domingo, 27 de outubro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°758 - HQ "Cascão tomou banho"

Dia 27 de outubro é aniversário do Mauricio de Sousa. Em homenagem, compartilho uma história com presença dele em que os funcionários da MSP se revoltaram e entraram em greve de não fazer mais histórias do Cascão até que ele tome banho. Com 13 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 92' (Ed. Abril, 1986).

Nela, Cascão está no lixão e faz um salto de trampolim como se o lixão fosse uma piscina, brinca um bom tempo no lixo e quando sai fala que dessa vez caprichou na sujeira. Do nada, Cascão ouve um grito e era a colorista da história, que havia desmaiado por não estar aguentando o cheiro do Cascão.

Nesse momento, Cascão perde as cores e fica tudo em preto e branco e quando a Irene acorda, pergunta o que aconteceu e ele fala que está caída no chão enquanto a história está em preto e branco e pega um lápis de cor exigindo para ela pintar de novo. Irene se recusa, diz que nunca mais vai pintar as histórias do Cascão e ele acha que é um brincadeira, se divertiram bastante e manda a Irene pintar a história.

Irene e todo o pessoal do estúdio da MSP olham sérios para o Cascão e vê que eles não estão de brincadeira. Irene diz que não é fácil pintar depois de ele tomar um banho de sujeira e decide então entrar em greve e só pinta de novo quando o Cascão tomar banho.

Cascão fala que que de repente gostou da história em preto e branco, deu mais charme e que ela pode ficar em greve no tempo que quiser e não vai tomar banho só porque ela não quer colorir as páginas dele. Aí de repente o Cascão vira uma caricatura  e descobre que todos os roteiristas, desenhistas e arte-finalistas da MSP entraram em greve também e não vão mais fazer histórias do Cascão. Ele diz que é uma besteirinha e o roteirista Reinaldo Waismann reclama que sempre que ele vai fazer as histórias do Cascão, a bronquite dele piora e a colorista Irene diz que a alergia dela a pó também piora.

Cascão tenta usar sua velha e infalível lábia pra convencê-los a fazer as histórias de novo, mas Reinaldo fala que não adianta usar lábia porque são eles que escrevem as histórias e sabem todos os truques do Cascão. Ele diz, então, se querem guerra, não vai tomar banho só porque eles querem, podem continuar em greve e não liga ficar no rascunho. Aí nessa hora, ele leva uma coelhada da Mônica. Cascão pensou que era um monstro, mas logo vê que a Mônica e todos os seus amigos estão como rascunhos também, já que eles participam das histórias dele.

Mônica, Cebolinha, Maria Cascuda e Bidu reclamam que estão feios como rascunhos, todos se assustam com eles e isso tudo porque o Cascão não quer tomar banho. Assim, eles pegam o Cascão à força, o carregam nos braços, o desenhista imediatamente desenha uma tina d'água e conseguem jogar o Cascão na tina e ele finalmente toma banho.

No mesmo instante, os leitores do Brasil e do mundo inteiro se impressionam que o Cascão tomou banho e o pessoal do estúdio comemora já que eles não vão mais ter falta de ar fazendo as histórias dele e comemoram mais ainda ao vê-lo limpo quando sai da tina, já sem ser desenhado como rascunho. Os personagens também voltaram o normal, já que eles acabaram com a greve após o Cascão ter tomado banho.

Cascuda se impressiona com o Cascão estava diferente sem os 2 quilos de sujeira, e na MSP, a Irene diz que ficou uma gracinha e bem melhor e o Sidão sugere que mude a nome da revista para "Limpão". Em seguida, Reinaldo ouve um barulho na porta, ele vai abrir e eram milhares de cartas de leitores pedindo para que o Cascão volte a ficar sujo. Mauricio de Sousa aparece desesperado, falando que estão quase arruinados, que as vendas estão caindo a cada dia, dizem que o Cascão limpo a revista não tem graça, o charme da revista era ele sujo e se as coisas continuarem assim vão ter que fechar a firma e Cebolinha nos quadrinhos diz que se a revista do Cascão acabar, eles acabam também.

Eles olham para o Cascão e tentam fazer de tudo para que ele volte a ficar sujo, só dão elogios que é um grande amigo, é uma gracinha e para ficar mais bonito é só ficar sujo de novo. Cascão estranha porque antes eles não pensavam assim e o desenhista desenha um lixão para ele entrar. Cascão não vai, falando que gostou de ficar limpinho, as pessoas não vão mais correr dele, pegar elevador sem ninguém reclamar.

Mônica chega perto do cascão e vê que ele estava de maquiagem. Reinaldo sopra o rosto dele e sai toda a maquiagem e descobrem que ele estava sujo como antes. Na tina tinha maquiagem e uma jarra d'água e o Cascão simulou que havia tomado banho. Mauricio pergunta quem desenhou a tina, e a desenhista estagiaria diz que foi ela porque não podia deixar o Cascão tomar banho, sempre achou fofinho o o Cascão sujinho. 

Mauricio dá de entender que ela estaria demitida, mas ele diz é que está de parabéns porque se não fosse ela, estariam arruinados e agora tudo voltou ao normal. Cascão brinca no lixão e o pessoal do estúdio e os personagens vão tudo para a janela recuperar o ar por não aguentarem o cheiro do Cascão lá dentro, com Mauricio destacando que tudo ao normal mesmo terminando assim.

