terça-feira, 21 de setembro de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°980 - Jotalhão: HQ "Namoro Virtual"

Mostro uma história em que o Jotalhão arrumou namoro virtual na internet, mas as coisas não saíram como ele esperava. Com 5 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 116' (Ed. Globo, 1996).
Capa de 'Mônica Nº 116' (Ed. Globo, 1996)
Raposão vê Jotalhão com cara feliz  e diz que está pisando em nuvens e Raposão responde que é no sentido figurado ao ver o chão cheio de pegadas. Jotalhão diz que encontrou a cara-metade dele, que ela é inteligente, sensível e sincera e mostra o computador. Raposão acha legal ter comprado um computador, mas estranho se apaixonar por ele. Jotalhão fala que o computador é só um meio de comunicação, está na internet e o seu endereço na rede é jota.3@mata.com e se comunicam trocando mensagens todos os dias. 
Ouvem um barulho de mensagem e Jotalhão confere que foi poema e Raposão acha ridículo, mas ao ver o Jotalhão não gostar do comentário, Raposão emenda que é ridículo ele não estar ainda "in line". Jotalhão acha sua paquera tão romântica e Raposão pergunta se ela é bonita. Jotalhão diz que nunca a viu e Raposão pergunta como ele se apaixona por alguém que nunca viu. Jotalhão manda não ser tão materialista. Raposão diz que não vai aguentar namoro virtual a vida toda e propõe que eles marquem um encontro pessoalmente, mas peça uma foto antes. 

A paquera manda a foto, Jotalhão a acha linda, mas Raposão diz que ela o enganou, deve ser muito feia, pois mandou foto da famosa modelo Leona Piovani. Jotalhão fica arrasado e não quer nunca mais falar com ela. Raposão diz que é para Jotalhão esquecer o mundo virtual, que há um  mundo de verdade com garotas de verdade lá fora e eles saem. No final, aparece a namorada virtual na toca dela, de fato, era a Leona Piovani, reclamando com a passadeira de roupa que o Jotalhão deu fora nela, que é ruim ser famosa e não encontra sua cara metade nem na internet. 

Uma história legal com Jotalhão arrumando namoro na internet, mas sendo convencido pelo Raposão ser mais pé no chão e acabou sendo desiludido achando que era outra pessoa se passando pela famosa Leona Piovani, já que uma artista nunca ia ficar procurando namoro virtual, mas que no final foi revelado que era a famosa, sim, sem ele nunca saber a verdade.

A Rita Najura que não ia gostar de ver o Jotalhão se engraçando com outra pessoa sem ser ela, mas a paixão da Rita era platônica e só ela quem era apaixonada sem ser correspondida e o Jotalhão, por sua vez, se apaixonava por outras. Interessante que na Turma da Mata nem sempre os personagens se apaixonavam com algum bicho da sua espécie, o mais normal seria Jotalhão se apaixonar por uma elefanta e nessa vez foi por uma leoa. 

Essa história mostra mensagens dos perigos de namoro virtual como risco de uma pessoa não mandar uma foto real de quem é realmente e até querer dar golpe, além de, principalmente, mostrar que é mais vantajoso vivenciar a vida real do que a virtual, sem deixar piegas. A Leona Piovani foi clara referência à atriz Luana Piovani, que estava em evidência na época. Era legal essas paródias com artistas e ainda mais quando eles eram retratados como bichos quando eram parodiados na Turma da Mata ou com Bidu, por exemplo. 

Bons traços, bem típicos dos anos 1990. Poderia ser encaixar com outros núcleos da MSP, principalmente com a Turma da Tina, mas pelo visto preferiram com Jotalhão para diferenciar e ter o ar de absurdo, ser engraçado um elefante como Jotalhão ter computador com internet em plena mata. É impublicável hoje por envolver namoro virtual que não é apropriado para crianças. Mesmo que foi por bichos adultos da Turma da Mata e não pelas crianças da Turma da Mônica, mas ainda poderiam implicar por ser em revista infantil.

Foi a primeira história da MSP envolvendo internet, que estava nos primórdios em 1996. Poucos ainda tinham computador em casa e muito menos ter internet, ainda mais por ser discada, ainda assim com a novidade da rede recém-lançada, a MSP quis fazer a inclusão digital, por isso não foi a toa a explicação sobre o que é internet ao longo da história já que nem todos tinham conhecimento a fundo. Além dessa, também tiveram outras histórias com personagens mexendo no computador, trocadilhos do "mouse" com rato, tudo para ter a inclusão digital dos leitores e que eram assuntos do momento na época. 

São bem curiosas e datadas essas histórias de primórdios de computador e internet, como podem ver que Jotalhão trocava mensagens por e-mail e que ainda demorava um pouco para receber resposta do e-mail, hoje recebe resposta na mesma hora e as conversas são mais por aplicativos de chats e o meio de comunicação de preferência através de um smartphone. Gosto de ver essas mudanças ao longo dos anos retratadas nas histórias antigas. Quem sabe também crianças que tinham internet na época não tentaram mandar e-mail para o Jotalhão, se alguém tentou, com certeza não funcionou. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/09/jotalhao-hq-namoro-virtual.html

Tiras N°16082 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Além de acessibilidade, é por igualdade!
Do esboço à arte-final, são muitas as etapas para definir uma capa. Nas imagens, uma amostra do processo de Jeremias - Alma.
A #graphicmsp de Jefferson Costa e Rafael Calça concorre em quatro categorias no @trofeuhqmix. Edição Especial, Publicação Juvenil, Desenhista e Roteirista. #MSPPorDentro 

Vaidosos, inteligentes e mandões. Procede, leoninos?! #TurmadaMônicaJovem #Signos

Tiras N°16081 : Especial MIX nº745 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16080 : HAGAR - Dik e Chris Browne!





Tiras N°16079 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°150601 a N°150700