sábado, 3 de janeiro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°259 - Cascão e Nimbus: HQ "Amizade... ou Interesse?"

_CC_206.jpg (507×730)
Capa de 'Cascão Nº 206" (Ed. Globo, 1994)
Mostro uma história muito divertida de quando o Nimbus pensou que o Cascão era o seu amigo só para saber da previsão do tempo. Ela tem 10 páginas no total e foi publicada em 'Cascão Nº 206' (Ed. Globo, 1994).

Cascão aparece cheio de intimidade quando o Nimbus está conversando com o Xaveco e o Jeremias,  pedindo para eles darem uma volta e contar as novidades. Nimbus diz que não tem nenhuma e o Cascão pergunta se o pai meteorologista dele está bem e se vai chover naquele dia.
CC_HQ__Amizade_ou_interesse+(01).jpg (482×730)
Nimbus responde que não, que o tempo vai ficar bom, com nebulosidade, e temperatura entre 20 e 25 graus. Cascão anota a informação na sua caderneta e vai embora. Então, o Nimbus fica com cara de desconfiado e a Mônica aparece perguntando se está com algum problema. Nimbus diz a ela que acha que o Cascão só se aproxima para saber da previsão do tempo. Mônica diz que o Cascão não é falso e Nimbus fala que mesmo assim vai fazer um teste no dia seguinte.
CC_HQ__Amizade_ou_interesse+(02).jpg (482×730)
No outro dia, Cascão aparece de novo querendo saber da previsão do tempo com sua caderneta na mão. Nimbus responde que não sabe do tempo porque o seu pai foi despedido e não é mais meteorologista. Diz ainda que arrumou emprego de motorista de táxi. Cascão fica com cara de tacho e triste porque agora previsões do tempo, nunca mais.

Antes do Cascão ir embora, Nimbus pergunta a ele se ainda não quer papear com ele, "o seu grande amigo", e o Cascão responde que não vai dar, que fica para outra hora. Nimbus fica uma fera, confirmando que o Cascão só era amigo por interesse. Por causa disso, resolve fazer um plano para dau uma lição no Cascão.
CC_HQ__Amizade_ou_interesse+(03).jpg (481×730)
Nimbus vai para casa, e telefona para o seu pai, perguntando como vai ficar o tempo. Seu Nimbão fala que vai chover muito forte e ele acha ótimo. Quando desliga, o Seu Nimbão estranha o filho achar ótimo que vai chover e até pensa que não era o filho do outro lado da linha.

Em seguida, o Nimbus telefona para o Cascão, que diz a mãe que liga depois porque está ocupado. Nimbus ouve e pensa que o Cascão está o evitando. Nimbus diz a Dona Lurdinha que é sobre a previsão do tempo e o Cascão corre para atender. 
CC_HQ__Amizade_ou_interesse+(04).jpg (482×730)
Cascão pergunta se o pai dele não tinha sido despedido, e o Nimbus responde que deu tempo ainda de fazer a última previsão. Ele fala que vai fazer um Sol de rachar e que seria bom ele sair de casa para não morrer de calor. Nimbus desliga o telefone rindo, falando que o Cascão vai sair de casa pensando que vai fazer Sol e vai tomar a maior chuva. Tudo como vingança pelo Cascão ter sido falso com ele.
CC_HQ__Amizade_ou_interesse+(05).jpg (484×730)
Mais tarde, o Nimbus está lendo no quarto dele e o Cascão aparece. Nimbus reclama com a sua mãe por ter deixado entrar e foge pela janela para o Cascão não descobrir o seu planoinfalível. Na sala, Cascão vê o Nimbus do lado de fora da casa e corre atrás dele, e consegue pegá-lo pelos pés. 

Cascão avisa ao Nimbus que ficou preocupado com o pai dele foi despedido e foi comprar o jornal, por isso que não queria atender o telefone. Quando o Nimbus falou que ia fazer Sol, ficou aliviado, mas depois foi cinferir, viu que ia chover muito em todo o estado. Achou que por isso que o pai dele foi despedido e a partir de agora, ele compraria jornal todo dia para informar ao Nimbus da previsão do tempo.
CC_HQ__Amizade_ou_interesse+(06).jpg (487×730)
Nimbus chora comovido com a atitude do cascão e entrega o plano, falando que mentiu que o pai foi demitido e foi um tudo um plano. E lamenta que agora o Cascão não vai querer nem olhar para a cara
dele. Cascão diz que ele é um bobão, mas perdoa e os dois se abraçam, continuando amigos. Até que nessa hora, troveja e começa uma tempestade para o desespero dos dois e se escondem rapidamente em uma caverna. No final, lá na caverna, Cascão pergunta ao Nimbus se ele é amigo dele mesmo ou só por que ele sempre consegue arrumar bons lugares para esconder da chuva, deixando o Nimbus sem graça.
CC_HQ__Amizade_ou_interesse+(07).jpg (494×730)
Acho essa história muito engraçada. até dá impressão mesmo que o Cascão se aproximava do Nimbus só para saber da previsão do tempo, até tudo ser esclarecido no final. E dá para notar que não era só o Cebolinha que fazia planos infalíveis, qualquer personagem fazia, de acordo com seus interesses. 

Só ficou um mistério de por que o Cascão anotava as previsões na caderneta. Pode ser para não esquecer do que o Nimbus falou, ou então para cobrar dele, se a previsão saísse errada, ou fazer um levantamento ao final do mês, então isso fica pela interpretação do leitor.
CC_HQ__Amizade_ou_interesse+(08).jpg (483×730)
Essa história foram uma das primeiras do Nimbus, que na época eram mais voltadas à meteorologia e o seu medo de raios de trovões. A MSP não devia ter tirado essas características do Nimbus, sempre rendiam histórias ótimas como essa.
CC_HQ__Amizade_ou_interesse+(09).jpg (480×730)
Os traços são excelentes, muito bem caprichados. Muito engraçada a cara do Cascão quando descobre que o Seu Nimbão estava desempregado e não teria mais previsão do tempo todo dia, a cara de revolta do Nimbus com raiva do Cascão quando foi embora e também com sorriso maquiavélico depois elaborando o plano infalível. Na história a coloquei completa. Legal também ver o Nimbus falando sozinho e a gente descobrir que ele não gostava de ser chamado de "Nimbão".
CC_HQ__Amizade_ou_interesse+(10).jpg (488×730)
Ela é incorreta pelo fato de mostrar desemprego do seu Nimbão, mesmo que foi de mentira. Assuntos sérios da sociedade como desemprego são evitados nas histórias atuais. E mentir sobre uma coisa séria também não é bem vindo.

Para saber mais detalhes sobre o Nimbus e também do Do Contra, entre AQUI.
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/11/cascao-e-nimbus-hq-amizade-ou-interesse.html

Charge N°36713!

chargedodia03.jpg (567×412)

Charge N°36712!

chargedodia04.jpg (567×413)

Ria...Se Puder N°4380!

relaxa.png (666×613)

Charge N°36711!

casso2.jpg (480×328)

Charge N°36710!

casso.jpg (480×320)

Animação do DIA : Brasileiro canta: Cotidiano!

Charge N°36709!

clayton2.jpg (291×360)

Charge N°36708!

clayton.jpg (471×360)