sábado, 19 de fevereiro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.018 - Chico Bento: HQ "Chamada Oral... Desastre Total!

Em homenagem a volta às aulas em fevereiro, mostro uma história em que o Chico tenta enganar a professora Marocas para não responder perguntas de uma chamada oral. Com 7 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 250' (Ed. Globo, 1996).
Capa de 'Chico Bento Nº 250' (Ed. Globo, 1996)
Zé da Roça pergunta para o Chico Bento se ele estudou para a chamada oral da escola e ele diz que não deu, estava muito ocupado nos últimos 3 dias pescando, catando goiaba e nadando no rio. Zé da Roça chama Chico de maluco, a chamada vale nota e ele vai se dar mal. Chico diz que bolou um plano para escapar da encrenca.

Na escola, Professora Marocas fala que seria chamada oral de Geografia e tinha avisado no início da semana. Zé da Roça torce que não chame o Chico, mas é o primeiro a ser chamado. Marocas pergunta quais são os afluentes da margem direita do Rio Amazonas. Chico fala baixinho e rouco que não pode responder porque está com dor de garganta e tosse. Marocas diz que ele pode sentar sem responder, mas amanhã, quando estiver bom, vai chamá-lo de novo.

No dia seguinte, no caminho da escola, Zé da Roça pergunta se Chico estudou e ele diz que não pôde porque estava pintando um cartaz e ia vê-lo na aula. Na sala, quando Marocas chama o Chico, ele mostra o cartaz que piorou, a voz sumiu de vez. Então, ela combina de fazer a chamada para ele na manhã de segunda-feira, que até lá já teria melhorado.

Na segunda-feira, Marocas volta a fazer a pergunta para o Chico, que esta com um pano amarrado em volta do rosto e sem conseguir falar. Zé da Roça diz que o Chico está com boca inchada por causa de dor de dente e aí Marocas adia a chamada novamente. Na saída, a professora vê o Chico comendo e falando normalmente com Zé da Roça e Rosinha. Marocas grita com o Chico que ele estava a enganando, Chico disfarça que sarou e ela diz que amanhã tem chamada oral valendo nota para passar de ano e não vai aceitar desculpas esfarrapadas.

Assim, o Chico fica estudando a tarde toda, noite até durante a janta e madrugada sem dormir para fazer a chamada oral. No dia seguinte, ele vai para escola cabisbaixo e estava o tempo frio. Marocas chega e Chico fala que está pronto para ela fazer um monte de perguntas. Aí, Marocas mostra um cartaz que não pode, que agora é ela quem está com dor de garganta.

Muito engraçada essa história, com Chico Bento fazendo plano infalível para não responder a chamada oral na escola. Com o plano, ele esperava que a Marocas ia ficar com pena com dor de garganta dele e desistir de fazer chamada oral de vez, mas não contava que no dia que melhorasse, ele ia responder a chamada. Como em toda história de plano infalível é descoberto no final, Marocas descobriu e ele é obrigado a estudar para passar de ano só que dessa vez ele até se deu bem de certa forma com a Marocas ficando com dor de garganta, adiando mais uns dias a chamada oral, mas algum dia a professora vai melhorar e ele não vai escapar que responder as perguntas. 

Se o Chico estudasse, não precisava de nada disso. Como era preguiçoso e não queria nada com estudos e só queria saber de diversão, era o jeito enganar. Chico deu mole e podia conversar distante da escola e longe do caminho da professora. O Zé da Roça foi cúmplice, podia ser punido também. A Marocas foi ingênua também, podia investigar mais, como ele vai pra escola com dor de garganta, sem voz e com dor de dente. Ela também não devia ter ido para escola com dor de garganta. 

Era muito bom ver o Chico malandro, aprontando na escola e enganando a professora para não fazer prova. Hoje é incorreta por mostrar Chico enganando professora, não querendo estudar para se divertir no lugar, tudo é mau exemplo e não fazem mais. 

Histórias de plano infalíveis eram sempre boas, gostava quando tinham histórias de planos sem ser elaborados pelo Cebolinha. Os personagens não apanhavam no final, mas sempre se davam no final de qualquer forma. Planos do Chico eram excelentes também. 

A história focou a chamada só com o Chico para agilizar, ir direto ao ponto sem enrolação. Mas os outros alunos fizeram também. Alguns locais chamada oral é o mesmo que prova oral, vai de cada região. Os traços ficaram bons, bem caprichados, as cores com degradê com certa frequência, mas não em todos os quadrinhos como no segundo semestre de 1995. Eu gostava das cores assim com degradê, ficavam bonitas. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/02/chico-bento-hq-chamada-oral-desastre-total.html

Tiras N°16.531 : Especial MIX nº821 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16.530 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°16.529 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°16.528 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°16.527 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!