sábado, 5 de dezembro de 2020

Submundo HQ N°336 - "Superman - Antologia": As Várias Faces do Homem de Aço...

As "Antologias" parecem ter se popularizado no mercado nacional diante da grande quantidade de títulos já lançados nesse formato: "Batman", "Homem-Aranha", "X-Men", "Thor", "Mulher-Maravilha", "Deadpool", entre outros... Agora, é a vez do 1º super-herói dos quadrinhos: O "Superman"!

"Superman - Antologia": O conteúdo completo da edição está aqui... São 15 histórias com: A 1º aparição do "Super" (em "Action Comics" nº 1), A "Origem do Superman", A "Morte do Superman" (em uma versão clássica), O "Retorno à Krypton", Os confrontos com "Lex Luthor" e "Brainiac", edições especiais comemorativas ao longo dos anos, e muito mais!

Confira abaixo:

"Superman"... Estreava em "Action Comics" Nº 1 (de 1938): Criado por Jerry Siegel & Joe Shuster. A revista estampava na capa um sujeito fantasiado levantando um carro com as próprias mãos. Heróis (aventureiros, detetives, indivíduos com ideais de honra e nobreza) já existiam nos gibis e na literatura, mas com super-poderes ainda eram novidade (apesar da inspiração em personagens PULP tipo: "Doc Savage"). Em suas primeiras aventuras, o "Superman" tinha poderes limitados e não voava (apesar de usar capa): apenas saltava na altura de um prédio. Também não lançava raios pelos olhos e nem tirava planetas de suas órbitas. Suas demonstrações de força eram basicamente: arrebentar correntes, fazer balas de revólver ricochetearem em seu peito, quebrar paredes de tijolos à socos, correr na velocidade de uma locomotiva, e coisas do tipo. A maioria dos vilões que ele enfrentava eram criminosos comuns, ladrões de banco, estelionatários, e cientistas loucos querendo dominar o mundo. O tempo foi passando, o "Super" se tornou um ícone das HQs no mundo todo, e suas origens e poderes foram sofrendo "alterações" nas fases Pré e Pós-CRISE, e nos diversos reboots e mudanças de equipes criativas ao longo de sua trajetória!
 
Tudo isto pode ser visto e acompanhado aqui, nesta prazerosa "Antologia" (que na minha opinião é a MELHOR de todas lançadas até o presente momento - Devido à seleção mais apurada e raridades inclusas nesta compilação). São quase 20 histórias marcantes que revivem as diversas fases da carreira do "Superman". Ao lado de Jerry Siegel & Joe Shuster, obras de aclamados artistas como: John Byrne, Frank Miller, Grant Morrison, e Alex Ross (que faz a CAPA da edição) estão presentes nesta antologia, que reúne as edições originais: "Action Comics" 1-2 (A estreia do "Super"), "Superman 17" (em plena 2º Guerra Mundial), "Superman 53" (A "Origem do Super"), "Look Magazine 1940", "Action Comics 242" (Duelo com "Brainiac"), "Superman 141" (Retorno à Krypton), "Superman 149" (A "Morte do Super"), "Superman 233" (Kryptonita Nunca Mais), "Superman 247", "Action Comics 544", "Superman 400" (A Terra Primordial), "The Man of Steel 3", "Superman V2" 11, "Action Comics 662", "Action Comics 775", "Superman & Batman" (Mythology - de Alex Ross), "Action Comics 900", "Action Comics V2" 0 (Novos 52) e "Superman - Renascimento"!

A edição da Panini tem capa-dura e 384 pág (R$ 139,90)... O release oficial da editora (e que tá sendo replicado por lojas virtuais e diversos sites e canais de HQs) traz informações erradas sobre o conteúdo, omitindo algumas histórias ("Superman 233", "Mythology", e "Renascimento") e falando que o encadernado traz apenas 15 HQs, quando, na verdade, são quase 20. Contudo, nada que diminua o brilho desta edição: Que apresenta, de fato, uma bela seleção de material clássico e moderno do "Super" ao longo de seus mais de 80 ANOS de vida nos quadrinhos. São histórias que atravessam as Eras de Ouro, Prata, Bronze, e todos os recomeços cronológicos depois da "CRISE", dos "Novos 52", e o "Renascimento" (que encerra a edição). Aqui no Brasil, esse material já foi publicado pela EBAL (desde seus primórdios), Abril, e Panini (entre revistas mensais regulares e encadernados diversos, tipo: "Superman - Crônicas", e alguma coisa nas "Lendas" - de Curt Swan, por exemplo). Particularmente, nunca comprei nenhuma dessas "Antologias" (pelo fato da maioria trazer muito "arroz-com-feijão" e histórias manjadas), mas esta é a 1º que realmente me despertou interesse pela boa seleção de HQs (mais de 80% inédito na minha coleção, rs)!

Até+

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2020/11/superman-antologia-as-varias-faces-do.html

Tiras N°14597 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Jotalhão, Astronauta, Capitão Feio, Louco, Thuga, Piteco e Tina chegando para fechar com chave de ouro a sequência de personagens que integram a Jam Piece épica - pôster oficial da #CCXPWorlds! MSPnaCCXP.

Tiras N°14596 : Especial MIX nº501 - Blog do XANDRO!

Tiras N°14595 : Recruta Zero - Mort Walker!

Tiras N°14594 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14593 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°14592 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°14591 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14590 : GARFIELD - Jim Davis!

Ria...Se Puder! 😁 N°9441 a N°9450