sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mauricio de Sousa Produções: visitando a fábrica de sonhos!

Como um dia inteiro em visita ao estúdio de Mauricio de Sousa me realizou como fã de quadrinhos.

Marcus Ramone Embora em 2005 eu tivesse conhecido o criador da Turma da Mônica pessoalmente e nos anos seguintes continuássemos nos comunicando ocasionalmente por e-mail, somente no final de 2008, quando estive em São Paulo, visitei o estúdio e sede da Mauricio de Sousa Produções.

Para mim, um fã incondicional dos personagens de Mauricio de Sousa desde criança e que jamais se imaginou um dia visitando a fábrica de sonhos, foi um dos momentos mais marcantes que já vivi.

Mauricio de Sousa e Marcus RamoneTendo o amigo Sidney Gusman como cicerone, lá fui eu adentrando o enorme prédio de vários andares, que um dia abrigou a Editora Abril.

O gigantesco símbolo da MSP na fachada, com a imagem de um sorridente Bidu, me recepcionou e, confesso, fez com que eu sentisse um frio na barriga.

No elevador próximo à recepção, a vez de o Louco, desenhado na porta, parecer acenar para mim.

Fomos direto para o andar dos quadrinhos, de onde saem as HQs Flávio Teixeira e Marcus Ramoneque mensalmente fazem a alegria de crianças, jovens e adultos. Ali, conheci de perto alguns roteiristas com os quais só tinha contato por e-mail, como o Flávio Teixeira - o responsável por ter transformado a mim e ao Marcelo Naranjo em personagens da minissérie Tina e os Caçadores de Enigmas - Aventura no Triângulo das Bermudas.

Vi em primeira mão algumas histórias que estavam sendo desenhadas e seriam lançadas apenas alguns meses depois. Acompanhei o processo de produção dos gibis e conversei um pouco com esses profissionais que há décadas me proporcionam bons momentos de lazer. E conheci o verdadeiro Louco, o desenhista Sidney Salustre, inspirador do personagem criado por Márcio Sousa, irmão de Mauricio.

Arquivo da Turma da MônicaTambém vi - e toquei- vários originais de HQs e tiras clássicas da turma do Bairro do Limoeiro e de outros personagens de Mauricio de Sousa que andam esquecidos e nem são mais publicados.

Mauricio também fez questão de que eu conhecesse sua coleção particular de quadrinhos. Eram tantos, tão antigos e raros, que me senti numa viagem ao tempo em que a variedade e a quantidade de gibis no Brasil eram mais generosas. Havia ali personagens dos quais eu nunca ouvira falar.

E por falar no dono daquilo tudo, Mauricio me recebeu com aquela simpatia que todos vemos nos jornais, revistas e TV e que faz parte dele. O sorriso aberto precedeu sua pressa em se levantar de frente da mesa e se dirigir a mim com os braços abertos e, em seguida, me dar aquele abraço fraternal que anos antes havia me oferecido.

A amistosa conversa que teve início passou, claro, por assuntos relacionados à Mônica e sua turma. Nem mesmo uma reunião de negócios que o aguardava foi capaz de limitar o tempo que o sempre atencioso quadrinhista me reservou.

Marcus "Cebolinha" RamoneDepois, fui conhecer todo o resto do prédio.

Passei pelo estúdio de desenhos animados; visitei o depósito onde são guardados os cenários e as fantasias da equipe teatral da Turma da Mônica - assisti até a um ensaio - e não resisti à ideia de posar para uma foto usando a máscara do Cebolinha; e cada lugar dava a sensação de que estávamos em uma revista em quadrinhos e destoávamos daquele ambiente de cartuns, cores e diversão.

É claro que há muito a dizer sobre esses momentos. Mas para Mônica e Marcus Ramonedescrevê-los eu teria que recorrer a adjetivos tão exagerados que somente meus sentimentos entenderiam ser necessários. Que fiquem apenas em minha memória.

Ah, pensa que me esqueci da Mônica? Conheci a própria - a foto está aí para comprovar.

Ao final desse memorável dia, me despedindo daquele lugar fantástico, Mauricio de Sousa disse que a MSP está de portas abertas para que eu a visite sempre que quiser.

Olha lá, Mauricio, foi você quem pediu. Quem sou eu para contrariá-lo?

Estúdio MSP

Marcus Ramone também fez uma visita ao Parque da Mônica e teve o privilégio de levar uma coelhada da Mônica.

[MSP_Logo-50-anos.jpg]
Por Marcus Ramone
http://www.universohq.com.br

Charge N°3975!

[AUTO_juniao.jpg]

Ria...Se Puder N°1135!

[caobravo.jpg]
Animal Errado

Charge N°3974!

[AUTO_pelicano.jpg]

Asterix nos Jogos Olímpicos em DVD !

[asterix.jpg]
A PlayArte revelou a data de lançamento do DVD de Asterix nos Jogos Olímpicos, terceiro filme com atores do personagem, lançado nos cinemas em 2008. Sai no próximo dia 20, segunda-feira. O preço médio do disco é de R$ 39,90, como divulgou a produtora.
[119.jpg]
A produção, protagonizada por Clovis Cornillac (Asterix) e Gerard Depardieu (Obelix), conta a história do herói gaulês em uma disputa de jogos entre os romanos e os gregos. Tem participações do ator veterano Alain Delon, do jogador de futebol aposentado Zinedine Zidane, e do corredor Michael Schumacher, que também já pendurou o boné.
[60p.jpg]
Por : Artur Tavares
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=21417

Charge N°3973!

[AUTO_lute.jpg]

Ria...Se Puder N°1134!

Melhor que a Maioria
Melhor que a Maioria

Charge N°3972!

[AUTO_myrria.jpg]

Tiras N°649:Tirinhas Vida Besta -Galvão!

Charge N°3971!

[mariano.jpg]

Ria...Se Puder N°1133!

Tênis Burguer!!!!
Tênis Burguer!!!!

Charge N°3970!

[AUTO_heringer.jpg]

Cotidiano - Viciados em Twitter!


Charge N°3969!

[AUTO_dalcio.jpg]

Ria...Se Puder N°1132!

Cadeira pra Cagão
Cadeira pra Cagão

Charge N°3968!

[AUTO_frank.jpg]