e,sim, o coelhinho dela e taca o Sansão neles e depois de surrá-los, ela reclama que o Sansão ficou sujo de catchup e Magali pede para lamber.
No final, Dona Lurdinha volta do mercado e vê Cascão e Cebolinha surrados e os leva para casa para tomarem um lanche. Lá, com eles já na mesa, ela entrega hambúrgueres com bastante catchup e eles fogem pela janela com enjoo e prestes a vomitarem, com trauma do catchup e Dona Ludinha estranha o nojo deles e acha que deixou a carne muito sangrenta.
História muito legal e engraçada. Voltada para o terror, os meninos aproveitam que a Mônica estava impressionada com o filme de terror da TV e bolam um plano infalível para ela achar que eles morreram e ficar traumatizada e não bater mais neles. Estava dando tudo certo, até Magali estranhar a situação e sentir cheiro de catchup e também do Bidu lamber o catchup, mas que acabou indo tudo abaixo com a mão e do Cascão que estragou o plano.
Muito boa as tiradas, legal ver o medo da Mônica de ter matado os meninos e se sentir uma assassina só por ter dado uma coelhada. Ela também era muito boba nessas histórias de planos infalíveis, caia em tudo que os meninos faziam até descobrir toda a farsa. Gostava da Mônica agindo como boba nessas histórias de planos. A Mônica, apesar de forte, batia ou dava coelhadas fortes, mas não a ponto de matar alguém, no máximo que acontecia é pararem no hospital por ter quebrado braço, perna, mas normalmente só apareciam surrados e com olho roxo mesmo.
Os traços muito bons, um estilo um pouco diferente, meio fofinhos, ficou mais característico em meados dos anos 90. É bem incorreta, por isso de ter personagens supostamente mortos, fazendo a Mônica pensar que morreram e estavam ensanguentados, podem achar que é algo macabro e traumatizante e, com isso, não fariam uma história assim atualmente. Curioso a Mônica chamar o Sansão só de "coelhinho", mesmo ele já ter sido batizado de Sansão há muito tempo, desde 1983. Talvez Rosana queria voltar as origens de quando ele não tinha nome ainda. O Cebolinha pensou trocando o "R" pelo "L" ao pensar "enterrar", ultimamente ele não troca as letras quando pensam e iam alterar isso em alguma republicação.
Essa história considero clássica, além de ser muito lembrada pelos fãs, ela depois teve uma versão em desenho animado, estreando no VSH "Video Gibi" em 1998 e também teve um livrinho infantil em 2000, deixando mais amena. Não foi republicada na Panini, mas o livrinho infantil teve relançamento em 2014. Então, uma história clássica e muito bom relembrá-la há exatos 25 anos.

Tiras N°11981 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Mauricio de Sousa foi o grande homenageado da noite desta quarta-feira (21 de agosto), no Festival de Cinema de Gramado!
Vencedor do Troféu Cidade de Gramado (dedicado às pessoas ligadas à história e trajetória do evento), o criador do Bairro do Limoeiro subiu ao palco ao lado de Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo, Gabriel Moreira e Daniel Rezende, do live-action "Laços".
Além de interagir com o público, os atores aproveitaram a oportunidade para parabenizar e dar aquele abraço no Mauricio. Como não amar?

Tiras N°11980 : Especial MIX nº150 - Blog do XANDRO!

Ria...Se Puder N°6089 - HORRÍVEL SER ADULTO...

Tiras N°11979 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°11978 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Charges/Cartuns N°78390!

Charges/Cartuns N°78389!

Charges/Cartuns N°78388!

Charges/Cartuns N°78387!

Charges/Cartuns N°78386!

Charges/Cartuns N°78385!

Charges/Cartuns N°78384!

Charges/Cartuns N°78383!

Charges/Cartuns N°78382!

Charges/Cartuns N°78381!

Charges/Cartuns N°78380!

Charges/Cartuns N°78379!

Charges/Cartuns N°78378!

Charges/Cartuns N°78377!

Charges/Cartuns N°78376!

Charges/Cartuns N°78375!

Charges/Cartuns N°78374!

Charges/Cartuns N°78373!

Charges/Cartuns N°78372!

Charges/Cartuns N°78371!

Charges/Cartuns N°78370!

Charges/Cartuns N°78369!

Charges/Cartuns N°78368!

Charges/Cartuns N°78367!