quinta-feira, 10 de abril de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°142 - Gibis e produtos promocionais não comercializados nas bancas!

_minigibis_danone_(1).jpg (800×704)
Capas dos minigibis do iogurte Danone (1988)
Há algum tempo, havia falado das promoções e brindes que saíram nos gibis da Editora Abril e da Editora Globo, ou seja, o leitor comprava o gibi na banca e ganhava algum produto ou concorria a prêmios. Nessa postagem, eu faço o contrário e mostro alguns brindes e promoções não comercializados nas bancas e que eram distribuídos ao comprar algum produto no comércio. A maioria deles eram gibis e eram uma parecia da MSP com outra marca famosa e muito deles são raríssimos de encontrar por aí. 

O primeiro que relembro são os minigibis do iogurte Danone de 1988. Ao comprar o iogurte, ganhava-se um minigibi de algum personagem. Esses gibis tinham formato menor que os gibizinhos lançados em 1991, papel de capa e miolo em couché e tinham uma história inédita simples com cada personagem da edição.

As capas faziam referência às histórias. Só não me lembro muito ao certo quantas páginas tinham no total, acredito que eram por volta de 16 páginas. Tiveram minigibis da Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e Bidu. Como a Magali ainda não tinha gibi, colocaram um do Bidu no seu lugar para totalizar 5 edições diferentes.
_minigibis_danone_(2).jpg (778×730)
Capa e contracapa do minigibi do iogurte Danone do Cascão (1988)
Além dos personagens da Turma da Mônica ainda tinham também dos "Trapalhões" (com 5 gibis diferentes) e um do "Alegria". Estes produzidos pela Editora Abril, enquanto que os da Turma da Mônica, pela Editora Globo. Todos com os mesmos formato e número de páginas.
_minigibis_danone_(3).jpg (696×730)
Trecho da história do minigibi do iogurte Danone do Cascão (1988)
E ainda tinha uma promoção incluída. Se comprasse o iogurte Danone e encontrasse um vale-brinde ainda ganhava assinaturas de gibis da Turma da Mônica, Trapalhões e Alegria. Provavelmente, o vale-brinde indicava qual pacote de assinatura que a pessoa ganhava. Foram distribuídas 1000 assinaturas de gibis ao todo.
_minigibis_danone_(4).jpg (1080×730)
Trecho da história do minigibi do iogurte Danone do Chico Bento (1988)
Eu lembro que tive os gibis do Cebolinha, do Cascão e um dos Trapalhões. Eram bem simples mesmo e agradavam em cheio as crianças, principalmente em fase de alfabetização. Os traços eram muito bons. Pena que perdi e adoraria ter todos esses minigibis, em especial os que já tive.
_minigibis_danone_(5).jpg (372×730)
Capas do minigibis do iogurte Danone dos Trapalhões (1988)
Em 1990, teve a famosa promoção dos gibis da "Coleção Coca-Cola". Para ganhar, você juntava 15 tampinhas ou selos de copos da Coca-cola ou de outros refrigerantes participantes da promoção e trocava por um gibi ou pela caixa. Servia qualquer refrigerante do grupo Coca-cola, como os refrigerantes Fanta, Sprite, Guaraná Taí e Diet Coke. E a promoção durou 45 dias, ou seja, as trocas das tampinhas tinham que ser nesse prazo. 

Tinham gibis dos 5 personagens principais com uma mistura de histórias inéditas e republicações de histórias da Editora Abril até 1985, que era até quando era permitido até então. Para saber mais detalhes dessa promoção, entre aqui. Abaixo, uma propaganda da promoção que circulava nos gibis.
_cocacola+(4).jpg (513×730)
Propaganda tirada de 'Cascão Nº 98' (Ed. Globo, 1990)
Em 1993, tiveram os minigibis da pilha Rayovac. Ao comprar as pilhas ganhava um gibi diferente de cada personagem. O formato era menor que os dos gibizinhos e tinha um de cada personagem dos 5 principais. A capa era só ilustração do personagem e tinha uma história inédita em cada um.
_minigibis_rayovac_(1).jpg (566×730)
Algumas capas dos minigibis das pilhas Rayovac (1993)
Além disso, elas vinham no seu interior cupons que você enviava para concorrer a vários prêmios (TVs de bolso Casio, Teclados casio, Walkman, super mini games e Maquinas fotográficas Charman). Eu nunca tive nenhum desses minigibis, nunca vi nas lojas na época e só fui saber disso só há alguns anos. Adoraria tê-los também. 
_minigibis_rayovac_(2).jpg (461×730)
Capas e contracapas dos minigibis das pilhas Rayovac da Mgali e do Cascão (1993)
Ainda em 1993, foi lançado os Chocolates da Turma da Mônica da Nestlé. Ao comprar o chocolate, dessa vez não ganhava um gibi e, sim, um cartão-postal exclusivo dos personagens para colecionar nas embalagens de 3 unidades. 

