quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.233 - Zecão: HQ "Câmera indiscreta"

Capa de 'Mônica Nº 189' (Ed. Abril, 1986)

É Carnaval e mostro uma história em que foi fotografado por um repórter de jornal em um baile à fantasia e ficou com medo da Pipa descobrir. Com 4 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 189' (Ed. Abril, 1986).

Zecão está com duas garotas em um baile de Carnaval, quando um repórter do jornal "O Diárião" tira fotografia. Zecão vai tomar satisfação, o repórter diz que vai ficar famoso, a foto vai sair no jornal amanhã. Zecão fica apreensivo que todos vão ver, quer pegar o filme dele, mas o repórter não leva a sério e vai embora. A mulher pede para eles voltarem a dançar, Zecão perde o ânimo para o Carnaval e vai embora pensando no que a Pipa vai falar depois que vir a reportagem.

No outro dia, Zecão vai para rua e compra o jornal de um menino que estava vendendo. Acha bandido o repórter de ter colocado foto na primeira página. Pipa aparece cobrando explicações das fotos no jornal. Nessa hora, Tina fala para Pipa que a viu na televisão e estava ótima no baile do panelão, câmera a focalizou várias vezes. Pipa tenta disfarçar, que o assunto era a foto do Zecão no jornal. No final, fazem as pazes, vão ao baile de Carnaval e fazem questão de tirarem fotos juntos e o repórter fica sem entender já que ontem quase o esfolou por ter tirado foto dele.

História engraçada em que um repórter de jornal fotografa o Zecão com mulheres no baile à fantasia e fica com medo da Pipa descobrir.  Ela vê as fotos no jornal,  mas como ela também traiu o Zecão em outro baile,  fazem as pazes e fazem questão de tirarem fotos juntos. Um traiu o outro e podiam ter terminado namoro em definitivo, mas preferiram perdoar. Definitivamente um casal que se merecem, valem nada. Se tivesem ido juntos, nada disso aconteceria.

O repórter pelo visto não sabe o que é direito de imagem. Se o Zecão não autorizou publicar fotos no jornal, ele tinha que procurar outras pessoas, não faltava gente no baile. História mostra situação na vida real de ter foto publicada sem consentimento da pessoa e passar constrangimento por isso, se com famosos não é bom, imagina com quem não é. Merece até processo. Hoje pode ser até fotos em Internet e não necessariamente em matérias jornalísticas ou com famosos, qualquer um está sujeito a isso com smartphones.

Tina mais uma aparece só para voltar a unir Pipa e Zecão nos anos 1980, dessa vez até que sem querer, foi fundamental para o Zecão saber da traição vista por todos pela televisão enquanto ele estava no baile. Tina basicamente só aparecia nos anos 1980 para conciliar os romances e a resolver os problemas dos amigos.

Foi engraçado o Zecão ir para rua com a mesma fantasia do dia anterior.  Pelo jeito dormiu e foi para rua com a mesma roupa desligado, de tão preocupado da reação da Pipa com a foto no jornal. Legal também mostrar câmera com filme, algo comum na época, mas datada atualmente. Curioso história solo do Zecão, o que era raro. Ele chegou ter bastante histórias solo em 1988, mas sempre tinha participação da Pipa no final.

Traços muito bons, típicos da Turma da Tina nos anos 1980, dessa vez a Pipa não apareceu com camisa branca de costume. Incorreta atualmente por conta do tema de Carnaval que não fazem mais, envolver traições, repórter sem ética, criança vender jornal na rua e o Zecão chamar o repórter de bandido, palavra proibida nos gibis atuais. Foi republicada depois em 'Coleção Um Tema Só Nº 13' - Mônica Carnaval' (Ed. Globo, 1996).

Capa de 'Coleção Um Tema Só Nº 13' (Ed. Globo, 1996)
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/02/zecao-hq-camera-indiscreta.html

Tiras N°17.886 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°17.885 : Calvin & Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°17.884 : SNOOPY/PEANUTS - Charles Schulz!