terça-feira, 23 de abril de 2019

Quadrinhos Disney : O Grande Almanaque Disney - Volume 1(no Brasil)!

 (Postagem: quarta-feira, 17 de abril de 2019) No último sábado, dia 13 de abril, tive a oportunidade de visitar a 10ª edição do tradicional Festival Guia dos Quadrinhos em São Paulo onde encontrei vários amigosDisneyanos e pude adquirir, em primeira mão, o novo gibi da Editora CulturamaO Grande Almanaque Disney. O evento foi especial para os leitores Disney já que pela primeira vez contou com a presença de um artista italiano no lançamento de um gibi. O roteirista e desenhista Francesco Guerrini, muito simpático, atendeu todos os Disneyanos, leitores e colecionadores no stand da Editora Culturama.
Pude presenciar, além de uma apresentação da editora e uma entrevista com ele, um artista carismático que atendeu do primeiro ao último leitor (sim, fiquei por lá o dia todo) sempre com um capricho nas ilustrações e um sorriso no rosto ao tirar fotos. Destaco também a presença do jornalista Thiago Gardinali que esteve o tempo todo muito solícito não apenas como intérprete, mas como um elo entre os leitores e o artista e sempre aberto a uma boa conversa. Por último, destaco a equipe da Editora Culturama presente no stand que foram muito receptivos durante todo o dia: Paulo Maffia – editor,Janaína – comunicação, Juliana – comercial e Glítcia – vendas.
Só para relembrar, os quadrinhos Disney tiveram sua publicação interrompida no meio do ano passado e voltaram a ser publicados no mês passado por uma nova editora. A Culturama é uma editora gaúcha com sede em Caxias do Sul e uma vasta experiência no mercado de livros infantis. Editar quadrinhos está sendo uma experiência nova pra ela e pelo que pudemos constatar até agora estão passando com louvor no teste.  Além de O Grande Almanaque Disney, que vou comentar nesse post, a Culturama lançou inicialmente 5 títulos mensais: Tio Patinhas, Pato Donald, Mickey, Pateta e Aventuras Disney. Todos esses títulos tiveram suas numerações zeradas (a numeração sequencial antiga aparece no expediente da revista) e com melhorias gráficas que tornam o gibi muito superior ao que o leitor Disney estava acostumado. A capa é mais firme e o papel é off-set. Isso significa que a editora deixou de fora o famigerado papel jornal e entregou um produto com o papel branquinho que o leitor Disney sempre sonhou por ser mais resistente e reforçar as cores dos quadrinhos. Todos esses 5 títulos mensais tem 64 páginas e preço sugerido de R$ 6,00.

O Grande Almanaque Disney – Volume 1
Publicação bimestral, formato 15 x 21cm, 192+4 páginas, lombada quadrada, capa cartão, miolo offset. Preço: R$ 29,90.

Arte de capa: Giorgio Cavazzano

Eu sou um grande fã do título Almanaque Disney. Tenho mais de uma centena de números na coleção. O primeiro sentimento que tive ao pegar em mãos o novo O Grande Almanaque Disney foi de alegria pela continuidade desse título histórico. São muito diferentes, mas as vezes temos que deixar o passado pra trás e dar um passo a frente. Minha intenção não é comparar o antigo com o novo nessa resenha. Tenho bem tranquilo em mente que cada gibi tem seu tempo, espaço e valor na história dos quadrinhos Disney no Brasil e agora é a vez do novo por uma editora nova.

Acabamento gráfico

Dito isso, começo elogiando o acabamento gráfico que é excelente. Por mais que a capa talvez pudesse ter uma ilustração mais elaborada, ainda assim ela não deixa de despertar simpatia aos olhos. A encadernação é excelente. O gibi abre fácil por completo e não se encontra dificuldade nem mesmo pra ler os quadrinhos mais próximos a lombada que era um problema encontrado frequentemente nas edições da Editora Abril (Disney temáticos e Disney Especial, por exemplo).