Ou seja, além de saborear um chocolate delicioso com o personagem em alto-relevo de chocolate branco, ainda podia colecionar cartões-postais da turma. Muito bom. Pena que não tenho mais nenhum desses cartões. E por volta de 1995, teve uma nova remessa de cartões.
_chocolate_nestle.jpg (501×730)
Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 80' (Ed. Globo, 1993)
Em 1998, quem comprava Band-aid ganhava um 'Almanaque do Gibizinho da Mônica'. Foram distribuídos 2 diferentes, correspondendo reedições dos "Nº 1" e "Nº 2" lançados nas bancas no mesmo ano. Só que diferente dos vendidos nas bancas, tinham capa cartonada, com menos páginas (enquanto os da banca tinham 132 páginas, esses vinham em torno de 100 páginas). E curioso que metade das histórias eram iguais aos originais, e a outra metade tinham histórias diferentes. Abaixo, a capa da "Nº 2" dessa versão Band-aid que eu tenho.
_AGBZ_2_(1998).jpg (510×730)
Capa do 'Almanaque do Gibizinho da Mônica Nº 2' - versão Band-aid (1998)
Não posso deixar de falar também dos diversos gibis educativos promocionais que são distribuídos desde os anos 70 e continua até hoje em escolas, feiras, congressos e palestras. Gibis que muitos nunca se ouviu falar e nem imagina que existem. São de formatos diferentes, sendo a maioria de gibis convencionais, mas cada um é um caso. Normalmente, vêm com histórias inéditas, em parceria com o governo, educadores e empresas, explicando sobre um determinado assunto em questão de interesse da população. 

Já tiveram gibis falando sobre os mais variados assuntos, como cuidados com o lixo, energia elétrica, cidadania, bolsa de valores, Estatuto da Criança e do Adolescente, Ministério Público, entre tantos outros. Quase todos com histórias inéditas e outros com republicações dos gibis, como o "Orelhão", que foi a história de abertura na íntegra de 'Mônica nº 100' (Ed. Abril, 1978).
_gibis_promocionais_01.jpg (526×730)
Propaganda tirada de 'Magali Nº 57' (Ed. Globo, 1991)
Eu tenho alguns (bem poucos) que consegui em sebo, mas 2 deles eu consegui realmente da forma tradicional, ou seja, de graça. O "Campanha de orientação ao alérgico" (original de 1991) eu consegui no mesmo ano, quando fui ao pediatra e na sala dele tinha a revista, aí eu dei uma olhada e o médico perguntou se eu queria e então ficou pra mim. E a outra foi a da "Energia Elétrica" (original de 1992) que ganhei na escola em 1995 em uma palestra sobre eletricidade que teve lá e distribuíram lá. Interessante que nessa revista vinham também adesivos da turma sobre eletricidade, que hoje eu perdi. Eu ainda tenho essas revistas até hoje. 

Esses gibis promocionais só compro quando encontro bem barato nos sebos, porque até que não tenho tanto interesse, já que as histórias são muito educativas e não costumo gostar de histórias assim. Por isso tenho poucos.
_gibis_promocionais_02.jpg (515×730)
Propaganda tirada de 'Magali Nº 119' (Ed. Globo, 1994)
E recentemente tem também edições "Número zero" que foram distribuídos na Bienal do Livro para marcar o lançamento das revistas. Até agora, já tiveram da Turma da Mônica Jovem, Pelezinho e Chico Bento Moço. O da TMJ foi história inédita e os outros republicações. Os da TMJ e Pelezinho foram distribuídos também em gibis da Panini.

