Capa de 'Cascão Nº 206" (Ed. Globo, 1994)
Mostro uma história muito divertida de quando o Nimbus pensou que o Cascão era o seu amigo só para saber da previsão do tempo. Ela tem 10 páginas no total e foi publicada em 'Cascão Nº 206' (Ed. Globo, 1994).
Cascão aparece cheio de intimidade quando o Nimbus está conversando com o Xaveco e o Jeremias, pedindo para eles darem uma volta e contar as novidades. Nimbus diz que não tem nenhuma e o Cascão pergunta se o pai meteorologista dele está bem e se vai chover naquele dia.
Nimbus responde que não, que o tempo vai ficar bom, com nebulosidade, e temperatura entre 20 e 25 graus. Cascão anota a informação na sua caderneta e vai embora. Então, o Nimbus fica com cara de desconfiado e a Mônica aparece perguntando se está com algum problema. Nimbus diz a ela que acha que o Cascão só se aproxima para saber da previsão do tempo. Mônica diz que o Cascão não é falso e Nimbus fala que mesmo assim vai fazer um teste no dia seguinte.
No outro dia, Cascão aparece de novo querendo saber da previsão do tempo com sua caderneta na mão. Nimbus responde que não sabe do tempo porque o seu pai foi despedido e não é mais meteorologista. Diz ainda que arrumou emprego de motorista de táxi. Cascão fica com cara de tacho e triste porque agora previsões do tempo, nunca mais.
Antes do Cascão ir embora, Nimbus pergunta a ele se ainda não quer papear com ele, "o seu grande amigo", e o Cascão responde que não vai dar, que fica para outra hora. Nimbus fica uma fera, confirmando que o Cascão só era amigo por interesse. Por causa disso, resolve fazer um plano para dau uma lição no Cascão.
Nimbus vai para casa, e telefona para o seu pai, perguntando como vai ficar o tempo. Seu Nimbão fala que vai chover muito forte e ele acha ótimo. Quando desliga, o Seu Nimbão estranha o filho achar ótimo que vai chover e até pensa que não era o filho do outro lado da linha.
Em seguida, o Nimbus telefona para o Cascão, que diz a mãe que liga depois porque está ocupado. Nimbus ouve e pensa que o Cascão está o evitando. Nimbus diz a Dona Lurdinha que é sobre a previsão do tempo e o Cascão corre para atender.
Cascão pergunta se o pai dele não tinha sido despedido, e o Nimbus responde que deu tempo ainda de fazer a última previsão. Ele fala que vai fazer um Sol de rachar e que seria bom ele sair de casa para não morrer de calor. Nimbus desliga o telefone rindo, falando que o Cascão vai sair de casa pensando que vai fazer Sol e vai tomar a maior chuva. Tudo como vingança pelo Cascão ter sido falso com ele.
Mais tarde, o Nimbus está lendo no quarto dele e o Cascão aparece. Nimbus reclama com a sua mãe por ter deixado entrar e foge pela janela para o Cascão não descobrir o seu planoinfalível. Na sala, Cascão vê o Nimbus do lado de fora da casa e corre atrás dele, e consegue pegá-lo pelos pés.
Cascão avisa ao Nimbus que ficou preocupado com o pai dele foi despedido e foi comprar o jornal, por isso que não queria atender o telefone. Quando o Nimbus falou que ia fazer Sol, ficou aliviado, mas depois foi cinferir, viu que ia chover muito em todo o estado. Achou que por isso que o pai dele foi despedido e a partir de agora, ele compraria jornal todo dia para informar ao Nimbus da previsão do tempo.
Nimbus chora comovido com a atitude do cascão e entrega o plano, falando que mentiu que o pai foi demitido e foi um tudo um plano. E lamenta que agora o Cascão não vai querer nem olhar para a cara
dele. Cascão diz que ele é um bobão, mas perdoa e os dois se abraçam, continuando amigos. Até que nessa hora, troveja e começa uma tempestade para o desespero dos dois e se escondem rapidamente em uma caverna. No final, lá na caverna, Cascão pergunta ao Nimbus se ele é amigo dele mesmo ou só por que ele sempre consegue arrumar bons lugares para esconder da chuva, deixando o Nimbus sem graça.
Acho essa história muito engraçada. até dá impressão mesmo que o Cascão se aproximava do Nimbus só para saber da previsão do tempo, até tudo ser esclarecido no final. E dá para notar que não era só o Cebolinha que fazia planos infalíveis, qualquer personagem fazia, de acordo com seus interesses.
Só ficou um mistério de por que o Cascão anotava as previsões na caderneta. Pode ser para não esquecer do que o Nimbus falou, ou então para cobrar dele, se a previsão saísse errada, ou fazer um levantamento ao final do mês, então isso fica pela interpretação do leitor.
Essa história foram uma das primeiras do Nimbus, que na época eram mais voltadas à meteorologia e o seu medo de raios de trovões. A MSP não devia ter tirado essas características do Nimbus, sempre rendiam histórias ótimas como essa.
Os traços são excelentes, muito bem caprichados. Muito engraçada a cara do Cascão quando descobre que o Seu Nimbão estava desempregado e não teria mais previsão do tempo todo dia, a cara de revolta do Nimbus com raiva do Cascão quando foi embora e também com sorriso maquiavélico depois elaborando o plano infalível. Na história a coloquei completa. Legal também ver o Nimbus falando sozinho e a gente descobrir que ele não gostava de ser chamado de "Nimbão".
Ela é incorreta pelo fato de mostrar desemprego do seu Nimbão, mesmo que foi de mentira. Assuntos sérios da sociedade como desemprego são evitados nas histórias atuais. E mentir sobre uma coisa séria também não é bem vindo.
Para saber mais detalhes sobre o Nimbus e também do Do Contra, entre AQUI.
Créditos ;) Marcos Alves > http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/11/cascao-e-nimbus-hq-amizade-ou-interesse.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário