sexta-feira, 18 de julho de 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas bate recorde antes mesmo de sua estréia!

Batman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das Trevas
Segundo o site Hollywood Reporter, Batman - O Cavaleiro das Trevas bateu o recorde em relação ao número de cinemas que será exibido nos Estados Unidos e Canadá.

4.366 cinemas exibirão o filme e muitos destes cinemas estarão usando entre duas ou três salas para a película. No total, Batman - O Cavaleiro das Trevas será projetado em 9.200 telas. E esse número inclui 94 telões do sistema IMAX.

A pré-venda de ingressos para IMAX já atingiu 3,5 milhões de dólares.

O site de venda de ingresso online Fandango divulgou que 94% de suas vendas recentes foram para Batman - O Cavaleiro das Trevas.

Segundo o Movie Tickets, outro site de vendas de ingressos online, 87% de suas vendas do dia 14 de julho foram para o novo filme do Batman.

Batman - O Cavaleiro das Trevas estreará no Brasil em 18 de julho.

Segunda edição da revista Nanquim Descartável!

Nanquim DescartávelA nova edição da revista Nanquim Descartável (formato: 16 x 25 cm, 36 páginas, R$ 4,00) narra às preguiçosas aventuras de Ju e Sandra, duas garotas comuns que moram juntas e fazem HQs. Ju é uma garota completamente caótica, roteirista de quadrinhos e estudante de jornalismo. Sandra uma moça moderna, desenhista de quadrinhos e estudante de artes-plásticas.

Além das duas, aparece como personagem de destaque Tuba, um rapaz boa-praça que também produz quadrinhos e fez amizade recentemente com as duas personagens.

O fato das personagens fazerem quadrinhos é apenas pano de fundo, pois o mote principal é mostrar a vida delas, os dramas pessoais, as situações engraçadas e cotidianas.

O segundo número conta com a história completa Uns Dias, dividida em quatro capítulos, no qual o leitor acompanha fatos corriqueiros da vida das personagens. Ju sofre em meio a lembranças misteriosas, Sandra atravessa um momento de problemas familiares e Tuba tenta conquistar uma nova garota. Além disso, as personagens começam a pensar na revista que produzirão em conjunto.

A HQ, apesar de apresentar característica de uma série, tem a intenção de trabalhar com histórias fechadas por edição, que não necessitem de um conhecimento prévio por parte do leitor de uma "cronologia".

Os roteiros são de Daniel Esteves, com arte de Wanderson de Souza, Wagner de Souza, Júlio Brilha, Mário Cau, Carlos Eduardo e Samuel Bono.

O lançamento da revista será no dia 25 de julho, a partir das 19h30min, na HQMix Livraria (Praça Franklin Roosevelt, 142 - São Paulo/SP).

Em breve estará no ar o blog da revista. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail hqemfoco@hqemfoco.com.br.
Nanquim DescartávelNanquim DescartávelNanquim DescartávelNanquim Descartável

John Woo dirigirá Caliber, HQ da Radical Comics!

CaliberSegundo a revista Variety, John Woo assinou contrato para dirigir Caliber, uma HQ da editora independente Radical Comics.

Caliber, de Sam Sarkar e Garrie Gastonny, foi lançada em maio de 2008. A história reinterpreta as lendas do Rei Artur dentro do faroeste. Os Cavaleiros da Távola Redonda são pistoleiros que defendem os fracos e Excalibur é um revólver de poderes sobrenaturais.

O filme será produzido por Infinitum Nihil, companhia de Johnny Depp; Radical Comics, de Barry Levine; e Lion Rock, de Woo e Terence Chang.

Mas, antes deste projeto, Woo ainda tem três outros filmes pela frente: Red Cliff, que será lançado me janeiro na Ásia; a refilmagem do Clã dos Sicilianos, um policial francês de 1969; e o drama The
Divide
.
Caliber

Veja o trailer de Watchmen!

WatchmenO trailer oficial de Watchmen já está disponível no site da Apple, e pode ser visto aqui.

O filme é uma adaptação da obra de Alan Moore e Dave Gibbons, escrita por David Hayter, e foi dirigido por Zack Snyder, de 300.

Para quem já leu Watchmen, o trailer é uma boa surpresa, com várias cenas que remetem diretamente aos quadrinhos, como a origem do Dr. Manhattan, a morte do Comediante, o relógio de cristal em Marte, e outras seqüências interessantes com o Coruja, a Espectral e Rorschach.

Fazem parte do elenco Billy Crudup, Malin Akerman, Matthew Goode, Carla Gugino, Jackie Earle Haley, Jeffrey Dean Morgan e Patrick Wilson.

O site oficial de Watchmen traz algumas fotos, diário de produção, papéis de parede, e o trailer, é claro.

O lançamento acontecerá em 6 de março de 2009. Watchmen

Trailer do filme The Spirit já está disponível!

The SpiritO novo trailer do filme The Spirit já está disponível online.

The Spirit é uma adaptação cinematográfica dos quadrinhos de Will Eisner, com direção de Frank Miller, usando a mesma técnica de Sin City.

Miller prometeu que o filme seria uma versão modernizada dos conceitos de Eisner, e o trailer bastante estilizado sugere não só uma versão mais moderna, mas um resultado que parece uma mistura do Spirit com o Demolidor e Sin City, de Miller.

O elenco inclui Gabriel Macht (Spirit), Samuel Jackson (Octopus), Sarah Paulson (Ellen Dolan), Eva Mendes (Sand Seref), Scarlett Johansson (Silken Floss), Paz Vega (Plaster of Paris), Jaime King (Lorelei) e Stana Katic (Morgenstern).

Outra questão que está criando polêmica entre os fãs é a caracterização do vilão Octopus. Nos quadrinhos ele é um sujeito discreto, reconhecido apenas por suas luvas e seu rosto nunca é mostrado. É óbvio que, uma vez que a produção está pagando o cachê de Samuel Jackson para interpretar o papel, o Octopus do filme será visto de todo os ângulos. Mas o trailer apresenta um personagem espalhafatoso que é quase uma paródia do original.

The Spirit estreará nos Estados Unidos em 25 de dezembro, mas só chegará ao Brasil em 30 de janeiro. The SpiritThe Spirit

Lançamento do álbum Menina Infinito, de Fábio Lyra!

Neste sábado, 19 de julho, a partir das 17h, acontece o lançamento do álbum Menina Infinito, de Fábio Lyra, com a personagem que fez sucesso na revista Mosh!.

O evento será na livraria Barata do Ribeiro (Rua Barato Ribeiro, 354 - Rio de Janeiro/RJ).

Menina Infinito é uma publicação da editora Desiderata

http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n18072008_07.cfm

Novo Batman é muito mais que uma "adaptação de quadrinhos"!


Batman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das Trevas, que estréia hoje nos cinemas do mundo inteiro (em São Paulo haverá até 15 bat-sinais espalhados pela cidade), rompe uma barreira que serve para classificar - e limitar, por que não? - dezenas de outras películas baseadas em personagens de HQs: o longa-metragem dirigido por Christopher Nolan não pode ser meramente colocado na "categoria" que se convencionou chamar de adaptação de quadrinhos. É muito mais do que isso. É um grande filme!

O roteiro é tão bem construído que, em determinados momentos, tem-se a impressão de que o filme funcionaria mesmo se não fosse focado num dos super-heróis mais famosos do planeta. É absolutamente fiel aos quadrinhos do Homem-Morcego? Não. Alguns fãs xiitas podem espernear por conta disso? Certamente. Mas, ainda assim, Nolan construiu um longa que agrada ao espectador comum e ao leitor das HQs do personagem.


