domingo, 10 de junho de 2018

Submundo HQ N°219 : Confirmado: O FIM da Linha Disney na Editora Abril (1950-2018)...

O FIM de uma Era nos quadrinhos brasileiros se confirma agora, com o anúncio de que a Editora Abril deixará de publicar materiais da Disney após 68 ANOS de atuação com a linha nas bancas!

Nesta matéria (ou seria um "obituário"?)... Vamos rever os últimos acontecimentos que levaram à esse trágico final e vislumbrar as possibilidades pro futuro, já que a SALVAT, por exemplo, lançou uma mega-coleção do "Pato Donald" de Carl Barks lá fora!
Confira abaixo:
As coisas já andavam bastante estranhas na linha Disney pela Editora Abril nos últimos 2 meses... Começou com o atraso de encadernados de luxo e econômicos já prometidos: O Vol. 6 da "Biblioteca Don Rosa" e "Lendas Disney 2 - Gastão 70 ANOS", que logo em seguida foram retirados da pré-venda de sites virtuais (onde chegaram a ter as capas oficiais divulgadas e tudo o mais). Depois, a Abril desovou nas bancas uma série de encalhes de encadernados por 20 e poucos reais (e que custavam originalmente R$ 60). Alguns leitores até comemoraram os descontos, sem perceberem que isso já era um prenúncio de mau sinal (descontos assim, por 1/3 do preço de capa, significam de que o material não está vendendo bem e que pode estar à beira do cancelamento)!

A situação começou a gerar desconfiança entre os leitores nas redes sociais (principalmente em grupos relacionados do face) e as especulações sobre a Abril perder a Disney se espalhavam aos 4 ventos... A postura da editora era a pior possível: No alto de sua arrogância e falta de respeito pelo consumidor, optaram pelo SILÊNCIO e sequer se prestavam a fazer um comunicado ou nota oficial pra esclarecer a situação e não deixar o leitor na mão (nem que fosse pra dizer que estava tentando resolver as coisas ou ser mais transparente com os riscos de perder a linha de vez). O tempo passava, até que o blog: "Planeta Gibi" (que colaborou com a Abril em várias publicações) confirmou há poucos dias que a Editora Abril não publicaria mais Disney no Brasil:

Só que a Abril desmentiu em poucas horas o anúncio feito pelo blog, afirmando que ainda estava em tratativas de negociação com seus parceiros comerciais... Mas no dia seguinte, um e-mail OFICIAL da editora estaria sendo enviadoo à todos os assinantes Disney confirmando SIM a interrupção de todas as publicações da linha Disney pela Abril. Ou seja, a confusão de informações (ou falta de) continuou até o último suspiro da Abril (que num espaço de poucas horas negou e em seguida admitiu o cancelamento de toda a linha). Agora, a casa caiu de vez e todos os sites (mesmo os jornalísticos, tipo a "Folha") já estão noticiando o final da Era Disney no Brasil, iniciada lá atrás (em 1950) com o "Pato Donald" Nº 1 da Abril (capa que abre esta postagem)!
Mas e as perspectivas pro futuro agora? Bem, a Abril deixou um legado de vários títulos mensais e/ou regulares (que serão publicados até JULHO deste ano): "Pato Donald", "Mickey", "Tio Patinhas", "Zé Carioca", "Pateta", "Ducktales", "Disney BIG", "Almanaque Disney", e "Disney Especial"... E as recém anunciadas: "Lendas Disney", "Disney Saga", e o "Melhor da Disney" (que se encerraram com apenas 1 edição cada). Fora isso, ainda haviam as coleções de capa-dura: "Carl Barks" (com 10 Vol. lançados), "Don Rosa" (5 Vol. parou bem na METADE), "Os Anos de Ouro do Mickey" (14 Vol. de 37 no total), a linha "Disney de Luxo" (que teve cerca de 20 encadernados publicados), e o "Peninha"(que teve um único Vol. lançado mês passado, sendo que teria 2 no total pra fechar a fase de seus criadores originais)!
Não se sabe ainda "SE" (ou "quando") alguma OUTRA editora se apresentaria pra publicar novamente os quadrinhos Disney no Brasil... Mas alguns colecionadores já demonstram preocupações com o fato de manterem a numeração vigente das mensais (eu, particularmente, sou mais a favor de ZERAR a numeração de tudo: Afinal, só o "Donald" se encerrará no nº 2481 - quem pensaria em ter tudo isso completo e pra quê manter uma numeração iniciada em 1950)? De qualquer forma, esse é o menor dos problemas: Antes, temos que ver "SE" alguma editora vai assumir a bronca e "SE" a suposta editora estaria APTA pra exercer a tarefa com competência (isso SIM é um detalhe importante e de máxima relevância, afinal, a editora que assumir o posto terá de apresentar um trabalho no mínimo similar ou superior ao da Abril pra cair nas graças do público)!

A SALVAT (ela de novo) lançou em alguns países a coleção do "Pato Donald" de Carl Barks: "La Gran Dinastía Del Pato Donald" (CAPA acima e imagem da LOMBADA acima) em 48 Vol. (a coleção da Abril era baseada na Fantagraphics com cerca de 30 Vol. no total) e fica uma esperança agora que saia aqui no Brasil algum dia (quem sabe)? A Abril estava cheia de planos pro futuro e já se falava até numa mega-coleção do Paul Murry (graças ao sucesso da ed. temática de luxo dedicada à ele - capa acima) e quem colecionava os "Anos de Ouro do Mickey" esperava pras próximas edições a 1º aparição do "Esquálidus" (imagem acima num "Mickey" da Abril). Postei acima também, algumas capas de futuras edições de "Donald" e "Tio Patinhas" de Barks e Rosa! Agora é esperamos o desenrolar dos eventos pro futuro e torcer pra que a Disney retorne melhor e mais forte por outra editora! Até+ 
Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com/2018/06/confirmado-o-fim-da-linha-disney-na.html

Charge N°63125!

Charge N°63124!

Charge N°63123!

Charge N°63122!

Charge N°63121!

Charge N°63120!

Charge N°63119!

Charge N°63118!

Charge N°63117!

Charge N°63116!

Tiras N°9674 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Certas pessoas são verdadeiras obras de arte.

Tiras N°9673 : Quadrinhos Disney - Walt Disney(Blog do XANDRO)!

Charge N°63115!

Charge N°63114!

Charge N°63113!

Charge N°63112!

Charge N°63111!

Charge N°63110!

Charge N°63109!

Charge N°63108!

Charge N°63107!

Charge N°63106!

Ria...Se Puder N°5658 - "DOMINGO VOU ACORDAR DISPOSTO, ARRUMAR TODO MEU QUARTO, VOU SER UMA PESSOA MELHOR"

Charge N°63105!

Charge N°63104!

Charge N°63103!

Charge N°63102!

Charge N°63101!

Charge Especial N°63100!

Charge N°63099!

Charge N°63098!

Charge N°63097!

Charge N°63096!

Tiras N°9672 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!