domingo, 28 de outubro de 2018

Arquivos Turma da Mônica N°670 - Mônica: HQ "A grande descoberta"!

Dia 27 de outubro, é aniversário do mestre Mauricio de Sousa. Em homenagem ao mestre, mostro uma história clássica em que o Mauricio conta por que a Mônica e outros personagens não terem dedos e unhas nos pés e o Cebolinha trocar o "R" pelo "L". Com 7 páginas, foi história de encerramento de 'Mônica Nº 190' (Ed. Abril, 1986).
Nela, Mônica vê a mãe no sofá e pergunta se está bem já que estava esticada como se tivesse levado uma coelhada. Dona Luísa diz que sim e foi porque pintou as unhas e está esperando esmalte secar. Mônica acha que ficaram bonitas as unhas e resolve também pintar as suas imaginando que os meninos iam achar que ia ficar bonita e que virou mocinha.
Mônica, então, pega o esmalte e lixa escondida das coisas da mãe e vai na rua pintar as unhas. Ela pinta as das mãos e quando vai pintar a dos pés, tem a grande descoberta: ela não tem dedos e unhas nos pés, lavando um grande susto por isso.

Cebolinha chega e pergunta o que aconteceu e ela diz que não tem unhas nos pés e pede para ele tirar os sapatos e eles veem que os pés dele são normais com dedos, unhas e um chulé danado. Cascão chega e Mônica vê que ele também não tem dedos e acha estranho eles não terem e o Cebolinha ter dedos e é chato por não pintar as unhas nos pés. Cascão acha que Cebolinha nasceu para pintar as unhas.
Então, Mônica tem a ideia de tirar satisfação com o Mauricio de Sousa para ele responder isso. Cebolinha, a principio não ia com eles por não ter defeitos, mas quando o Cascão debocha dizendo que é "pelfeito", fazendo referência a sua dislalia, Cebolinha também vai junto. Chegando na MSP, Mônica cobra do Mauricio por que ela e Cascão não tem dedos nos pés e Cebolinha pergunta por que ele fala "elado".
Mauricio explica que seria chato se todos os personagens em quadrinhos fossem iguais, não teriam originalidade. Que o personagem Pinduca dos anos 1930 era mudo e se ele falasse não conseguiria tanto sucesso e isso se chama característica, uma certa diferença em relação a outros personagens. Cita que Popeye tinha cachimbo de um lado e boca de outro, o Pato Donald não ter calças e Snoopy ser um cãozinho humanizado e isso tudo une a forma física com a personalidade dos personagens.
Mauricio destaca que por graças a tudo isso que eles são tão queridos por serem únicos e nunca vai haver outros personagens como eles. Mônica, Cebolinha e Cascão concordam e vão embora abraçados e no final Mauricio volta a sua mesa e faz um desenho da Mônica com dedos nos pés e acha que ficou horrível e, com isso, não vai mudar essa característica de dedos sem pés nos personagens até então.
Uma história bem interessante mostrando as características dos personagens. Legal ver o motivo do Mauricio para mostrar que são desenhados sem dedos nos pés e o Cebolinha trocar o "R" pelo "L". Os leitores sempre tem curiosidade porque eram desenhados assim e aí pelo visto resolveram criar uma história explicando sem ser didático. Engraçada a parte da Mônica descobrindo que não tem dedos e gritando antes de ser revelado o fato, como se fosse algo terrível.
Na verdade, é que o Mauricio tinha pressa de desenhar os personagens nas tirinhas dos anos 1960 para entregar para os jornais e acabava desenhando sem dedos, que na verdade a intenção seria o sapato embutido nos pés sem o traço de meia separando. Já os personagens criados no final dos anos 1960 já eram desenhados com sapatos normais. Como ficou de costume, acabou sendo adotado isso com os personagens que eram desenhados assim nas tirinhas de jornais, como Mônica, Cascão e Magali e nos gibis a partir dos anos 1970 de forma oficial como que eles não tinham dedos nos pés mesmo e ilustrada nessa história. Podiam ter colocado a Magali também na história,mas na época ela não era tão principal como os outros três.
Em 2008, já na Editora Panini, a MSP adota outro motivo oficial para justificar que eles são desenhados assim sem dedos nos pés. Emerson Abreu escreveu na história "Como montar uma Árvore de Natal" ('Cebolinha Nº 24') que eles usam meias o tempo todo e quando vão tirar tem os dedos normais. Desde então, essa é a versão oficial que a MSP adotou, já aparecendo outras vezes como em 'Mônica Nº 77' (Ed. Panini, 2013). Prefiro a versão clássica que realmente eles não tem dedos, acho isso de eles usarem meia forçado demais, acabando o encanto.
Os traços dessa história "A grande descoberta" muito bons, seguindo o estilo padrão da MSP. Interessante também outros personagens sem terem nome parodiados e falarem do Pato Donald da Disney, um concorrente da MSP ela Editora Abril até então. O momento incorreto da Mônica pintar unhas com esmalte da mãe, já que hoje em dia criança não deve pintar com esmaltes de adultos, no máximo com produtos próprios de criança, além de um lado preconceituoso do Cascão ao falar que não pinta unhas e do Cebolinha ter dedos para pintar unhas por ser coisa de mulher e hoje em dia diálogos assim não são mais feitos por ser discriminação e buylling.

Foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 50' (Ed. Globo, 1995), que foi de onde eu tirei as imagens da postagem. Abaixo, a capa desse almanaque:
Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 50' (Ed. Globo, 1995)
FELIZ ANIVERSÁRIO, MAURICIO!!!!
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/10/monica-hq-grande-descoberta.html

Charge N°67063!

Charge N°67062!

Charge N°67061!

Charge N°67060!

Charge N°67059!

Charge N°67058!

Charge N°67057!

Charge N°67056!

Charge N°67055!

Charge N°67054!

Tiras N°10367 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Que tal curtir as férias na MSP?! 
A MSP vai abrir suas portas para visitas durante as férias. 
Agora você não vai ter desculpas para não fazer uma visitinha, hein?! 
Nova agenda de visitas no link nos comentários.

Tiras N°10366 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°10365 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Charge N°67053!

Charge N°67052!

Charge N°67051!

Charge N°67050!

Charge N°67049!

Charge N°67048!

Charge N°67047!

Charge N°67046!

Charge N°67045!

Charge N°67044!

Ria...Se Puder N°5794 - Aí seu amigo vai na sua casa e diz que sua mãe é muito bonita...

Charge N°67043!

Charge N°67042!

Charge N°67041!

Charge N°67040!

Charge N°67039!

Charge N°67038!

Charge N°67037!