segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.132 - Uma história do Astronauta preso por extraterrestres

Capa de 'Mônica Nº 46' (Ed. Globo, 1990)
Mostro uma história em que o Astronauta é capturado por dois extraterrestres por explorar o planeta deles para o Rei dar uma grande punição ao Astronauta. Com 6 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 46' (Ed. Globo, 1990).
Astronauta está em uma missão de recolher rochas de variados planetas, sendo que dois extraterrestres, Mum e Tchibum, veem e vão abordá-lo que está roubando. Astronauta diz que só pegou umas pedrinhas e o Mum fala que as galácticas são as mais preciosas do planeta deles, é um dos crimes mais graves de lá.

Os ETs levam Astronauta até o Rei, que quer dar uma punição pelo roubo e diz que as leis são muito rigorosas no planeta. Aí fica em dúvida qual pior castigo dará se vai ser jogado no poço sem fundo, ser devorado pelos monstros do vale negro. Tchibum dá ideia de Astronauta comer as pedras que roubou e depois jogá-lo no rio e Mum deseja fritá-lo no azeite com cebolinhas e pimenta. O Rei acha tudo leve, Tchibum dá outra ideia e ele gosta.


 Assim, o Rei ordena como grande punição que o Astronauta será enviado sem nave, armas e víveres para um dos planetas mais terríveis do universo, um mundo violento onde há guerras intermináveis, fome e destruição, deixando Astronauta apavorado. Os ETs o levam para o transportador e ele vai parar no planeta Terra.

Astronauta se surpreende e fica feliz por estar no seu planeta em alguma cidade do Brasil. Ele aciona a sua nave pelo controle remoto que estava no uniforme, entra na nave e diz que o rei é idiota por mandar para o seu planeta, o tal "terrível planeta" e ri. No final, sobrevoando o planeta com desmatamento de árvores, poluição do ar e dos rios, Astronauta se pergunta do que está rindo.

História legal em que o Astronauta explora um planeta e é preso por extraterrestes porque não sabia que as rochas eram preciosas para eles e estava cometendo um roubo ao levá-las de lá. Como castigo diabólico, o rei o manda para o pior planeta do universo, que era a Terra, Astronauta, a principio até fica feliz, mas depois cai em si que o rei tinha razão ao ver tanta coisa ruim no seu planeta.

Teve seu lado filosófico e pra refletir no final, que gostavam de colocar nas histórias do Astronauta sempre que podiam. Afinal, um planeta com tanta violência, criminalidade, destruição de árvores, poluições de ar, de rios, pessoas mal educadas que jogam lixo nas ruas, é, sem, duvida, o pior planeta do universo, e dá refletir no que pode mudar para melhorar. Só a cena de Astronauta ver poluição, assaltos, ônibus cheios, lixo no chão assim que chega na Terra já davam indícios de ser um planeta ruim. Para os ETs ficar em um planeta assim seria pior do que morrer caindo em poço sem fundo ou ser devorado por monstros, etc, gostei da comparação.


Interessante que até colocaram um homem no alto no ônibus lotado, uma situação muito comum na época com pessoas no alto ou pendurados, se apoiando nas portas de ônibus ou trens superlotados em movimento,  os chamados "surfistas rodoviários" (ou "ferroviários", nos trens). Ficou uma ótima crítica social de problemas de transportes nas cidades. Vimos que órgão onde o Astronauta trabalha na BRASA (Brasileiros Anônimos), uma referência a NASA dos Estados Unidos e, assim, suas missões são coordenadas por eles, confirmando que ele é um astronauta brasileiro, de fato.

Incorreta hoje em dia por Astronauta se passar por ladrão, mesmo que sem intenção, os personagens principais não podem ter esse comportamento e ser chamado de ladrão, não pode também mostrar bandido assaltando homem com arma para não traumatizar  e evitam também histórias de reflexão e crítica sociais para crianças. Palavras "roubar" e "ladrão" são proibidas atualmente, assim como "diabólica" por não poder ter mais diabos nas histórias, e ser chamado de "louco" também não pode mais provavelmente para não confundirem com o personagem Louco. Alias, impressionante como era muito frequente a palavra louco nas histórias antigas, hoje tudo alteradas as falas assim em republicações.

Os traços muito bem desenhados que davam gosto de ver, legal os extraterrestres bem parecidos colocando duas faixas vermelhas no nariz do Tchibum para diferenciar do Mum e perceber melhor quem estava falando. Não teve um título, como de costume nas histórias do Astronauta  e legal a arte de mostrá-lo em uma prisão na letra "O", ou seja, não teve um título, mas mostrou o tema só com a arte. Eles eram criativos até nos títulos. As cores mais fortes porque estava em papel oleoso, ficavam bem quando tinham impressão em papel assim. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/02/uma-historia-do-astronauta-preso-por-extraterrestres.html

Charges/Cartuns! ★ N°228.401 a N°228.500