segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.236 - A turma: HQ "Concurso de beleza"

Capa de 'Mônica Nº 86' (Ed. Globo, 1994)

Em fevereiro de 1994, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Concurso de beleza" em que Cebolinha e os meninos criam um concurso de miss para fazer com que a Mônica ganhe e deixe de bater neles. Com 14 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 86' (Ed. Globo, 1994).

Escrita por Rosana Munhoz, Mônica caminha na rua e Cebolinha dá nota 9 para ela e Cascão, nota 8. Mônica ouve e pergunta braba o que eles estão tramando e Cascão dá nota 3 de comportamento e olhe lá. Mônica quer saber o que está havendo ou se preferem levar coelhada. 

Eles falam que não deve bater nos juízes do concurso de beleza do bairro, todas as meninas vão participar e todos os meninos vão votar, vão analisar as meninas e votar, e por isso ela tem que se comportar. Mônica diz que acha que ela não tem chance de ganhar e os meninos falam que ela é uma forte candidata.

Mônica comenta que a Carminha Frufru é mais bonita que ela. Os meninos dizem que só aparentemente, Cebolinha conta que no quesito pé, a Carminha ganha nota 2, é horrível, e Cascão fala que o pé da Mônica ganha nota 10, é magnífico e compensa os dentões medonhos. Mônica quer bater neles, Cebolinha diz que candidata a miss deve ser meiga e educada senão perde de cara e, para testar, resolvem xingar a Mônica sem ela bater neles. Veem que ela se controlou e a esperam amanhã no concurso como forte candidata para ganhar.

Cebolinha e Cascão dão gargalhada e lembram que o concurso "Miss Bairro" é um plano infalível, combinaram com os outros meninos a todos votarem na Mônica e como uma miss tem que manter a classe, a Mônica não vai poder bater neles. Todos vão votar na Mônica para não apanharem mais, apesar de ter outras meninas mais bonitas no bairro, quando aparece a Carminha Frufru.

Os meninos ficam apaixonados, Carminha pergunta se é verdade que vão fazer concurso de miss e se ela deve participar. Eles concordam, mas ao perguntar se ela vai ganhar, Cebolinha diz que só Deus sabe e depois Xaveco cochicha que ela vai ficar tão desapontada. 

Depois, Mônica vê que as outras meninas já sabem do concursos de beleza, Mônica conta que Cebolinha e Cascão falaram que ela é uma forte candidata e as meninas dão gargalhada. Mônica pergunta para Magali se ela tem chance de vencer o concurso, Magali diz que sim, mas quem vai ganhar é ela própria. 

As meninas brigam entre si, Carminha aparece e conta que quem vai ganhar é ela. Mônica diz que sabe de coisas que ela não sabe, dá dica de ter cuidado com o pé e a deixa encucada. Mônica quer brincar com as meninas, que dizem que não brincam com concorrente, nem Magali, que vai tomar banho de espuma embelezador. Mônica acha que elas tão piradas com o concursos e vai para casa esperar o grande dia.

Chega o dia do concurso, os meninos estão reunidos, dizendo que vão fingir analisar as meninas e colocarem o nome da Mônica na urna. Aparecem as candidatas, primeiro Aninha, irreconhecível até para o Titi e Cascão acha que desse jeito a Mônica ganha mesmo. Depois, Denise, Cascuda e Magali bem feias também, até que a Mônica aparece, tenta fugir vendo as meninas arrumadas e Cebolinha diz que a Mônica embeleza o o concurso. Depois aparece Carminha Frufru, deslumbrante, encantando os meninos.

Começa a votação, cada um coloca nome da ganhadora no papelzinho, depositam na cartola e Cebolinha conta os votos, avisando que a vencedora vai ter que se comportar muito bem no ano para não perder o título. Só que todo mundo votou na Carminha Frufru, sendo a miss bairro do concurso e ela faz um discurso. Enquanto isso, Cebolinha reclama como isso pôde acontecer, os meninos contam que ninguém ia votar na Carminha e resolveram dar um voto de consolo. 

Cebolinha grita que estragaram o plano, era para votarem na Mônica para ela parar de azucriná-los. Mônica ouve e bate em todos os meninos para aprenderem a não enganar uma candidata a miss. As outras meninas acham que foi marmelada e ficam amigas de novo. Cebolinha xinga os amigos, que querem saber em quem ele votou. Cebolinha diz que foi na Carminha, achava que não faria diferença e ela ficaria tristinha. Carminha dá um beijo neles, feliz que virou miss e os meninos acham que o plano não deu tão errado assim.

História engraçada em que o Cebolinha cria plano infalível de fazer a Mônica como miss do Concurso de Beleza para ela poder se comportar e não bater nele nem nos meninos, mesmo se eles a provocassem. Só que não dar certo porque todos eles, como juízes, votam na Carminha Frufru em vez de votarem na Mônica e ainda apanham quando a Mônica descobre a verdade, tendo um consolo de serem beijados pela Carminha no final.

Todos pensaram a mesma coisa em dar um voto de consolo para a Carminha, que um voto não faria diferença. Curioso o Cascão e o Titi não votaram nas suas namoradas, votaram na Carminha com a presença das namoradas, a diferença dos votos teria que ser com Cebolinha, Franjinha e Jeremias e Xaveco e não unanimidade. Além do plano, conseguiram ainda causar discórdia entre as amigas, pelo menos fizeram as pazes no final.

Os meninos fazendo a Mônica de boba era o melhor. Foi engraçado o trocadilho de Mônica como forte candidata, não de beleza, mas por sua grande força de carregar peso, meninas darem gargalhada quando Mônica disse que era forte candidata para ganhar, as meninas aparecerem feias achando que estavam produzidas, de fato a Mônica ganharia se não fosse um plano. Incrível como a Magali não comeu a sua roupa com abacaxi e melancia e engraçado ela dizer que vai tomar banho de espuma embelezador.

Colocaram as meninas que eram fixas, Turma da Mônica tinha poucas meninas até então. A morena é considerada ser a Denise, apesar de não ter nome revelado, sempre aparecia de um visual diferente a cada história. Aninha apareceu maior que as outras meninas, não tinha um padrão de altura dela, variava de cada desenhista. Normalmente Aninha, por ter 8 anos, é mais baixa que o Titi e mais alta que as outras meninas. Detalhe do Jeremias aparecer antes do concurso, mas não apareceu durante o concurso. 

Foi a segunda história que a Carmnha Frufru, antes ela tinha estreado na história "Modelo e Manequim" (Magali Nº 93, de 1993), que seria história única dela e resolveram voltar em definitivo com a personagem. No início era explorada beleza dela diante dos meninos e ganhar em concursos, depois deixaram ela como uma vilãzinha rica e esnobe com aparições esporádicas ao longo dos anos 1990 e sempre com um visual diferente a cada história. Carminha ficou fixa de vez e com frequência maior e traços definitivos a partir dos anos 2000.

Tiveram erros de meninas sem batons em alguns quadrinhos, o que era muito comum, Cascuda aparecer com nariz em formato "c" na página 10 do gibi, além de Cebolinha aparecer com dente após a surra da Mônica e desdentado no final. Já na parte do Cebolinha falar certo ao avistar a Carminha Frufru não é erro já que quando tinham balões com vários personagens falando a mesma coisa juntos prevalecia como a maioria falava. Incorreta hoje em dia por crianças envolvidas em concurso de miss, maquiadas, meninos apanharem e aparecerem surrados, olhos roxos e sem dentes e a palavra "gozado" é proibida nos gibis atuais. 

Os traços ficaram ótimos, bem característicos dos anos 1990, pena as cores mais fortes, abandonando tons pasteis que marcaram os gibis. Essa história depois virou desenho animado e seguiu o estilo da história em quadrinhos sem muitas adaptações. Muito bom relembrar essa história marcante há exatos 30 anos. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/02/a-turma-hq-concurso-de-beleza.html

Tiras N°17.916 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°17.915 : HAGAR o Horrível - Dik e Chris Browne!

Tiras N°17.914 : GARFIELD - Jim Davis!