quinta-feira, 26 de junho de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°173 - Turma da Mônica Especial - Maico Jeca!

_Maico_Jeca.jpg (506×730)
No dia 25 de junho de 2009 lamentavelmente falecia Michael Jackson, o grande "Rei do Pop". Em homenagem ao ídolo e lembrando os 5 anos da sua morte, nessa postagem comento detalhes como foi a edição especial "Maico Jeca", lançada pela Panini na época.

Michael Jackson foi um artista único, espetacular, talentoso, dançava muito e, com certeza, deixou muita saudade. Sempre com um sucesso atrás do outro, lançou novas tendências que marcaram época.  Infelizmente, nos últimos anos, ele não estava fazendo sucesso, o que deve muito a mídia que o massacrava muito com acusações de pedofilia, orientação sexual, fora as questões sobre sua cor de pele e tantas outras polêmicas, deixando o ídolo com depressão. Em 2009, ele estava prestes a voltar a fazer sucesso e lançar um CD novo, que não lançava desde 2001, e iniciar uma turnê até que aconteceu a sua trágica morte, vítima de uma overdose de remédios dados pelo seu médico, ao sofrer uma parada cardíaca.
Michael_Jackson.jpg (460×276)
Michael Jackson
Uma pena o Michael ter ido tão cedo aos 50 anos de idade. Era insubstituível. Então, com a sua triste morte, a MSP resolveu homenagear o artista com essa edição especial "Maico Jeca". Afinal, os artistas sempre tinham presença nas histórias da Turma da Mônica, seja só sendo citados ou até mesmo contracenando com os personagens, com nomes parodiados ou não. Cantores, atores, apresentadores de TV, atletas, volta e meia estavam participando. E o Michael Jackson também não podia ficar de fora dessa. 

O especial "Maico Jeca" foi lançado em agosto de 2009 e teve formato semelhante a "Clássicos do Cinema" com 52 páginas, capa envernizada, papel de miolo convencional de gibi e formato 19 X 27,5 cm, custando R$ 5,50. Tiveram 7 histórias com presença do Michael Jackson, incluindo a tirinha final, sendo 5 republicações e 1 história e 1 tirinha inéditas. 

Nas páginas centrais, tem 2 pôsteres com o mesmo tipo de papel do gibi, com as ilustrações da capa e da contracapa, que por, sinal, ficaram bem ilustradas. Esses pôsteres seguem a numeração das páginas, e, com isso, foram menos 4 páginas ocupadas com histórias.
_Maico_Jeca_contracapa.jpg (505×730)
Contracapa, que também foi imagem do pôster da edição
O especial abre com um frontispício falando brevemente da edição e com uma ilustração dos personagens imitando a coreografia da música "Thriler" (1982). Ficou bacana, mas podia ser melhor se a Tina e o Rolo não estivessem com os traços "Barbie", que infelizmente já era oficial na época.
_Maico_Jeca_(frontispicio).jpg (493×730)
Frontispício da edição
As histórias, como normalmente acontecem envolvendo celebridades, têm presença do Michael Jackson, ou apenas tem um pano de fundo musical, com presença do ídolo no início ou no final. Dependendo da história, o seu nome era parodiado ou não. Então, nessa edição ele foi chamado de Michael, além de "Maicou" e "Maico Jeca", sendo a paródia que se tornou oficial. 

A relação das histórias publicadas dessa edição, com o número da edição e ano, foram essas:
  1. Maico Jeca (Chico Bento #28 - Ed. Globo, 1988)
  2. Quem é o bom no Break? (Mônica # 175 - Ed. Abril, 1984)
  3. No vídeo de um astro (Mônica # 124 - Ed. Globo, 1997)
  4. Ele é um show (Cascão # 251  - Ed. Globo, 1996)
  5. Dançando na selva (Chico Bento # 151 - Ed. Globo, 1992)
  6. À espera de um astro (inédita, com a Turma do Penadinho)

Na história de abertura "Maico Jeca", a Rosinha faz um pedido a uma estrela cadente, que transforma o Chico Bento em "Maico Jacson". Chico não gostou disso e para piorar um empresário o vê e manda se apresentar na roça. Rosinha ainda tenta impedir, mas não consegue. Na apresentação do "Chico Maico", ele canta música sertaneja, que é o que ele sabe, e é hostilizado pelo público, só restando fugir junto com a Rosinha. No final, o casal volta ao morro do inicio da história para esperar outra estrela cadente para desfazer o encanto, terminando assim.