Comparação de tamanho com um Almanaque Disney antigo

A lombada quadrada traz, além do título e número da edição que é bem bacana por facilitar a localização na estante, uma ilustração, ou começo de uma, que pode vir a formar uma ilustração maior. Já vimos lombadas sequenciais formarem uma ilustração nos quadrinhos Disney em outras ocasiões no passado, pra citar uma recente é a coleção Clássicos da Literatura Disney, publicada pela Editora Abril. O interessante agora é que esse título é um periódico bimestral e não faz parte de uma coleção fechada. Confesso que fico ansioso pra que venham logo os próximos números para que essa ilustração seja formada aos poucos. Isso já virou lugar-comum nas coleções de super-heróis e tem quem julgue uns aos outros nesse nicho por comprarem apenas por causa da lombada. Espero que esse comportamento não chegue aos leitores Disneyanos. De minha parte, adorei essa novidade que sequer foi anunciada previamente. Num papo informal com o editor, ele respondeu brincando (ou sério?) que pra ilustração de lombada se formar é preciso que o título seja bem vendido pra sua publicação ter continuidade. A minha parte eu comecei a fazer lá mesmo no evento, comprei dois, mas sobre isso falo no final do post.
Lombada com número e título da edição e o começo de uma ilustração maior.

A parte interna da edição tem o mesmo papel offset das mensais. Isso faz com que ele fique bem grosso e encorpado devido as suas 192 páginas. A capa tem ainda um acabamento de verniz muito bacana na ilustração dos personagens Mickey e Tio Patinhas. 

Antes de partir para o conteúdo propriamente dito não posso esquecer do Sumário bem legal com todas as informações necessárias e uma ilustração bacana pra animar a página e também uma página com a arte de capa original de Giorgio Cavazzano. São detalhes que fazem uma grande diferença para que a edição deixe de ser apenas um gibizinho qualquer e passe a ter uma relevância maior para o colecionador.

HQs da edição

Costumo comentar HQs no blog, mas como essa é uma edição que está chegando agora ao mercado e muitos Disneyanos ainda não tiveram a oportunidade de ler, vou evitar comentar muito sobre a trama afim de evitar spoilers. Todas as HQs são inéditas no Brasil.

O Inversor Gravitacional
Tio Patinhas – 49 páginas
Roteiro e Desenhos: Francesco Guerrini
Origem: Itália
Primeira publicação: agosto/1995


A HQ roteirizada e desenhada por Francesco Guerrini tem uma trama com ação o tempo todo. Em determinado momento, o próprio Tio Patinhas diz algo que pode ser destinado ao leitor: "não podemos nos distrair um segundo". Um roteiro ágil que começa de uma forma leve com o Tio Patinhas em busca de um tesouro, mas que logo se revela muito maior com a chegada em cena dos Irmãos Metralha que fazem de tudo e mais um pouco. Tem sequestro, roubos, planos audaciosos. Gostei bastante das piadinhas de fundo envolvendo os policiais que fazem a vigilância do covil dos Metralhas. E, como o próprio autor disse em entrevista no Festival Guia dos Quadrinhos, ele pôde usar as diversas facetas que o Pato Donald só tem nos quadrinhos, diferentemente dos desenhos animados. O Donald cozinha, se acidenta, faz trapalhada, quase estraga tudo e, no final, cabe a ele a maior parcela de responsabilidade por resolver as coisas. Essa foi uma HQ bem selecionada para abrir a edição. São 49 páginas que passam voando. Pra quem gosta de ação é a pedida certa. *****

A Volta do Pato Zampata
Pato Donald – 35 páginas
Roteiro e Desenhos: Marco Rota
Origem: Dinamarca
Primeira publicação: março/2005

Confesso que não me lembrava do personagem Pato Zampata. Tive que recorrer ao Inducks pra descobrir que essa HQ é uma continuação da HQ: O Lendário Concurso de Dança, publicada no Brasil na revista Pato Donald #2145 no ano de 1998 que, por coincidência, eu tenho na coleção e devo ter lido na época. Pois bem, é um universo bem legal e o personagem é carismático. Li essa HQ sem reler a anterior, mas assim que terminei a leitura fiquei com vontade de fazer isso. Ler mais e pesquisar sobre o personagem que parece ter sido criado por Marco Rota. Como é uma HQ sequência da anterior e que permanecia inédita no Brasil acho que foi uma boa escolha pra essa edição. ****




Duelo Descabelado
Maga Patalójika – 6 páginas
Roteiro: Paul Halas / Desenhos: Marco Rota
Origem: Dinamarca
Primeira publicação: setembro/2013