Essa ´história é sensacional, muito criativa e cheia de absurdos. Os funcionários da MSP entraram em greve por estarem incomodados com o cheiro do Cascão, mas com medo da MSP falir e perderem o emprego se arrependeram e quiseram que ele voltasse a ficar sujo como antes. Só não contavam que ele não tinha tomado banho graças a desenhista estagiária que gostava do Cascão sujinho e no final conseguiu ficar mais sujo que era antes.

Legal ver o Cascão discutindo e dando ordem no pessoal do estúdio só porque era personagem em quadrinhos e muito engraçado quando o Reinaldo Waismann falou que ataca a bronquite dele e a Irene piora a sua alergia a pó quando fazem as histórias do Cascão. Rachei de rir nessa hora. Até deu impressão que ele tomou banho mesmo, mas felizmente conseguiu escapar do banho, ele sempre conseguia nem que seja da forma mais absurda. A princípio até parecia que eles entraram em greve por conta própria sem consentimento do Mauricio, mas depois deu para ver que o Mauricio apoiaram eles quando ele falou "estragamos tudo".

Eu gostava das histórias de metalinguagem com os personagens interagindo com o pessoal do estúdio. Naquela época era bem comum histórias assim e bom que ajudava os leitores a se familiarizar com quem estava por trás das histórias. Apareceram vários funcionários que trabalhavam lá na época, pena que a Rosana Munhoz não apareceu, afinal ela já era roteirista e desenhista há algum tempo, pelo menos os outros roteiristas apareceram como o Robson Lacerda e o Rubão.

Impublicável atualmente por conta do Cascão no lixão, fazendo apologia á sujeira e os funcionários da MSP como vilões e absurdos que não gostam mais de mostrar, afinal, os personagens estão no papel e eles não sentiriam o mal cheiro do Cascão, mas vale a fantasia e isso o que era bom nos gibis da turma. Quem sabe hoje em dia aconteceu isso mesmo do pessoal do MSP se cansar do Cascão e mudarem tanto o personagem, pois ele encontra bem diferente do que era, só falta darem o banho por completo. Foi uma das últimas histórias com o roteirista Reinaldo Waismann na MSP, já que ele saiu de lá ainda em 1986 para trabalhar com a Xuxa. Essa história não dá para saber quem fez, mas acredito que até seja dele, já que foi quem teve mais destaque.

Os traços perfeitos da fase consagrada dos personagens. Muito bom ver os personagens desenhados como rascunhos na hora que eles fizeram greve. Os roteiros são inicialmente feitos como rascunhos e depois que são desenhados, arte-finalizados e coloridos e durante essas partes da greve a história ficou como foi feita originalmente pelo roteirista. Interessante ver eles desenhando e colorindo tudo a mão, hoje em dia é tudo digital e tecnológico na MSP.

Foi republicada depois no 'Almanaque do Cascão Nº 40' (Ed. Globo, 1997). As imagens da postagem tirei do gibi original. A seguir a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque do Cascão Nº 40' (Ed. Globo, 1997)

Créditos ;)  Marcos Alves: https://blogdoxandro.blogspot.com/2019/10/arquivos-turma-da-monica-n757.html

Tiras N°12283 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Hoje é o dia dele, do "pai" de toda a turminha, o criador da Mônica, do Cebolinha, do Bidu e de muitos outros personagens que ganharam o coração de todo o país! Que ainda venham muitos aniversários com tanta alegria quanto ele já nos deu! Parabéns Mauricio!
Já faz 84 anos… é uma reflexão sobre o nosso tempo. O tempo presente. A vida presente. A habilidade de acompanhar mudanças de um jeito positivo, leve, divertido, sem perder a essência. Nesses 84 anos, Mauricio de Sousa criou mais de 500 personagens, um legado que transformou e segue transformando gerações. O que você pode fazer com o seu tempo? Feliz aniversário, Mauricio.

Ria...Se Puder N°6133 - NÃO SEI PORQUE VC CONVIDOU ELA ROBSON...

Tiras N°12282 : Especial MIX nº192 - Blog do XANDRO!

Charges/Cartuns N°81030!

Charges/Cartuns N°81029!

Charges/Cartuns N°81028!

Charges/Cartuns N°81027!

Charges/Cartuns N°81026!

Charges/Cartuns N°81025!

Charges/Cartuns N°81024!

Charges/Cartuns N°81023!

Charges/Cartuns N°81022!

Charges/Cartuns N°81021!

Charges/Cartuns N°81020!

Charges/Cartuns N°81019!

Charges/Cartuns N°81018!

Charges/Cartuns N°81017!

Charges/Cartuns N°81016!

Charges/Cartuns N°81015!

Charges/Cartuns N°81014!

Charges/Cartuns N°81013!

Charges/Cartuns N°81012!

Charges/Cartuns N°81011!

Charges/Cartuns N°81010!

Charges/Cartuns N°81009!

Charges/Cartuns N°81008!

Charges/Cartuns N°81007!

Charges/Cartuns N°81006!

Charges/Cartuns N°81005!

Charges/Cartuns N°81004!