quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°777 - Chico Bento: HQ "Papai vai à escola"

Em setembro de 1989, há exatos 30 anos, era lançada a história "Papai vai a escola" em que o Seu Bento resolve começar a estudar por nunca ter tido oportunidade e vai estudar logo na sala do Chico Bento. Com 9 páginas, foi história de abertura publicada em 'Chico Bento Nº 70' (Ed. Globo, 1989).

Nela, Chico Bento pede para o seu pai ajudar no dever e casa e pergunta quem descobriu o Brasil. Seu Bento diz que não sabe porque não era nascido e a melhor maneira do Chico ficar inteligente é estudando e se ele ficar auxiliando vai acabar ficando preguiçoso.
Chico vai para o quarto e Seu Bento pergunta para a esposa, Dona Cotinha, quem descobriu o Brasil. Ela pergunta se ele não sabe e ele diz que não lembra e logo acaba confessando que não sabe, nunca teve chance de estudar, desde cedo teve que trabalhar na roça. Dona Cotinha diz que nunca é tarde para começar e pergunta por que não se matricula na escola. Seu Bento estranha estudar na idade dele e Dona Cotinha incentiva, falando que é bom e ele resolve se matricular naquele instante mesmo.

Seu Bento faz a matrícula na mesma escola do Chico e em seguida vai comprar cadernos e livros. Chegando em casa, Chico pergunta para que aqueles cadernos e Seu Bento diz que era para ele , para o ano que vem, pois os preços estão subindo que nem rojão. Chico vai dormir e quando acorda estranha que o pai não estava lá tomando café e a mãe diz que ele já saiu.
Chico vai para a escola e no caminho encontra o seu pai, só que ele estava com um boné gigante escondendo todo o rosto. Chico pergunta a Seu Bento se ele era novo lá. Seu Bento diz que sim e Chico acha a voz grossa e ele diz que estava rouco. Chico pergunta se ele vai para a escola e Seu Bento responde que vai, é o primeiro dia de aula dele e Chico fala que tomara que fiquem na mesma classe. Seu Bento diz que tomara que não, mas logo corrige que tomara que não seja em outra classe, ia ser bom estudarem juntos.
Na escola, Seu Bento diz que ele ia ficar naquela sala que param e tenta se despedir do Chico, mas ele avisa que estuda naquela sala, para o desespero do Seu Bento. Professora Marocas chega, dá bom dia para a turma e avisa que tem um novo coleguinha na sala de aula. Seu Bento diz que é para deixar isso par alá e manda começar logo a aula e ela entende a situação dele e começa a aula, mandando os alunos copiarem a lição que vai escrever no quadro negro.
Chega a hora do recreio e Chico pergunta a Seu Bento o que trouxe de comer e ele diz que nada. Chico pergunta se ele não quer um teco do seu lanche e ele diz que não. Em seguida, Chico pergunta se não quer brincar de pegador e ele não aceita. Zé da Roça aparece e pergunta quem era esse do lado dele. Chico diz que é um colega novo. Zé da Roça cochicha com Chico e logo eles atacam o Seu Bento para tirar o boné dele.  