Ela foi uma história original de abertura com 7 páginas. O Michael Jackson ainda negro e muito bem desenhado por sinal. Apesar do titulo ser "Maico Jeca" pra dar um ar de caipira, na história, o nome foi parodiado como "Maico Jacson".
_Maico_Jeca_(1).jpg (503×730)
Trecho da HQ "Maico Jeca" (1988)
A seguir vem "Quem é o bom no Break?", que foi uma continuação da história de abertura "Mônica dançando o Break" do mesmo gibi Mônica # 175, de 1984. Em "Mônica dançando o Break", Mônica e Cebolinha desafiam um ao outro para ver quem dança melhor o Break, mas na verdade nenhum dos 2 sabem dançar e tentam aprender tudo em pouco tempo, tendo como professores a Magali e o Cascão, respectivamente. Mas, eles se dão muito mal no final, chegando a ter torcicolo, e, logo, nenhum dois 2 sairem vencedores.

Então, no final desse gibi tem a história "Quem é o bom no Break?", de que foi a que foi republicada em "Maico Jeca". Mônica e Cebolinha finalmente conseguiram aprender a dançar e voltam a disputar quem é o melhor dançarino de Break. Eles fazem diversos passos de dança, entre eles tem o Moonwalk. E, no final, chamam um dançarino, para decidir qual o melhor dos dois, e, então, eles concluem que o dançarino é indiscutivelmente melhor que eles, sendo revelado na hora que era o Michael Jackson (sem nome parodiado).

O Break estava em alta na época, que começou com Michael Jackson. O estilo é o deu referência mais tarde ao Rap e ao atual Hip Hop. Nessa história, o Michael Jackson só apareceu no último quadrinho.
_Maico_Jeca_(2).jpg (480×730)
Trecho da HQ "Quem é o bom no Break?" (1984)
"No vídeo de um astro", com a Turma do Penadinho, eles saem para assustar os outros e vão parar em um set de filmagem em que o Maicou Jeca estava gravando um videoclipe. O pessoal do estúdio confunde os personagens com os atores do clipe e, então, eles participam do clipe dançando junto com o "Maicou Jeca". O sucesso sobe a cabeça deles e, como estão famosos, passam a se vestir como o "Rei do Pop", e, aí sim, assustando os outros, terminando assim.

Essa teve 7 páginas no total. É interessante, eles falarem que o "Maicou Jeca" estava parecendo que nem "osso e osso", fazendo concorrência com o Zé Caveirinha.
_Maico_Jeca_(3).jpg (517×730)
Trecho da HQ "No vídeo de um astro" (1997)
A história "Ele é um show", de 4 páginas, é estrelada pelo Cascão. Ao ver os clipes do Maico Jeca na TV com o Nimbus, Cascão decide se tornar um "showman" que nem o seu ídolo. Ele prepara tudo para sua grande apresentação de estreia, mas de tão ruim que foi, a plateia taca tomates e frutas no Cascão, e ai ele descobre que o negócio dele não é ser "showboy" e sim, está para "Xôôôô, Boy".
_Maico_Jeca_(4).jpg (485×730)
Trecho da HQ "Ele é um show!" (1996)
 "Dançando na selva" com Papa Capim é uma história de 3 páginas em que uma pantera negra surge na selva, fazendo altas performances musicais, se apresentando para o Papa-Capim e os bichos da sela. No final, a pantera negra se destransforma e o público vê que era o Michael Jackson. 

Uma clara referência ao clipe de "Black or White" (1991), em que no final o Michael Jackson se transforma em pantera negra com um a dança que envolvia muita sensualidade, causando muita polêmica na época. Tanto que raramente quando exibem esse clipe na TV em programas específicos da TV por assinatura mesmo, essa parte costuma ser cortada até hoje. E, nos gibis, fizeram essa história do Papa-Capim em homenagem ao clipe.
_Maico_Jeca_(5).jpg (475×730)
Trecho da HQ "Dançando na selva" (1992)
O especial fecha com a inédita "À espera de um astro", com 10 páginas e escrita pelo roteirista Paulo Back e que deu origem ao especial. Na trama, Penadinho e sua turma se preparam para reencontrar com o "Maico Jeca", que estava para chegar ao cemitério. Eles se preparam, fazendo grandes referências ao "Rei do Pop", com direito aos personagens usarem as luvas de lantejoulas e a roupa que o ídolo usou no clipe de "Thriller". No final, a Dona Morte chega lá sem ele, e eles perguntam porque o "Maico Jeca" não veio com ela, e a Dona Morte diz que pessoas como o Maico não vão para o cemitério, vão direto lá para cima, ou seja, o céu. E mostra o Maico como anjo ensinando seus passos de dança para o Anjinho e outros anjos do céu.
_Maico_Jeca_(6).jpg (478×730)
Trecho da HQ "À espera de um astro" (2009)
A história foi escrita momentos depois que o Michael Jackson morreu e o roteiro foi divulgado pelo Mauricio de Sousa via Twitter assim que ele leu. Interessante que apresenta nela os seus devidos e merecidos créditos na primeira página, coisa rara nos gibis da MSP de todos os tempos.

