sábado, 25 de fevereiro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.131 - Magali: HQ "Uma semana sem melancia"

Capa de 'Mônica Nº 136' 9ed. Abril, 1981)
Mostro uma história em que a Magali precisou ficar uma semana sem comer melancia e ficou desesperada por não poder comer sua fruta preferida.  Com 4 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 136' (Ed. Abril, 1981).

Magali sai da sala do médico correndo em direção ao ambulante vendendo melancias implorando por uma. O médico consegue segurá-la e lembra que mandou ficar uma semana sem comer melancia porque ela não está bem no estômago. Magali diz que só ia se despedir delas, aí médico e mãe fazem cara feia reprovando e ela aceita ficar uma semana sem melancia.

Depois, Magali fica no campinho e comenta que são só 7 dias, mas ao lembrar número de horas, minutos e segundos sem comer, se desespera. Ela passa a ver tudo em forma de melancia, ônibus, cachorro, frutas das árvores, mas ao esfregar os olhos, volta ao tudo ao normal. Em seguida, aparece Cebolinha com corpo de melancia, Magali corre sabendo que não é alucinação, chega em casa, sobe no segundo andar e comemora que resistiu, mas ao ver pela janela o Cebolinha chamando, ela avança. No final, Mônica pergunta ao Cebolinha se avisou a Magali sobre o baile a fantasia e a mostra com a boca agarrada na fantasia de melancia do Cebolinha.

Legal essa história mostrando o desespero da Magali de não poder comer melancia por estar com problema de estômago. Chega a ter alucinações em ver tudo como melancia e acabou não resistindo em ver Cebolinha fantasiado como melancia no final. Pelo menos não comeu uma de verdade e não piorar seu estômago.

Foi engraçado ver desespero dela, mesmo sabendo que podia comer outras coisas, menos melancia que ela tanto gostava e ver as suas alucinações. Foi até capaz de fazer conta rapidamente de quantos minutos e segundos vai ficar sem comer uma, a angústia de não comer permitiu isso. Era interessante esses absurdos que os personagens não iam para a escola até então e sabiam ler, escrever, fazer contas e até melhores que muita gente com estudos. Ainda assim, teve um erro de 603.800 segundos em uma semana, o correto é 604.800.

Cebolinha foi bem original em se fantasiar de melancia, ficou legal. Na época eles tinham muitas histórias em bailes a fantasia, que remetiam e consideradas histórias de Carnaval, mas que podiam sair em qualquer mês do ano e não só em fevereiro ou início de março. Nessa, por exemplo, foi de agosto de 1981.

Foi mostrado que a Magali morava em casa de 2 andares ao subir escada até o segundo andar. Era curioso que nas histórias de 1981, 1982, os personagens moravam em casa de 2 andares, tiveram também com Mônica e outros. Depois acharam melhor morarem em casas térreas e só de vez em quando que colocavam com 2 andares, de acordo com roteiro. E já estavam começando a colocar histórias solo da Magali nas revistas da Mônica com mais frequência para popularizar mais a personagem, que até então seguia o nível de secundários como Titi, Jeremias e Humberto, que, curiosamente, estavam retornando aos gibis em 1981 depois de muitos anos sumidos e agora também com histórias solo.

Incorreta atualmente por mostrar Magali com problema de saúde, mesmo que seja inofensivo, mas tudo que dê pena nas crianças ou as traumatizem eles evitam. Também não gostam de colocar absurdos com a fome exagerada da Magali como ela querer comer fantasia de melancia do Cebolinha por estar desesperada para comer e não fazem mais histórias sobre Carnaval e bailes a fantasia por não ser apropriadas para crianças. Os traços ficaram muito caprichados, típico de histórias de miolo do início dos anos 1980.

Foi republicada depois 2 vezes, a primeira em 'Almanaque da Mônica Nº 10' (Ed. Globo, 1989) e depois em 'Coleção Um Tema Só Nº 10 - Magali A Comilona (Ed. Globo, 1995). Em 1989 poderiam ter reservado para o 'Almanaque da Magali Nº 1', mas é que estavam colocando bastante presença dela nos gibis, seja histórias solos ou participação maior nas histórias dos outros até em republicações nos almanaques para ajudar na divulgação do lançamento da revista da Magali naquele ano.

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 10' (Ed. Globo, 1989)
Capa de 'Coleção Um Tema Só Nº 10 - Magali A Comilona' (Ed. Globo, 1995)
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/02/magali-hq-uma-semana-sem-melancia.html

Charges/Cartuns! ★ N°228.201 a N°228.300