Batman - O Cavaleiro das TrevasTodas as situações mais tensas na trama são muito bem desenvolvidas durante os 142 minutos de filme: a corrupção que assola a polícia de Gotham City, exatamente como ocorre em tantas metrópoles do mundo real; a construção do relacionamento entre Jim Gordon (Gary Oldman), Batman (Christian Bale) e Harvey Dent (Aaron Eckhart); o triângulo amoroso do promotor de justiça, sua assistente e namorada Rachel Dawes (Maggie Gyllenhall) e Bruce Wayne; a desconfiança da população em relação ao Homem-Morcego; o sentimento insano que move o Coringa (Heath Ledger); a maldade que pode advir do medo (ou vice-versa) e outras.

Ledger, morto em janeiro de 2008, é realmente a presença mais marcante do longa-metragem. Seu Coringa é cruel ao extremo, e sempre com um senso de humor, no mínimo, macabro. Chega a assustar. E ele só quer provar que todo ser humano pode ser mau. Ou, até, tornar-se um assassino.

Batman - O Cavaleiro das TrevasNesse aspecto, especialmente em dois marcantes diálogos do vilão com o Batman, os fãs de quadrinhos identificarão similaridades do filme com a clássica graphic novel A Piada Mortal, escrita por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland. Mas isso é inserido dentro de uma trama maior.

Mas Ledger brilha sem ofuscar os outros atores. Ao contrário do Batman de 1989, em que Jack Nicholson anulou por completo Michael Keaton, neste longa o Cavaleiro das Trevas é representativo. Bale tem uma ótima atuação, tanto na pele do playboy Bruce Wayne, quanto na do defensor de Gotham City. O único senão, que certamente desagradará a alguns fãs, é que o herói continua falando aos sussurros.

Também merecem destaque as atuações de Gary Oldman, Aaron Eckhart, Morgan Freeman e Michael Caine, os dois últimos nos papéis de Lucius Fox e Alfred Pennyworth, respectivamente. Cabe ao diretor das Indústrias Wayne e ao mordomo do milionário a missão de criar piadas que arrancam risadas do público.

Batman - O Cavaleiro das TrevasRealmente, o elenco recheado de talentos foi usado em Batman - O Cavaleiro das Trevas com extrema competência. Todos os principais atores têm seu momento de destaque no filme. E tudo muito bem dosado no desenvolver da história.

O clima quase permanente de tensão e terror psicológico, assim que o Coringa começa a ameaçar Gotham City, é permeado por muita ação (para quem reclamou que "pouco se enxergava das batalhas corporais em Batman Begins", há muita pancadaria "às claras"), suspense, cenas espetaculares e até pitadas de romance e humor. Junte-se a isso o fato de que maquiagem, efeitos especiais e trilha sonora são todos de primeiro nível, e fica evidente por que este Batman é tão superior às versões anteriores do personagem para a telona.

Ao final de quase duas horas e meia, é fácil concluir que o personagem Batman nunca teve um tratamento tão digno no cinema quanto o que lhe foi destinado em O Cavaleiro das Trevas. Este longa-metragem certamente se tornará um modelo a ser seguido. Não só na franquia do Morcego, mas em todas as adaptações de quadrinhos que almejam ser mais do que isso.
Batman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das TrevasBatman - O Cavaleiro das Trevas
http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n18072008_08.cfm

Charge do Blog-N°880!

Esta charge do Rico foi feita originalmente para o

Charge do Blog-N°879!

Esta charge do Orlandeli foi feita originalmente para o

Charge do Blog-N°878!

Esta charge do Jorge Braga foi feita originalmente para o

Charge do Blog-N°877!

Esta charge do Junião foi feita originalmente para o

Confira os premiados do 20º Troféu HQMix!

Na próxima semana, no dia 23 de julho, acontece a entrega do 20º Troféu HQMix, em São Paulo. O evento começa às 19 horas, no SESC Pompéia (Rua Clélia, 93). Neste ano, como em todos os outros, o apresentador é Serginho Groisman, com a participação da banda JumboElektro/Cérebro Eletronic. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos com meia hora de antecedência.

Neste ano, a Pixel Media foi escolhida na categoria Melhor Editora. O jornalista Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos, recebeu dois prêmios, como Articulista de Quadrinhos e na categoria Blog sobre Quadrinhos. Outro grande ganhador foi o cartunista Laerte, cujo álbum Laertevisão foi premiado em três categorias. José Aguiar, autor de Folheteen e Quadrinhofilia, foi premiado com o prêmio de Site de Autor.