Inicialmente, era para ser publicada em 'Mônica #33', de setembro de 2009, e de última hora, a MSP mudou os planos e resolveram lançá-la primeiro em uma edição especial e foi o pontapé para se criar essa edição. Mesmo assim, 1 mês depois republicaram nesse gibi da Mônica, já que haviam prometido, e também pelo fato desse especial poder não chegar em algumas cidades, devido ao péssima distribuição da Editora Panini.
_Maico_Jeca_(7).jpg (486×730)
Trecho da HQ "À espera de um astro" (2009)
Depois da história "À espera de um astro", tem um "Extra" com um texto informativo do Paulo Back contando da ideia dele da criação dessa história e todas as referências ao "Rei do Pop", ilustrada com imagens das miniaturas dos esboços dessa história criada por ele, que foi divulgada na internet. A capa da edição também foi criada por ele e comentada nesse "Extra".
_Maico_Jeca_(9).jpg (506×730)
Uma página do "Extra" da edição
Enfim, "Maico Jeca" foi uma merecida e ótima homenagem ao cantor tão polêmico que encantou o mundo inteiro, reunindo algumas histórias da turma toda de todos os tempos e uma inédita para prestar a sua merecida despedida. Claro que não foram só essas histórias que tiveram presença do Michael Jackson. Tiveram outras, como a história do Bidu com o Bugu, de 'Cascão # 162' - Ed. Globo, 1993). Se tivessem mais páginas, podiam ter colocado também. De qualquer forma uma edição super especial que valeu a pena relembrar. Saudades eternas.

Termino a postagem com as capas dos gibis originais que têm as histórias desse especial "Maico Jeca":
Capas: 'Chico Bento Nº 28' (1988), 'Mônica Nº 175' (1984), 'Mônica Nº 124' (1997), 'Cascão Nº 251' (1996), 'Chico Bento Nº 151' (1992), 'Mônica Nº 33' (2009)painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/06/turma-da-monica-especial-maico-jeca.html

Charge N°34287!

10366242_770700222975053_7269261483369495913_n.jpg (720×546)

Charge N°34286!

10478142_770213399690402_295895875263925802_n.jpg (720×502)

Tiras N°5840 : Fala Menino - Luis Augusto!

Fala Menino! : Dúvida.

Fala Menino! : Altos e Baixos.

Charge N°34285!

10513394_769660236412385_915857544571177894_n.jpg (720×531)

Charge N°34284!

10481610_768875329824209_100917248945281310_n.jpg (720×556)

Ria...Se Puder N°4218!

gatoinverno.png (584×585)

Charge N°34283!

10502130_519857801475816_5788374628604138152_n.jpg (720×509)

Charge N°34282!

10309502_520012021460394_6794255053878885658_n.jpg (700×319)

Tiras N°5839 : Os Microbinhos - Clara Gomes!

10372064_720696857969677_2630263745179331150_n.jpg (720×212)
10277414_720697067969656_1803875325726460751_n.jpg (720×211)
10351766_720702681302428_6804139742021946744_n.jpg (720×211)

Charge N°34281!

10307364_519910394803890_6093511732055437240_n.jpg (500×662)

Charge N°34280!

10346309_520142631447333_7775497236707349419_n.jpg (700×438)

Animação do DIA : Central da Corneta - Teresinha!

Charge N°34279!

10502102_661385120613185_3358500821740678035_n.jpg (720×644)

Charge N°34278!

10414397_660408304044200_124409432875994270_n.jpg (720×525)

Tiras N°5838 : GraviDEZ - Lorde Lobo!

10277513_250190585184914_6299885348727335721_n.jpg (720×211)
1391643_254538341416805_646019283152439315_n.jpg (720×210)

Charge N°34277!

10274114_660383660713331_8885751506703835948_n.jpg (720×643)

Charge N°34276!

10440220_657936864291344_1433630264980283462_n.jpg (720×643)