quinta-feira, 21 de março de 2019

Capas Turma da Mônica N°76 : Mônica nº 167 - Editora Abril - Março/1984

Hoje é 21 de março e nossa querida dentucinha Mônica está completando 56 anos. Na verdade a data de aniversário da Mônica é 21 de março, mas se formos olhar sua aparição, não será exatamente essa data. 

"Mônica apareceu pela primeira vez em uma tira do Cebolinha publicada no jornal Folha de S. Paulo em 3 de março de 1963. Antes da publicação de sua primeira tira, a primeira aparição da personagem foi publicada na primeira página do mesmo jornal em 11 de fevereiro de mesmo ano. Um coelho de pelúcia também apareceu naquelas datas antes de ser chamado Sansão. 

Mauricio de Sousa baseou-se em sua filha homônima para criá-la, fato que se repetiu com outras personagens surgidas posteriormente. Seu papel original era como coadjuvante para Cebolinha, o protagonista original entre os primeiros personagens de Mauricio. Porém, seu público, como o próprio relata, "passou a coroa" para ela. 

Mauricio atribui parte do sucesso de Mônica ao fato de ela ser a primeira personagem feminina com papel de destaque dentre suas criações, que eram em maioria meninos. Mônica ganhou tanto espaço que acabou tendo sua própria revista em 1970, a primeira publicação infantil colorida em terras brasileiras. 

Enquanto sua filha brincava com as irmãs, Mauricio aproveitava para estudar o comportamento dela. Quando sua irmã mais velha, Mariângela, que por sua vez inspirou Maria Cebolinha, lhe cortou os cabelos, deixou diversos caminhos-de-rato em sua cabeça, usados pelo pai para conceber o cabelo em gomos da personagem, que lembram bananas. A menina era gorducha, dentuça e de baixa estatura, características que também foram transferidas para sua criação de forma caricata e exagerada, assim como sua personalidade forte e briguenta. Mauricio ainda observou que a filha utilizava roupas de cor vermelha com frequência e tinha muito apreço por um coelho de pelúcia. Ele fez com que sua personagem também apresentasse tais traços. 

Com o passar dos anos, os traços de Mauricio evoluíram, mas Mônica manteve os dentes incisivos protuberantes e sempre usa vestidos de cor vermelha. Nas histórias, os personagens constantemente a ofendem com insultos relacionados à sua baixa estatura e ao seu excesso de peso, apesar de não apresentar diferenças visíveis com os outros personagens no estilo atual de desenho das publicações. 
Em sua versão adolescente na publicação Turma da Mônica Jovem, a personagem aparece com peso e estatura normais, e seus dentes, apesar de ainda protuberantes, são menos caricatos do que em sua versão infantil. Ela também possui um indumentária mais extenso e que não se limita apenas ao vestidinho vermelho. 
A Mônica da vida real formou-se em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo e trabalha como diretora executiva na empresa do pai."
Fonte: http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Mônica 

Essa edição 167 lançada pela Editora Abril em março de 1984 trouxe uma capa fazendo referência ao aniversário da personagem. Nela a turminha, sem o Chico, está admirando o enfeite do bolo, que tem o formato da Mônica dando coelhada no Cebolinha.

Sua história de abertura é a "A Mônica parou de crescer". Uma história que só menciona que a Mônica está fazendo aniversário, mas ela é (de alguma forma estranha) raptada pelos pensamentos de um bebê (que não fala) que deseja que a Mônica viva nesse vácuo e pare de crescer. Uma história ruim e bem sem graça. Mas fazer o quê né...

Parabéns para nossa querida Mônica.
capasmonica.png (617×159)
Créditos ;)  Marcelo Sanches - https://capasdaturmadamonica.blogspot.com/2019/03/monica-n-167-editora-abril-marco1984.html

Tiras N°11042 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Seja 7 ou 56 anos, o que importa é celebrar o niver da dentuça mais querida dos quadrinhos. #DonadaRua e do nosso coração!
 Nós, do Instituto Mauricio de Sousa, acreditamos em um mundo mais inclusivo. E é por isso que hoje, no Dia Internacional da Síndrome de Down, apoiamos a campanha #EuEscolhoIncluir da APAE DE SÃO PAULO com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão dessas pessoas na sociedade. 

Tiras N°11041 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°11040 : Mulher de 30 - Cibele Santos!

Tiras N°11039 : VIDA DE BOSTINHA/FAKE NILSON/RUA PARAÍSO - Amorim!

Ria...Se Puder N°5924 - MEU NOME É BETINA E NÃO COLECIONO HQs...

Tiras N°11038 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°11037 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°11036 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°11035 : MIX do BLOG 17 - Especial do blog!

Charge N°71462!

Charge N°71461!

Charge N°71460!

Charge N°71459!

Charge N°71458!

Charge N°71457!

Charge N°71456!

Charge N°71455!

Charge N°71454!

Charge N°71453!

Charge N°71452!

Charge N°71451!

Charge N°71450!

Charge N°71449!

Charge N°71448!

Charge N°71447!

Charge N°71446!