sexta-feira, 28 de julho de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.176 - Chico Bento: HQ "Chico Mico"

Capa de 'Chico Bento Nº 170' (Ed. Globo, 1993)

Em julho de 1993, há exatos 30 anos, era publicada a história "Chico Mico" em que todos da vila confundem o Chico Bento com um macaco, dando muita confusão. Com 15 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 170' (Ed. Globo, 1993).

Chico Bento está roubando goiabas do Nhô Lau e resolve pegar uma mais no fundo da árvore, quando pega em um rabo e corre, pensando que era cobra peluda. Quando tacam uma goiaba na cabeça dele, vê que era só um macaquinho e Chico pergunta para ele se fugiu da floresta.

Nhô Lau grita, querendo saber quem estava no seu pomar, Chico foge com o macaco, falando que ele pode levar tiro de sal da espingarda, mas o macaco não porque está em extinção, aí corre para casa e esconde o macaco, que lhe dá um beijo e rabisca e rasga folhas do caderno da escola. Chico o manda largar as coisas da escola e o macaco se pendura no lustre do quarto.

Dona Cotinha chama o filho e esconde o macaco no armário. Chico diz que está tudo certo, Dona Cotinha pergunta se ele esqueceu do exame final da escola, ele responde que não, mas bem que queria esquecer e a mãe diz que é para ele ir se arrumando que já vai colocar o almoço na mesa. Chico tenta estudar, fala que estudou nada e vai ser reprovado e quem mandou ele ir roubar goiaba em vez de se ferrar nos livros. 

Chico fica com sono por causa da correria e dorme. O macaco sai do armário vestido com a roupa do Chico, pega o chapéu dele e vai para sala. Dona Cotinha acha que era o filho e lhe serve o almoço. O macaco joga comida para fora do prato e na mesa, Dona Cotinha reclama do comportamento dele e manda tirar o chapéu para almoçar. O macaco sobe na mesa, vai até a cesta de frutas, come todas as bananas e depois vai para rua. Dona Cotinha acha que o filho estudou demais e ainda diz que ele esqueceu a lancheira.

No caminho da escola, Zé da Roça e Hiro estão nervosos com o exame final e veem o macaco saltitante na direção deles e pensam que é o Chico achando que estudou dessa vez. Veem passando direto pela escola e eles buscam o macaco, falando que não vão deixar o Chico cabular aula e Hiro estranha que ele está com frio por ter vindo de agasalho debaixo da blusa. 

Na sala, o macaco se pendura no lustre e derruba a professora Marocas, que estava entrando na sala. Ela quer saber explicação do que significa isso que ele fez e Zé da Roça e Hiro falam que ele está perturbado hoje por ter estudado demais. Marocas fala que veremos se ele estudou mesmo e outra destas será expulso.

Marocas entrega as provas, diz que são 50 testes de múltipla escolha e assinalar cada resposta certa com um "X". Hiro empresta caneta para o macaco, que sobe na carteira e sai marcando "X" na prova toda. Marocas o manda se comportar e sair em cima da carteira e o macaco joga a prova na cara dela. Marocas fica braba, diz que foi a gota d'água para expulsá-lo, mas olha a prova e vê que ele acertou tudo e tirou nota Dez. A professora fica eufórica com o feito e se pendura no lustre, gargalhando como uma louca que o Chico tirou Dez e o macaco sai da sala.

Na rua, o macaco encontra a Rosinha, que pergunta o que ele achou do seu vestido novo, pensando que era o Chico. O macaco emite som de "Chiiiic" e Rosinha acha que ele disse que ela estava chique. Ela o leva até um tronco de árvore para namorarem, comenta que ele estava diferente hoje, mais bonito e se não ele não fosse tímido, daria um beijo nele, quando o macaco dá um beijão na boca dela, que desmaia.

O macaco pensa em bananas e volta para casa do Chico. Dona Cotinha chamou um médico para examinar o Chico que estava esquisito. O médico manda o macaco mostrar a língua, demonstra como é e o macaco puxa a língua do medico para fora e joga de volta e ele diz que é pior que pensava e resolve lhe dar uma injeção de calmante na bunda. Quando abaixa a calça, vê um rabo e Dona Cotinha acha que o filho virou um lobisomem e o médico diz que esta parecendo um "macacomem".