Confira a seguir a lista completa dos ganhadores:

- Adaptação para Outro Veículo: 300
- Álbum de Aventura: 300 de Esparta
- Animação: Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo
- Articulista de Quadrinhos: Paulo Ramos
- Blog/Flog de Artista Gráfico: Rafael Grampá
- Blog sobre Quadrinhos: Blog dos Quadrinhos
- Caricaturista: Baptistão
- Cartunista: Allan Sieber
- Chargista: Angeli
- Desenhista Estrangeiro: John Cassaday
- Desenhista Nacional: Spacca
- Desenhista Revelação: Jozz
- Edição Especial Estrangeira: Persépolis Completo
- Edição Especial Nacional: Laertevisão
- Editora do Ano: Pixel Media
- Evento: 5° FIQ - Fest.Internacional de Quadrinhos
- Exposição: Ziraldo, o Eterno Menino Maluquinho
- Ilustrador: Kako
- Ilustrador de livro infantil: Daniel Bueno
- Livro Teórico: Desenhando Quadrinhos de Scott McCloud
- Minissérie: Fábulas - 1001 Noites
- Projeto Editorial: Laertevisão
- Projeto Gráfico: Laertevisão
- Publicação de Cartuns: Assim Rasteja a Humanidade
- Publicação de Charges: Urubu de Henfil
- Publicação de Clássico: Um Contrato Com Deus
- Publicação de Humor: Piratas do Tietê - A Saga Completa
- Publicação de Terror: Black Hole
- Publicação de Tiras: O Mundo é Mágico - Calvin e Haroldo
- Publicação Erótica: Lost Girls
- Publicação Independente de Autor: Menino Caranguejo #1
- Publicação Independente de Bolso: Juke Box #4
- Publicação Independente de Grupo: Quadrinhópole #4
- Publicação Independente Especial: O Relógio Insano
- Publicação Infantil: As Tiras Clássicas da Turma da Mônica
- Publicação Mix: Pixel Magazine
- Publicação sobre Quadrinhos: Mundo dos Super-Heróis
- Revista de Aventura: Lobo Solitário
- Roteirista Estrangeiro: Alan Moore
- Roteirista Nacional: Wander Antunes
- Roteirista Revelação: Cadu Simões
- Salão e Festival: IX Fest. de Humor e Quadrinhos de Pernambuco
- Site de Autor: José Aguiar
- Site sobre Quadrinhos: Universo HQ
- Tira Nacional: Níquel Náusea
- Web Quadrinhos: Malvados
- Publicação de Caricatura: É Mentira, Chico!

A seguir, confira os homenageados e troféus concedidos pela comissão organizadora, premiando teses e pesquisas científicas:

- Trabalho de Graduação: Gil Tokio
- Tese de Doutorado: Jorge Arbach
- Tese de Mestrado: Daniel Bueno
- Grande Mestre: Ypê Nakashima
- Grande Mestre: Fernando Ikoma
- Grande Mestre: Minami Keizi
- Grande Mestre: Paulo Fukue
- Grande Mestre: Roberto Fukue
- Cláudio Seto
- Homenagem: Ivan Reis
- Grande Contribuição: Borba Gata - Luiz Gê
- Grande Contribuição: 4° Mundo
- Grande Contribuição: Guia do Ilustrador

O Troféu HQMix foi criado em 1988, pelo editor Gualberto Costa e pelo cartunista José Alberto Lovetro, o JAL, apadrinhados por Serginho Groisman. O intuito é divulgar e premiar a produção de quadrinhos, animação e afins pela própria categoria, representada através da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB). O design do troféu muda a cada ano, sempre homenageando algum personagem dos quadrinhos brasileiros. Neste ano, a estatueta é uma homenagem ao Samurai, personagem criado pelo quadrinista Cláudio Seto.
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=16592