segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°883 - Cascão: HQ "O pequeno Capitão Feio"

Em outubro de 1990 foi lançada a "Coleção Coca-Cola" e está completando 30 anos. Em homenagem, compartilho uma história da edição do cascão em que ele se tornou Capitão Feio por um dia quando o original estava com poderes fracos.

Com 9 páginas, começa com o Capitão Feio sorridente sobrevoando o céu e sujando tudo que encontra pela frente. Consegue sujar um menino, mas quando tenta sujar um cachorro não consegue. Ele vê que seu raio de sujeira concentrado falhou e percebe que está velho e não tem a mesa energia de antes e começa a chorar, achando que era o fim dele.


Capitão Feio encontra o Cascão brincando de embaixadinha e comenta que ele é a salvação, está ficando velho e precisa de alguém para continuar a obra dele. Cascão a princípio não aceita porque as pessoas gostam de tomar banho e Capitão Feio joga uma lábia, falando que ele é inteligente e sensível e que precisa mostrar para as pessoas o que é bom e um dia elas o agradecerão por isso. Cascão acaba aceitando e Capitão Feio transfere seus poderes a ele, que será multiplicada muitas vezes porque é jovem e cheio de vida.


Funciona e Cascão vira o novo Capitão Feio e o original vira uma pessoa comum. Cascão sobrevoa o bairro e Mônica, Cebolinha e Titi veem e gostam que ele estava voando que nem o "Super-Homão". Cascão suja todo mundo e Titi fala que está voando que nem Capitão Feio. Cascão ainda suja Bidu, Jeremias, Magali e Humberto, que tinha acabado de sair do rio. Anjinho pergunta como Cascão foi parar na nuvem e ele suja o Anjinho, que acha que o capitão Feio encolheu.


Anjinho encontra a turma toda suja, a ponto do Cebolinha tomar 10 banhos e não sair a sujeira. Anjinho encontra o Capitão Feio, que fala que passou a peteca para o seu herdeiro. Anjinho fala que Cascão é melhor que o original, que em todos os anos de experiência, Capitão Feio nunca fez aquilo. Capitão Feio diz porque ele é jovem e Anjinho rebate que é questão de competência.


Capitão Feio fica com raiva e vai exigir do Cascão os seus poderes de volta. Cascão lamenta que agora estava ficando divertido, mas devolve os poderes assim mesmo, voltando ao normal. Anjinho comenta que do Cascão ele está livre e quando vai ver o Capitão Feio, vê que estava fraco, sem conseguir sujar nem um bebê. Cascão lamenta que a turma estava mais bonita quando vê todos se banhando no rio e Anjinho fala que o que seria do branco se todos gostassem do azul. Cascão reclama que é tudo culpa do Capitão Feio e acha que ele até desistiu de sujar todo mundo e Capitão Feio fala que nunca desiste e vai na farmácia comprar um fortificante e voltar bem forte pra sujar tudo na próxima aventura.


História legal com o Capitão Feio fazendo do Cascão ser se herdeiro nas sujeiras por se achar velho e sem forças. Foi bom ver o Cascão como um novo Capitão Feio sujando todos ate Capitão Feio desistir da ideia para Cascão não ser melhor que ele. Interessante também o Capitão Feio querer tomar vitaminas de farmácia para voltar a ter poderes. Pelo visto conseguiu já que depois voltou normalmente com seu panos de sujar o mundo. 

A história mostra diferença de uma pessoa jovem e velha, com o novo ter mais disposição para fazer as coisas. A expressão do Anjinho falando o que seria do branco se todos gostassem do azul foi também a boa mensagem na história, a graça é cada um ter seu gosto, se todo mundo gostasse das mesmas coisas ia ser sem graça. Já a expressão "jogar peteca" é antiga, significa "passar a vez para outra pessoa".


Cascão gostava de sujeira e fazia apologia. Ele só ajudava a turma  contra o capitão Feio por que era seus amigos, mas no fundo adorava ver tudo sujo. Hoje em dia ele faz apologia à limpeza, ensina boas maneiras para deixar tudo limpo e, com isso, essa história seria impublicável hoje em dia. Não foi a primeira vez que Cascão tinha virado Capitão Feio, á havia acontecido na história "O testamento do Capitão Feio" de Cascão Nº 27 - Ed. Abril, 1983. Capitão Feio era tio do Cascão quando criado em 1972 ('Mônica Nº 31'), depois foi deixado isso de lado, por isso não foi falado nessa história. Herdeiro seria no fato do Cascão gostar de sujeira e nada mais natural ele ser o seu substituto.


Os traços muito bonitos e caprichados, como de costume na época. Teve erro do Titi falando de boca fechada. Foi uma história inédita até então publicada nessa "Coleção Coca-Cola" do Cascão. Teve propaganda do selo da "Coca-Cola" tradicional e da "Coke Diet" inseridas na história. Como nunca foi republicada até hoje, aí nunca sabemos quais eram as imagens omitidas pelas propagandas. Normalmente, colocavam em partes sem importância, sem diálogos, que não faria diferença para a história sendo omitido. Essa foi a edição com mais histórias inéditas, foram 4 no total, contando com essa.


A "Coleção-Coca-Cola" foi um grande marco. Com lançamento em outubro de 1990, tinha que colecionar 15 tampinhas ou 15 selos de copos de Coca-Cola ou outros refrigerantes da marca e trocar nos postos por uma revista. Cada um dos 5 principais teve uma revista e também foi disponibilizado uma caixinha para condicionar a coleção. Porém, na última semana de setembro, dava para encontrar as revistas nas banca por preço das quinzenais da época, cada dia era vendida ma. Na segunda-feira ficava disponível o da Mônica, na terça-feira chegava o do Cebolinha e por aí vai. Mas tinha que ir cedo porque acaba rápido porque era estoque limitado.


As revistas tinham 36 páginas e misturavam histórias inéditas com republicações da Editora Abril entre 1978 a 1985. Dentre as inéditas até hoje poucas foram republicadas depois em almanaques e nas republicações só clássicos excelentes. Foi muito bom relembrar essa história "Pequeno Capitão Feio", uma história marcante e inesquecível, assim como a "Coleção Coca-Cola" como um todo, há exatos 30 anos.

Para saber mais detalhes sobre a "Turma da Mônica Coleção Coca-Cola" como um todo, entre aqui:
Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/10/cascao-hq-o-pequeno-capitao-feio.html

Tiras N°14363 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

A história quando é boa a gente lê e relê, não é mesmo?

Clássicos do Cinema em Grandes Aventuras, as duas Graphic MSP Bidu Caminhos e Tina Respeito, além do primeiro volume de Turma da Mônica Jovem - Primeira Série estão de volta pra toda família se divertir, aventurar e emocionar!

Disponíveis na Loja Panini em https://bit.ly/PaniniReimpressoes


Tiras N°14362 : Will Tirando/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°14361 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°14360 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°14359 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14358 : Recruta Zero - Mort Walker!

Tiras N°14357 : O Coelho Nero - Omar Viñole!

Tiras N°14356 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14355 : Especial MIX nº469 - Blog do XANDRO!

Tiras N°14354 : GARFIELD - Jim Davis!

Ria...Se Puder! 😁 N°9101 a N°9110





Charges/Cartuns! ★ N°104841 a N°104850