O médico manda levá-lo para o quarto para examiná-lo melhor deitado na cama, quando vê o verdadeiro Chico dormindo e o médico pensa que eles são gêmeos e foge porque dois desses não aguenta, receitando 2 aspirinas, vitamina C e cama e manda Dona Cotinha não o procurar mais porque está saindo de férias.

Dona Cotinha se pergunta quem é o seu filho verdadeiro, mas quando o Chico acorda, falando que só mais 5 minutos, descobre que ele era o filho. Chico pergunta o que a mãe estava fazendo com o macaco no colo e ela dá gargalhada. No final, Chico comenta a história com o Zé da Roça, diz que devolveu o macaco para floresta e não está contente porque ninguém percebeu que era o macaco que estava no seu lugar e que o macaco é melhor que ele em tudo com a Professora Marocas falando que ele era seu aluno preferido, a Rosinha pedindo para ele dar aquele beijo de novo e o menino pedindo para ensiná-lo como se pendura no lustre daquele jeito.

História engraçada em que um macaco fica no lugar do Chico Bento em suas atividades e ninguém o reconhece, pensando que era de fato o Chico. Depois do macaco aprontar muita coisa, Chico fica triste por saber que o macaco foi melhor que ele na sua rotina. Bom que o macaco era amistoso, bem mansinho, só não tinha entendimento dos humanos e faziam as coisas sem querer, só que acabaram dando certo, sendo o oposto da personalidade do Chico.

Interessante que ninguém reconheceu o Chico verdadeiro, nem a própria mãe, mostrando que era feio como um macaco. Se Dona Cotinha fosse no quarto assim que o macaco saiu após comer as bananas, ia ver o Chico lá e não precisava chamar médico, evitando confusão maior, aí só seus amigos e a professora que iam lidar com ele. 

Foi engraçado essa ideia de que sem querer o macaco se saiu melhor que o Chico. Como ele tirava nota baixa na escola, ganhou nota Dez na prova e não foi reprovado graças ao macaco, como era tímido com a Rosinha de não ter coragem de dar beijo nela, o macaco deu um beijão de tirar fôlego que a Rosinha adorou. Foi legal também Professora Marocas sendo derrubada e levando a prova na cara, ela se pendurando no lustre com o "milagre" de Chico ter tirado nota Dez, Rosinha achar o macaco mais bonito que o Chico, o macaco aprontando com o médico como puxar a língua dele e médico fugir de desespero.

Normalmente o Chico estudava de manhã  e nessa história ele estudou de tarde para dar mais coerência ao roteiro já que ele viu o macaco de manhã enquanto roubava goiaba do Nhô Lau. A Rosinha dessa vez não estudou com ele, mais comum era ela não estudar com ele, eram de turnos diferentes, mas como nunca teve padronização na MSP, tiveram muitas vezes também eles estudando juntos. Nessa, precisava mesmo Rosinha não estudar com ele para ter a piada do beijo na boca do macaco nela.

Incorreta atualmente por Chico ser comparado a animal, o macaco fazer coisas melhores que ele,  bicho silvestre com contato com as personagens, Nhô Lau com espingarda na mão e intenção de dar tiros de sal, namoro de crianças, beijo na boca na Rosinha e um macaco ter dado beijo nela e ter gostado, Chico matar aula para roubar goiaba, ser preguiçoso e ter fama de burro que sempre tira nota Zero nas provas e ser um milagre tirar nota Dez, o macaco puxar língua do médico, além de palavras proibidas como "roubar" e "Meu Deus!". O caipirês em 1993 já estava estabilizado, porém a palavra "mió" (melhor) foi mudada a partir dos anos 2000 para "mior" para não confundir com "mio" de milho em uma leitura rápida, então hoje alterariam essa palavra "mió".

Os traços ficaram muito bons, com um estilo característico dos anos 1990 com personagens mais fofinhos. Em 1999 essa história em quadrinhos virou desenho animado e o roteiro do desenho seguiu fiel aos quadrinhos com poucas adaptações e que foram bem insignificantes sem tirar sentido real da história em quadrinhos. Como teve muitos movimentos, não foi a toa que virou desenho animado. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/07/chico-bento-hq-chico-mico.html

Charges/Cartuns! ★ N°246.101 a N°246.200