sábado, 5 de outubro de 2019

Submundo HQ N°266 - "El Sorprendente Hombre Araña": E a "Gwen Stacy" Safadona...

Em tempos de "Aranhaverso" (e outras coisas do tipo envolvendo o Cabeça-de-Teia)... Vale a pena conhecer (ou relembrar - pra quem já tinha ouvido falar) o "Sorprendente Hombre Araña" mexicano:

Sim, a Terra do Chaves e do Chapolin já produziu um inusitado gibi do "Aranha" nos anos 70, com histórias nada a ver que se intercalavam com as oficiais da Marvel, e apresentavam uma "Gwen" hiper-sexualizada (a típica mocinha indefesa em poses sensuais pro herói salvar, rs)!

Confira abaixo:
Esta postagem é pra ser a 1º parte de uma série de "Quadrinhos pelo Mundo" (ou algo assim), mostrando diferentes versões de gibis famosos ao redor do planeta... E pra estreia, nada melhor do que o estranho e polêmico: "Homem-Aranha" mexicano. A Editora La Prensa, foi uma das primeiras (ao que me consta) a publicar material da Marvel fora dos EUA, iniciando o gibi aracnídeo ainda em 1963 (mesmo ano em que surgiu a revista americana: "The Amazing Spider-Man"). A versão mexicana, também revezava no mix histórias do "Homem-Formiga" e "Vingadores". O sucesso era tanto, que no começo dos anos 70 a editora resolveu publicar suas próprias histórias e aumentar a periodicidade da revista pra semanal. Foram uns 45 números que se passavam após a morte de "Gwen Stacy" nos EUA (em 1972), mas mantinham a mocinha VIVA (!) na versão mexicana! 

Raúl Martinez & José Luis Durán, eram os responsáveis pela produção mexicana, que, segundo contam as lendas urbanas (não fui a fundo pesquisar se eram verdade ou não) tinham o aval da Marvel na época, o que parece meio difícil de acreditar, mas enfim... "SE" fosse o caso de um material pirata (feito sem autorização da Marvel), também não seria algo estranho no mercado mundial, a exemplo da produção brasileira de "X-Men" (publicada na revista mutante da Editora GEP), que trazia aventuras produzidas no Brasil (e compiladas anos atrás em uma edição especial "PIRATEX", rs - já divulgada aqui no blog): Mas não vou entrar no mérito do material ser oficial, autorizado, pirata, ou não: Pois o que interessa mesmo (aqui pra esta matéria) é que foi produzido e impresso (com capas sensuais e provocantes, hehe)!

Entre os novos vilões criados pro aranha mexicano, tínhamos um "Hombre de Hierro" e um "Hombre Gigante" (sem relação nenhuma com os homônimos da Marvel), além de uma versão do casamento de Peter Parker com Gwen Stacy (ao invés da Mary Jane): Em que tudo era "apenas um sonho" (ou delírio), recurso bastante manjado pra faturar em cima de um evento importante e terminar dando um banho de água-fria no leitor, desconsiderando tudo logo em seguida. As tramas eram bem bobinhas, sem aprofundamento narrativo ou psicológico dos personagens, e mostravam basicamente a Gwen em poses excitantes (numa das capas acima, deixaram ela bem popozuda, kkk) e esperando ser salva pelo herói (no melhor estilo: "Penélope Charmosa"). Engraçado, é que em muitas capas ela se destacava até mesmo mais do que o próprio "Aranha" (que ficava em plano de fundo)!

Até+

PS: E a seguir aqui no "Submundo"... Uma matéria especial sobre a nova fase de ELITIZAÇÃO do mercado nacional, com publicações mais caras ($$$) que o normal, distribuição restrita, tiragens reduzidas, desleixo, e coleções canceladas. Afinal, que p* tá acontecendo? Não percam os próximos posts neste Bat-canal!
Submundo.jpg (611 × 452)

Tiras N°12126 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

“Se você encontrar um livro que realmente queira ler, mas ainda não foi escrito, você deve escrevê-lo,” recomendou Toni Morrison, uma das maiores escritoras de todos os tempos. Ela partiu no dia 05 de agosto, mas seu legado estará sempre vivo entre nós. A personagem Milena foi a escolhida para homenagear essa brilhante #DonadaRua da História.

Os 11 livros de Toni giraram em torno das mulheres negras com personalidades fortes e vidas marcantes, semelhantes à sua. Em 1993, ela recebeu o Prêmio Nobel da Literatura.


Mais informações: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php
Nessa foi difícil de acreditar, né Cascão?

Criado pela ONU Mulheres Brasil, o projeto ElesPorElas - HeForShe Brasil é um esforço global que busca envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres e meninas de atingir seu potencial.

Para celebrar os cinco anos do movimento, Mônica se caracterizou de Emma Watson, uma autêntica #DonadaRua. A atriz e ativista da humanidade é Embaixadora da Boa Vontade pela Onu Mulheres.

Tiras N°12125 : Will Tirando - Will Leite!

Tiras N°12124 : Mulher de 30 - Cibele Santos!

Tiras N°12113 : Especial MIX nº173 - Blog do XANDRO!

Ria...Se Puder N°6112 - BENÇÃO DO PASTOR...

Tiras N°12112 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

Tiras N°12111 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°12110 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°12109 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Charges/Cartuns N°79810!

Charges/Cartuns N°79809!

Charges/Cartuns N°79808!

Charges/Cartuns N°79807!

Charges/Cartuns N°79806!

Charges/Cartuns N°79805!

Charges/Cartuns N°79804!

Charges/Cartuns N°79803!

Charges/Cartuns N°79802!

Charges/Cartuns N°79801!

Charges/Cartuns Especial N°79.800!

Charges/Cartuns N°79799!

Charges/Cartuns N°79798!

Charges/Cartuns N°79797!

Charges/Cartuns N°79796!