Chico tira o boné e Seu Bento começa a chorar e quando o Chico vai devolver descobre que era o seu pai e pergunta se ele foi à escola para vigiá-lo. Seu Bento fala que foi para estudar mesmo, que o nunca teve oportunidade, sabe que o estudo é muito importante e queria que o filho tivesse orgulho dele, mas estava com vergonha. Chico diz que  não é vergonha nenhuma, afirma que ele está certo e achou muito bonita atitude dele e abraça o pai.
Eles voltam para a aula e Seu Bento asiste a aula normalmente sem disfarce e os alunos estranham um pouco ele lá. Na saída, Chico vai de cavalinho com seu pai para casa e os outros alunos acham legal. No dia seguinte, Chico e seu pai vão à aula juntos e quando chegam na escola, tem a  surpresa de outros pais entrando com seus filhos para estudarem, seguindo o exemplo do Seu Bento de voltarem a estudar por não terem tido oportunidade também, terminando assim.
Uma história muito bonita, mostrando  de uma forma divertida problema de adultos que não estudaram ou não concluíram estudos, a importância dos estudos na vida e na educação no país e que nunca é tarde para conquistar seus sonhos e não ter vergonha de algo que a sociedade impõe. No caso, Seu Bento nunca estudou e teve a chance na escola do Chico, mas tinha que driblar a vergonha de estudar junto com o filho, achando que que ele ia ter vergonha do pai estudar naquela idade, e acabou o Chico achando até bom isso. Bonito o final dos outros pais terem seguido a influência do Seu Bento de voltarem a estudar também.
O Seu Bento só estudou junto com o Chico nessa história e depois seguiu normalmente o estilo de histórias do Chico na escola. Na verdade, na MSP não tem coerência, antes e depois dessa história, tiveram outras do Seu Bento já estudado, ensinando para o Chico as coisas da escola  normalmente. Colocaram nessa o Seu Bento para ensinar essa lição de vida de forma mais familiar com os personagens, pois eles podiam muito bem terem ter colocado um personagem secundário no lugar.
A escola do Chico foi retratada dessa vez formando várias salas. Maioria das vezes, a escola dele é só uma casa comum na vila só com a turma dele e as vezes tem um quintal servindo como pátio de recreio. Uma vez ou outra era retratada como uma escola normal com outras salas e secretaria conforme roteiro de história e nessa história foi assim com outras turmas. Absurdo do Seu Bento ficar com boné e enxergar o que estava a seu redor, andar normalmente e até copiar matéria no quadro negro. Eram bons esses absurdos.
Os traços ficaram excelentes, da fase consagrada dos personagens. A Dona Cotinha apareceu sem lábios dessa vez, retornando um estilo que era nos primeiros números do Chico Bento na Editora Abril e aí uma vez ou outra ela aparecia sem lábios, mas de qualquer forma prevalecia com lábios. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

Tiras N°12589 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

O fim realmente chegou para os namoros de infância de Cascão e Magali, e talvez esteja rolando um clima entre eles! Seria esse o início de um par perfeito?

 Enquanto isso, a disputa pelo coração de Mônica está a todo vapor entre o Cebola e o Do Contra!
Como será que a vida amorosa do Limoeiro vai ficar depois disso tudo?

Disponível na Loja Panini: http://bit.ly/2OuoDWg

Ria...Se Puder N°6258 - O ROBERTO CARLOS É QUE NEM PARENTES...

Tiras N°12588 : Especial MIX nº242 - Blog do XANDRO!

Charges/Cartuns N°84560!

Charges/Cartuns N°84559!

Charges/Cartuns N°84558!

Charges/Cartuns N°84557!

Charges/Cartuns N°84556!

Charges/Cartuns N°84555!

Charges/Cartuns N°84554!

Charges/Cartuns N°84553!

Charges/Cartuns N°84552!

Charges/Cartuns N°84551!

Charges/Cartuns N°84550!

Charges/Cartuns N°84549!

Charges/Cartuns N°84548!

Charges/Cartuns N°84547!

Charges/Cartuns N°84546!

Charges/Cartuns N°84545!

Charges/Cartuns N°84544!

Charges/Cartuns N°84543!

Charges/Cartuns N°84542!

Charges/Cartuns N°84541!

Charges/Cartuns N°84540!

Charges/Cartuns N°84539!

Charges/Cartuns N°84538!

Charges/Cartuns N°84537!

Charges/Cartuns N°84536!

Charges/Cartuns N°84535!

Charges/Cartuns N°84534!

Charges/Cartuns N°84533!

Charges/Cartuns N°84532!

Charges/Cartuns N°84531!

Charges/Cartuns N°84530!

Charges/Cartuns N°84529!