Como podem ver, todos esses gibis e produtos são itens raros e de colecionador, que não encontra fácil por aí. Eu mesmo não tenho quase nenhum deles, infelizmente. O mais fácil de encontrar são os da "Coleção Coca-Cola", os outros quando consegue, os preços são nas alturas. Como a maioria não tenho, as imagens com 6 minigibis da Danone e os da pilha Rayoc são do William Aoqui e as outras foram encontradas na internet. Já as imagens mostrando propagandas dos gibis são da minha coleção.

Podem haver outros brindes e promoções fora desses da postagem. Reuni apenas os que eu lembrei, mas capaz de terem outros e se eu encontrar outros, faço alguma outra postagem mostrando o que ficou de fora. 
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/04/gibis-e-produtos-nao-comercializados-nas-bancas.html

Charge N°33274!

cartumdodia3.jpg (567×412)

Charge N°33273!

chargedodia011.jpg (567×412)

Charge N°33272!

chargedodia07.jpg (567×412)

Charge N°33271!

chargedodia05.jpg (567×412)

Tiras N°5671 : Fala Menino - Luis Augusto!

Fala Menino! : Cuidados Especiais.

Fala Menino! : Bem Cuidado.

Charge N°33270!

chargedodia09.jpg (567×412)

Charge N°33269!

chargedodia06.jpg (567×412)

Charge N°33268!

chargedodia08.jpg (567×412)

Charge N°33267!

chargedodia010.jpg (567×412)

CINEMA : Estreias de Filmes da Semana - 10 de Abril!

Capitao America 2
Hoje eu quero voltar sozinho
cortinas fechadas
Confira agora os filmes que chegam às telas em 10 de abril e saiba onde eles estão sendo exibidos:

Capitão América 2 – O Soldado Invernal

O segundo filme do Capitão América adapta a história do surgimento do Soldado Invernal nos quadrinhos.
Ação - (Captain America – The Winter Soldier) EUA, 2014. Direção: Anthony Russo e Joe Russo. Elenco: Chris Evans, Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson, Robert Redford, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Cobie Smulders, Frank Grillo, Emily VanCamp, Maximiliano Hernández, Callan Mulvey. Duração: 136 min. Classificação: 12 anos.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Leonardo é um adolescente cego em busca de independência. Seu cotidiano, a relação com a melhor amiga, Giovana, e a sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel.
Drama - Brasil, 2014. Direção: Daniel Ribeiro. Elenco: Guilherme Lobo, Tess Amorim, Fabio Audi. Duração: 95 min. Classificação: 12 anos.

Cortinas Fechadas

Um homem e uma mulher, em fuga por terem burlado leis islâmicas, se escondem em uma casa isolada.
Drama - (Pardé) Irã, 2013. Direção: Jafar Panahi, Kambuzia Partovi. Elenco: Kambuzia Partovi, Maryam Moqadam, Jafar Panahi. Duração: 106 min. Classificação: 14 anos.
Estreia no Rio de Janeiro.
cinema2014.png (620×350)

Charge N°33266!

clayton2.jpg (405×360)

Charge N°33265!

clayton.jpg (390×360)

Tiras N°5670 : Calvin & Haroldo - Bill Watterson!

calvinharodotira427.gif (603×196)
calvinharodotira428.gif (603×196)
calvinharodotira429.gif (603×196)

Charge N°33264!

AUTO_dalcio2.jpg (450×232)

Charge N°33263!

AUTO_dalcio.jpg (450×225)

Ria...Se Puder N°4171!

madrugada.png (459×459)

Charge N°33262!

AUTO_pelicano3.jpg (480×341)

Charge N°33261!

AUTO_pelicano.jpg (480×341)

Tiras N°5669 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

08.gif (530×170)
09.gif (530×170)
10.gif (530×170)

Charge N°33260!

AUTO_pelicano2.jpg (480×341)

Charge N°33259!

AUTO_pelicano4.jpg (480×341)

Animação do DIA : Cotidiano - Volta, Lula!

Charge N°33258!

1922346_758235680877024_8170138054081341639_n.jpg (720×375)

Tiras N°5668 : SNOOPY - Charles Schulz!

10247407_724829034234522_8285595906543945544_n.png (612×612)
 10014601_723792017671557_6813665531597694610_n.png (612×612)

Charge N°33257!

537117_745031268864132_1350257767_n.jpg (720×375)