Uma HQ curta protagonizada pela Maga Patalojika. Não vemos os patos aqui. É válida por mostrar o cotidiano da Maga  e acrescenta muito a personagem que não fica limitada apenas a ser antagonista do Tio Patinhas. Embora o final seja previsível para o leitor mais atento ainda assim é uma HQ divertida. A mais fraca da edição. Imagino que não seja fácil preencher a edição com HQs de tamanho diferente de páginas. ***










Tudo Isso Aconteceu Amanhã
Mickey – 88 páginas
Roteiro: Casty / Desenhos: Casty e Massimo Bonfatti
Origem: Itália
Primeira publicação: outubro/2018

Disparada a melhor HQ da edição. Casty é sensacional e mais uma vez nos entrega uma obra digna de todo o reconhecimento que ele tem como um dos, se não o maior, artista Disney dos últimos anos.

Nessa HQ, João Bafo-de-Onça conseguiu subjugar toda Calisota graças ao poder hipnótico da Luva de Amnèzja (vista na HQ anterior "Tudo Isto Acontecerá Ontem") e pretende dominar o mundo inteiro. Mickey, Minnie, Pateta e os Professores Marlin e Zapotec bolaram um plano para dete-lo, e que prevê um envolvimento... deles mesmo do passado!

Uma das coisas que gostei do roteiro foi que as viagens no tempo não são o fator principal para atingir o objetivo. Em vários momentos fica nítido que o que faz as coisas darem certo são as atitudes de Mickey, Pateta e Minnie. Bravura, heroísmo, altruísmo. As interações entre os mesmos personagens de épocas diferentes é bem crível mesmo sabendo que estamos lendo uma obra de ficção. Nesse ponto, o Pateta se destaca com cenas que realmente fazem rir que em certo momento tive até que pausar a leitura pra dar uma respirada. O Bafo está ótimo como vilão. Dessa vez a ameaça parece mesmo real para o leitor. Apesar da luva hipnótica ser um recurso fácil, outro objeto se destaca ao servir como uma crítica a tecnologia e a sociedade moderna. 

É uma HQ que não é apenas um mero entretenimento. Ela faz com que o leitor pense sobre ela e reflita sobre o futuro do ser humano enquanto sociedade mesmo um bom tempo depois de finalizada a leitura. É mais um exemplo de que HQs Disney tem seu lado infantil, sim, mas não se destinam somente ao público infanto-juvenil. Quem gosta de ficção científica, ação, viagens no tempo vai gostar dessa HQ.

Já ia me esquecendo. A ideia dos 4 prólogos antes do começo da HQ e depois a forma como eles são inseridos no meio da trama é digna de um roteirista de filmes aclamados pela crítica. Casty merece a fama que tem. *****

Avaliação geral do conteúdo: do que podemos perceber do primeiro volume desse novo título é que ele abrigará as HQs longas produzidas, principalmente na Itália, e que não teriam espaço nas revistas mensais. A editora teve uma grande sacada ao iniciar com uma HQ do artista Francesco Guerrini que veio ao Brasil e publicou Casty que, atualmente, é o artista (do universo do Mickey) preferido de 10 entre 10 leitores Disney e completou a edição com duas HQs do Marco Rota, outro grande Mestre Disney. Apesar de ter apenas 4 HQs devido ao fato de apenas uma delas ser curta, o conteúdo ficou bem legal para uma primeira edição. Falando por mim, espero ver grandes aventuras doIndiana Pateta nesse título nos próximos volumes.
Extras da edição

Entrevista com Francesco Guerrini
Por Thiago Gardinali

Comecei a leitura da edição pelos extras lá mesmo no Festival em um momento de descanso. Essa breve entrevista é interessante para que possamos conhecer melhor o artista que produz os quadrinhos que tanto gostamos. Destaque para o relato de como Francesco Guerrini começou a trabalhar com os quadrinhos Disney. Tenho que elogiar também o trabalho do Thiago Gardinali e também como um grande incentivador dos quadrinhos Disney. Não está no gibi, mas um dos pontos altos da apresentação da Culturama no Festival Guia dos Quadrinhos foi um vídeo em que ele entrevista mais de uma dezena de artistas Disney e que mandam uma mensagem para a editora e os leitores Disney no Brasil.

