sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°881 - Chico Bento: HQ "Como diz o ditado..."

No Dia dos Professores(ontem), mostro uma história em que o Chico Bento dormiu durante o Ditado na escola, dando muita confusão. Com 3 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 220' (Ed. Globo, 1995).

Chico Bento e Zé da Roça estavam indo para a escola em dia de Ditado e Chico comenta que não gosta porque sempre dá sono. Na sala, Professora Marocas manda os alunos arrancarem uma folha de caderno para começar o Ditado e eles têm que transcrever na folha tudo que ela fala. Marocas começa com o cabeçalho, com nome da escola e data e em seguida o ditado em si.


Chico começa a ter sono até que cochila de vez enquanto ela está dizendo o texto do Ditado. Um aluno manda repetir e Marocas repete com o trecho "A professora" mais alto que o resto da frase. Chico desperta, escreve e volta a cochilar. Marocas continua com o outro parágrafo e um aluno manda falar mais alto e ela fala "está muito velha e feia!" mais alto, com Chico despertando nessa hora.

Continuando com o Ditado, ao falar que a escola precisa ser reformada, um aluno pergunta como é e ela repete alto "precisa ser reformada", despertando o Chico. Termina o Ditado, foi bem curtinho, todos entregam suas folhas para a professora Marocas. Quando ela lê o Ditado do Chico, ele escreveu apenas "A minha professora está velha e feia e precisa ser reformada". Marocas fica uma fera e dá zero para ele. No final, na saída da escola, Chico comenta com Zé da Roça que por isso não gosta de Ditado.


É muito engraçada essa história, bem curta e sem enrolação. O Chico Bento dorme durante o Ditado, só despertando e escrevendo  quando a Marocas fala mais alto e acaba escrevendo só que a professora está velha e feia e precisa ser reformada. No tempo que Chico era burro na escola, permitia essas pérolas nas revistas, era legal Chico levar nota zero na escola com suas trapalhadas, Marocas sofria com ele.

Impublicável hoje em dia já que o Chico é só bom aluno na escola, não pode dar mal exemplo de ser dorminhoco na aula e nem ofender a professora, mesmo que sem querer. Na verdade, quase nem tem mais histórias do Chico na escola hoje e quando tem, é só dando bom exemplo e com caráter educativo. Traços ficaram bons, bem típicos de histórias de miolo dos anos 1990. 


Nessa descobrimos que o nome da escola do Chico era "Escola de 1º grau de Vila Abobrinha", vimos que o lugar que o Chico morava já se chamava assim e tempo que ensino fundamental tinha o termo "1º grau" e Ensino Médio era "2º grau". A data de 26 de junho foi mês que a revista foi lançada e na história de abertura "Aniversário na escola" foi passada nos dias 30 de junho e 1º de julho, já que o Chico já tinha data de aniversário oficial de 1º julho e, portanto, a de abertura aconteceu depois dessa história do Ditado na mesma revista. Feliz Dia dos Professores!
Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/10/chico-bento-hq-como-diz-o-ditado.html

Tiras N°14291 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Outubro, no Brasil, é o mês da conscientização de um problema que leva mais de 800 brasileiros à morte por dia. É a parada cardíaca repentina, que pode diminuir se as pessoas, inclusive as crianças, tiverem as informações necessárias sempre que houver uma emergência.
O Instituto Mauricio de Sousa e o Incor elaboraram um material com a turminha sobre como atender alguém que pode ser acometido por essa situação, ensinando os primeiros socorros até a chegada do serviço de emergência. A campanha tem o apoio das entidades Kids Save Lives Brasil, Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Tiras N°14290 : Especial MIX nº461 - Blog do XANDRO!

Tiras N°14289 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°14288 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°14287 : Recruta Zero - Mort Walker!

Tiras N°14286 : O Coelho Nero - Omar Viñole!

Tiras N°14285 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14284 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14283 : GARFIELD - Jim Davis!

Ria...Se Puder! 😁 N°9021 a N°9030





Charges/Cartuns! ★ N°103861 a N°103870