domingo, 22 de outubro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.199 - Coelho Caolho: HQ "O Diabinho de estimação"

Mostro uma história em que um Diabinho apareceu na toca do Coelho Caolho com curiosidade de saber como era lugar longe do Inferno e passou sufoco. Com 7 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 72' (Ed. Abril, 1979).
Capa de 'Cebolinha Nº 72' (Ed. Abril, 1979)
Coelho Caolho manda seu filho Zezinho ir para cama dormir, ele vai e sente o chão muito quente que nem consegue pisar e senta ali perto. Sua mãe, Dona Coelha, reclama que o pai tinha mandando ir para cama e Zezinho diz que estava sentindo frio e resolveu esquentar seus pezinhos ali. Dona Coelha manda se deitar e se esquentar com cobertor e ela comenta que ali é quente mesmo e depois vai verificar.
Era quente porque um diabinho estava subindo do Inferno, cavou um túnel até à toca da família do Coelho Caolho. O Diabinho queria saber como era a superfície que nunca tinha visto, acha fresquinho e não quente como lá embaixo e diz que não achavam que existia alguma coisa em cima, era tudo lenda e espera que seja lenda também de que pequenos demônios habitavam aquelas terras.

Nisso, surge Zezinho, que foi pegar água na cozinha. O Diabinho se assusta e desmaia e Zezinho fala que os sonhos dele estão cada vez mais reais, dá pra sentir o cheiro de enxofre vindo do Diabinho, que quando acorda, acha que era só uma ilusão, que seres demoníacos não existem. Na volta, Zezinho diz que sabe que diabinhos não existem e era só um pesadelo. Eles se encontram, Zezinho chama o Diabinho de pesadelo, que por sua vez o chama de ilusão. 

Diabinho pensa que a ilusão é educada e o Coelhinho pensa que pena que o pesadelo não usa chanel ao invés de enxofre. Zezinho chama o irmão para participar de um pesadelo com ele, tem um diabinho logo ali. Quando veem o diabinho, que fala que tem mais outra, essas ilusões estão cada vez mais abusadas e os mandam sumir. O irmão belisca o Zezinho, que grita, o Diabinho acha que o grito é bem real e o irmão do Zezinho diz que o diabinho é real e todos correm com medo um dos outros. 

Em seguida, Coelho Caolho, quer tampar o buraco aberto na toca, enquanto o Diabinho quer voltar para o buraco de onde veio e se espanta em ver outro "demônio". Coelho Caolho se admira com um diabinho lá e que está mais espantado que eles enquanto seus filhos querem adotá-lo para ser bichinho de estimação deles. Coelho Caolho não deixa, ia ser o maior pecado da paróquia ter um diabinho em casa e o manda sair da toca e entrega cobertores para ele se proteger do frio que estava sentindo.

Na mata, o Diabinho é abordado pelo Ministro Luís Caxeiro Praxedes se ele declarou imposto de renda para o Rei Leonino. O Diabinho pergunta quem é Rei Leonino e o que é imposto de renda e como não fez, ele é levado para a cadeia, ficando preso junto com o Gorila, que pergunta por que ele está fantasiado e faz com que ele o ajude a terminar de cavar túnel para saírem de lá. O Diabinho  pergunta por que ele não cava, o Gorila diz que está reservando energia. 

O Diabinho cava para baixo, Gorila diz que ali tem nada e Diabinho continua cavando para voltar para o Inferno. No final, o Gorila lamenta que vai ficar a vida toda preso, sente calor vindo e passa a cobrar sauna para os guardas e Ministro Luís Caxeiro Praxedes verifica que isso tem nada contra o regulamento da cadeia.

História legal em que o Diabinho cava túnel do Inferno para a toca do Coelho Caolho para saber o que tinha na superfície só que tem medo dos coelhinhos que encontra lá, pensando que eram seres demoníacos e nem acreditava que existiam, que eram só ilusão e os coelhos pensavam que ele era um pesadelo. Ao descobrirem que era real, Coelho Caolho expulsa o Diabinho de lá porque não podia tê-lo como bichinho de estimação dos filhos e ele é preso por não ter declarado imposto de renda. No final, volta para o Inferno cavando túnel na prisão e o Gorila passa a cobrar sauna para os guardas aproveitando o calor que estava vindo do Inferno.

Vimos um diabinho bonzinho e humanizado que só queria saber se existia mesmo a lenda da superfície, já que ele conhecia só o Inferno, e não teve uma boa experiência no Mundo Real, com tantos problemas, sentiu saudades do Inferno e se convenceu que era o melhor lugar para ficar e se soubesse nunca tinha saído de lá. Interessante ele achar que os coelhos que eram demônios e que nem ele nem os coelhinhos acreditavam quando viam um ao outro, pensando que era imaginação deles, fora Diabinho também sentir calor e frio. Ele ficou como se fosse um extraterrestre visitando a Terra e ninguém aceitaria, daria mesmo roteiro se tivesse colocado um extraterrestre.

Divertido também ele ser preso só porque não fez declaração de imposto de renda. O Gorila acabou se dando bem, nada impedia de ele ganhar dinheiro cobrando sauna dos guardas. O Diabinho e o Gorila apareceram só nessa história, jcomo de costume personagens secundários. 

Era engraçado ver quando comparavam  os bichos da Turma da Mata com humanos, terem lares com camas, pijamas, pegar água na cozinha em filtro de barro, terem cobertores e cadeia com regulamento e dessa vez vimos que até eles precisam declarar imposto de renda, literalmente prestar conta o leão, o Rei Leonino. 

Os Coelhinhos ficaram bem parecidos um com o outro, o que era normal, sendo que o Zezinho se pareceu muito com o pai Coelho Caolho, quem olhava as imagens sem ler até pensava que era o Coelho Caolho. Normalmente os coelhinhos não tinham nome, dessa vez colocando um chamando de Zezinho fez diferenciar. A esposa do Coelho Caolho, Dona Coelha, tinha presença grande nos anos 1970, depois raramente aparecia.

Impublicável atualmente por ter diabo e ainda mais sendo um diabo humanizado, fazer os leitores ficarem no lado dele e dizer que o Infernoémelhor que a Terra, assim como Dona Coelha aparecer de avental já que hoje não gostam das mães serem tratadas como dona-de-casa. Traços muito bons do estilo superfofinho do final dos anos 1970 que marcou época, personagens sempre ficavam bonitos com esses traços. Tiveram alguns erros de personagens falando de boca fechada como Zezinho na primeira página da história, assim como Dona Coelha na página 2, o Coelho Caolho na página 4 e Gorila e Luís Caxeiro na última página,  e na colorização com bochecha do Zezinho pegando tinta verde da parede na página 2 da história e pijama de cor roxa na página 3. Foi republicada depois em 'Almanaque do Cebolinha Nº 12' (Ed. Globo, 1991), termino mostrando a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque do Cebolinha Nº 12' (Ed. Globo, 1991)
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/10/coelho-caolho-hq-o-diabinho-de-estimacao.html

Charges/Cartuns! ★ N°256.801 a N°256.900