Só para deixar o leitor do blog mais a par de quem é Francesco Guerrini: tradicional artista das HQs da Disney, o autor italiano desenha há 30 anos, trabalhando atualmente na revista Topolino (nome italiano do Mickey Mouse). Prata da casa, Guerrini foi escolhido pela Disney para fazer uma nova versão de Trenzinho da Alegria, clássica história de Carl Barks, criador de personagens como Tio Patinhas, tido como um dos maiores autores das HQs Disney.

Arquivos Disney: Esquálidus, o Homem do Amanhã
Por Edenilson Rodrigues e Rivaldo Ribeiro
Edenilson e Rivaldo já nos mostravam sua capacidade de apresentar informações em um formato prazeroso para o leitor no seu blog Planeta Gibi. Uma das melhores novidades nos últimos anos foram a colaboração que eles começaram a fazer diretamente nos quadrinhos Disney desde a Editora Abril onde tivemos extras muito informativos e, agora na Culturama, eles demonstram que continuam a todo vapor. Pelo jeito essa seção Arquivos Disney será fixa no título e cada volume terá um personagem diferente em destaque. Um dos pontos fortes da edição já que mesmo ocupando apenas 3 páginas do gibi é possível ter acesso a muita informação sobre o personagem.

Aconteceu ontem, amanhã ou... hoje?
Um papo exclusivo com os artistas Casty e Massimo Bonfatti sobre a nova saga do Mickey através do tempo e do espaço.
Extras que antecedem a HQ e que são muito importantes para que possamos relembrar do que se trata essa continuação (bom, pelo menos eu precisei que refrescassem minha memória). Na entrevista com os artistas Casty e Bonfatti tem todas as informações necessárias e muitas coisas mais. Dá pra sentir nas respostas a dedicação que eles tem para com os quadrinhos Disney.

Para finalizar:
Deixei de comentar, propositalmente, o tamanho da edição que não veio em formato americano como muitos colecionadores Disney esperavam. A Editora Culturama vem fazendo um ótimo trabalho com os quadrinhos Disney entregando produtos de qualidade que isso, para mim, se torna irrelevante. A edição está em um formato gostoso para se ler sentado, deitado na cama, na rede. Em um tempo de gourmetização dos gibis em que tudo parece que precisa, quase que obrigatoriamente, ser lançado em formato luxo capa dura... talvez seja um passo importante darmos valor nessa edição pelo conteúdo e não apenas pelo tamanho.

O preço de R$29,90 a principio pode parecer puxado para muitos leitores, mas é sempre bom lembrar que provavelmente essa edição poderá ser encontrada a preços promocionais. Como ela tem periodicidade bimestral deve ficar um tempo maior disponível para venda.

Gostei muito da edição, do formato, extras e HQs. Única ressalva que posso fazer é a ilustração de capa porquê prefiro capas que tenham chamadas para uma HQ da edição. Mesmo assim, minha nota para o número 1 de O Grande Almanaque Disney é 10! Vale cada pataca investida.

Sobre o Festival Guia dos Quadrinhos

Evento incrível! Primeira vez que fui e pretendo voltar todos os anos. Edson Diogo e sua equipe merecem os parabéns pela organização impecável. Encontrei e conheci lá o pessoal dos Disneyanos. Tudo gente boa. No stand da Culturama tive a oportunidade de conversar com o Paulo Maffia, Thiago Gardinali e equipe que receberam a todos muito bem. 
Como sou assinante dos quadrinhos Disney eu tive desconto de 20% na compra dos produtos da Culturama lá mesmo no evento mediante apresentação da carteirinha de sócio. Aproveitei e comprei um livro infantil bem bacana pro meu filho de quase 3 anos e dois exemplares de O Grande Almanaque Disney para que o artista italiano Francesco Guerrini pudesse desenhar e autografar. Um pra mim e um pro meu filho. Deixo a foto do registro do momento para finalizar o post.

Charges/Cartuns N°72670!

Tiras N°11236 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Mauricio de Sousa ao lado de Kevin Vechiatto (Cebolinha), Giulia Benite (Mônica), Gabriel Moreira (Cascão) e Laura Rauseo (Magali) no evento de Laços no YouTube Space Rio.

Charges/Cartuns N°72669!

Ria...Se Puder N°5958 - MAIS VALE UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO DO QUE DUAS NO RIM...

Charges/Cartuns N°72668!

Tiras N°11235 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Charges/Cartuns N°72667!