sábado, 28 de dezembro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°781 - Do Contra: HQ "Para bom entendedor de piada"

Mostro uma história com o Do Contra perturbando os seus amigos quando estavam contando piadas. Com 6 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 98' (Ed. Globo, 1995).
Os meninos estão reunidos contando piadas e o Cebolinha conta a piada do Louco que pediu uma pizza e o cara da pizzaria perguntou se quer que corte em 8 pu 6 pedaços e o Louco falou que em 6 porque não estava com muita fome. Todos dão gargalhada da piada, Do Contra segura o riso e não ri  e Cebolinha pergunta ao Do Contra se gostou e ele responde que nem um tiquinho.
Em seguida, Cebolinha conta a piada em que o Louco pegou 2 copos antes de dormir, um com água e outro vazio. O com água seria se caso tiver sede e o vazio seria para caso não tiver sede. Do Contra segura de novo a vontade de rir, mas não ri. Cascão elogia que o Cebolinha conta piada muito bem e Franjinha pergunta ao Do Contra se não achou graça. Ele faz movimento na cabeça que não e Franjinha comenta que só porque eles gostaram e tem mania de ser diferente.
Nessa hora, chega a Mônica, vê que eles estavam contando piadas e resolve contar as dela. Cebolinha, Cascão e Franjinha gritam um não desanimador e Mônica cobra por que não e Cebolinha diz que não vê a hora de ela contar. Mônica pergunta o que o tomate falou para a banana: "Ai! Não tira a casca que eu fico todo vermelhinho". Eles acham ruim, Mônica pergunta se não vão rir e Cascão fala para continuar. Mônica diz que já acabou e Cascão fala que se ela não avisa, quando o Do Contra começa a dar gargalhada.

Mônica fica contente que ele riu e conta outra piada do que o sapato falou para a sandália: "Ai, assim você me deixa sem graxa!". Do Contra dá gargalhada e Mônica contra outra, em que o tijolo falou para a tijola: "Há um ciumento entre nós". Do Contra ri e os meninos vão cobrar, falam que é para parar de ele dar corda, que está rindo só para ser diferente e, assim, a dentuçona não para nunca e o ouvido deles não é pinico.
Mônica ouve tudo e dá uma surra nos nos 3 e vai embora junto com o Do Contra para contar um montão de piadas só para ele. Na hora, Do Contra saca uma pena que carregava e coloca próximo do sovaco. Mônica pergunta se ele estava fazendo cócegas o tempo todo com aquela pena. Do Contra confirma, falando que ele é diferente, mas não faz milagres, do jeito que ela conta mal as piadas, não há criatura que dê risadas. Mônica dá uma surra nele e no final Cebolinha, Cascão e Franjinha veem o Do Contra com olho roxo e comemoram que está igual a eles, mas Do Contra diz que não porque o olho roxo dele é no esquerdo.
Essa história é engraçada, Do Contra sempre quer ser diferente dos outros e fingia que não achava graça das piadas dos meninos e que ria das piadas da Mônica,  sendo que dessa vez se deu muito mal quando confessou que provocava cócegas com uma  pena para rir das piadas da Mônica, só que se contentou que o olho roxo foi o esquerdo e não o direito igual aos outros para não dizer que estava igual. As piadas contadas até que foram engraçadas.
Do Contra estava gostando das piadas dos meninos, só não demonstrou para ter o prazer de contrariar e perturbar os outros. Gostava quando ele se dava mal por causa dessa mania de discordar dos outros. Normalmente ele elogiava a Mônica ou concordava com as coisas dela para perturbar os seus amigos que xingavam ela e, assim, escapava das surras, mas tinha vezes apanhava quando confirmava que elogiava só para contrariar. Ainda assim ficava a dúvida se realmente ele gostava da Mônica quando a chamava de linda, fofa, etc, se ele estava falando só para ser diferente ou porque gostava da Mônica e aproveitava para se declarar em segredo.
Os traços muito bons, típico dos anos 90, o Do Contra acabou ficando com um nariz em formato de "c" ao invés do tradicional formato circunflexo, mas não ficou ruim. Interessante que a grafia do nome dele sempre aparece em negrito,  par anão confundir o nome dele com um adjetivo. Até que o Do contra desde que foi criado em 1994 não mudou muito a personalidade, só menos absurdos ao contrariar as coisas.

Ria...Se Puder N°6279 - Isso não tem graça Márcia!

Tiras N°12655 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Sílvia Grecco personifica a máxima "não é só futebol". É amor, respeito e inclusão. Em 2019, a mãe do Nickollas venceu o prêmio "Torcedor do Ano" da Fifa pela sua atuação ao narrar os jogos do Palmeiras para o filho. Pela sua linda história e dedicação Sílvia é a escolhida pelo Projeto Donas da Rua para fechar a década com chave de ouro. #DonaDaRua

Ria...Se Puder N°6278 - Meu anjo da guarda ao saber que foi sorteado novamente para cuidar de mim em 2020...

Tiras N°12654 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Ria...Se Puder N°6277 - "ÚLTIMO SEXTOU DE 2019"

Tiras N°12653 : Especial MIX nº251 - Blog do XANDRO!

Ria...Se Puder N°6276 - EU VOU PEGAR VOCÊ...

Tiras N°12652 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Ria...Se Puder N°6275 - O bom de beber com os amigos, é o apoio que eles dão...

Tiras N°12651 : PEANUTS/SNOOPY e seu amigos - Charles Schulz!

Ria...Se Puder N°6274 - "Tomar uma taça de vinho por dia ajuda a desestressar" Eu:

Tiras N°12650 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Ria...Se Puder N°6273 - MINHA RETROSPECTIVA 2019:

Tiras N°12649 : Garfield & seus amigos - Jim Davis!

Ria...Se Puder N°6272 - Quando me oferecem cerveja e eu aceito por educação...

Charges/Cartuns Especial N°85.100!

Charges/Cartuns N°85099!

Charges/Cartuns N°85098!

Charges/Cartuns N°85097!

Charges/Cartuns N°85096!

Charges/Cartuns N°85095!

Charges/Cartuns N°85094!

Charges/Cartuns N°85093!

Charges/Cartuns N°85092!

Charges/Cartuns N°85091!

Charges/Cartuns N°85090!

Charges/Cartuns N°85089!

Charges/Cartuns N°85088!

Charges/Cartuns N°85087!