quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°282 - Coleção Histórica Nº 45!

_CHTM_45.jpg (506×730)
Nessa postagem comento sobre a 'Coleção Histórica Nº 45', formada pelas 5 revistas números 45: Mônica (1974), Cebolinha (1976), Chico Bento e Cascão (1984), e Magali (1991).

Dessa vez, é a Vó Dita quem está na capa do box, que marca sendo o primeiro gibi da Mônica de 1974. E continuará assim nos próximos 2 anos, se a periodicidade permanecer bimestral.

Em relação à distribuição, continua precária, chegou bem tarde aqui, no dia 9 de fevereiro, continuando a chegar de um mês para o outro, já que o box é original de janeiro. E, como sempre, sendo 1 exemplar por banca que vende. Eles nunca melhoram essa distribuição.
_CHTM_45_(2).JPG (812×730)
Histórias de abertura e comentários gerais:

Mônica - "Limonada da confusão" - Mônica vai a venda do Seu Joaquim para comprar limão e acaba levando um limão plástico onde estava um diamante roubado pelo irmão do Seu Joaquim, que faz de tudo para recuperar o diamante.

O que chamou a atenção nesse primeiro gibi de 1974 é que foram reservadas só 3 páginas de comentários, correspondendo a 3 páginas de propagandas da revista original, resultando mais páginas com histórias. O normal são 6 páginas de propagandas. Por causa disso, os comentários foram bem curtos e objetivos, falando mais da sinopse das histórias. Com isso, a imagem da propaganda do livro de tirinhas ficou microscópica, não dando para ler absolutamente nada. Se normalmente já colocam as propagandas bem pequenas, com comentários reduzidos, ficam menores ainda.

O gibi teve 15 histórias no total, a maioria curtas de até 5 páginas, sendo que a de abertura e "O gopa da Mônica" (em que a Mônica arruma um bichinho de estimação invisível), tiveram mais páginas. De 11 histórias comentadas (as de 1 página não foram comentadas, como de costume), em 3 não informaram crédito nenhum de roteiro, desenhista e arte-final. Das comentadas, todas foram historias do Mauricio, mas desenhos, nem sempre.

De destaque, esse gibi teve a volta da Gilda, a sósia da Mônica que havia aparecido em 'Cebolinha Nº 2', de 1973, na história "Qualquer semelhança é mera coincidência". Na ocasião, a Mônica e a Gilda não se encontraram, só com o Cebolinha achando que a Gilda era a Mônica. Já nessa história de ' Mônica Nº 45', "Ah, Gilda, Gilda", que foi a sua 2ª aparição, elas se encontram e a Mônica se faz passar pela Gilda para dar uma lição nos meninos valentões que estavam perturbando a Gilda na rua dela. Era muito comum na época histórias com sósias dos personagens, um se encontrando com o outro e essa foi uma delas.
_CHTM_45_(3).jpg (468×350)
Trecho da HQ "Ah, Gilda, Gilda!"
Na história "Táááááá" do Chico Bento (em que o Chico procura uma buzina para dar um susto no Zé da Roça, que estava dormindo embaixo de uma árvore), aparece a Dona Cotinha, mãe do Chico, desenhada bem diferente, parecendo a Vó Dita. Como os comentários na revista foram curtos, nem deu para o Paulo Back falar disso.  Já na história da Mônica de 1 página, que se encontra na página 20, teve uma nostalgia legal de revelação de filme de fotografia em loja, coisa que era bem comum até uns 10 anos atrás.

Como curiosidade, a história "Xiii... ocupado!", em que mostra desencontro da Mônica e do Cebolinha para se falarem ao telefone, teve uma história semelhante a essa publicada, com o título "Só dá ocupado", em 'Mônica N º 55' (Ed. Globo, 1991), com as mesmas falas praticamente, só que protagonizada pelo Titi e Aninha.
Cebolinha - "Aquele sorriso" - Cebolinha e Cascão tentam a vaga de garoto-propaganda para gravar um anúncio de pasta de dentes para a TV.

De 12 histórias comentadas, em 6 não tiveram crédito nenhum, já em outras mostram só roteirista e desenhista ou arte-final. Só não foi comentada história de 1 página, como de costume. A história "Os chefes", em que a turma brinca de índios americanos, eu conhecia, já que foi republicada na Globo, precisamente no 'Almanaque do Cebolinha Nº 2', de 1987. Agora uma ou outra história do Cebolinha vou começar a lembrar.

Na história "Cebolinha e um clubinho só de meninos" teve um erro curioso na época com o Humberto falando. Ele tinha roupa diferente da camisa rosa e bermuda branca que a gente está acostumado (ainda não tinha roupa definida), mas o que ficou estranho foi ele falar. Talvez a intenção inicial nem era para ser o Humberto, e, sim, um secundário qualquer, mas o desenhista acabou desenhando o Humberto e ficou esse erro bizarro.
_CHTM_45_(4).jpg (651×500)
Trecho da HQ "Cebolinha e um clubinho só de meninos"
A história "Tina e a ligação" é bem legal, em que o Rolo, na falta do que fazer, telefona para a Tina às 3 da madrugada para dizer que está com telefone em casa e jogar conversa fora. O que foi interessante é que na história toda mostra só a linha telefônica na rua, aparecendo os balões das falas deles e o que acontece no lado de fora e a Tina e o Rolo aparecem só no final. Ficou muito bem bolada. Uma pena que não colocaram crédito de roteirista nos comentários. É incrível que nas melhores histórias é que não mostra quem escreveu. Pelo menos mostrou quem a desenhou.

Esse gibi teve também a história "Vinda diretamente do interior... Parvínia!" com a Parvínia, prima do interior da Mônica. Outro tipo de roteiro comum nos gibis antigos aparecer parentes dos personagens, com características semelhantes ou opostas, mas que aparecem em só uma história e depois nunca mais vistos, principalmente primos. Eu gostava de histórias assim.

Uma coisa interessante é que teve um erro na colorização na história do Bidu (em que um cientista troca de corpo com o Bidu através de uma invenção, para saber como é uma vida de cachorro), só que dessa vez o erro foi na CHTM, e, não, na original. Na revista de 1976, a camisa do Franjinha apareceu vermelha normal, e nessa CHTM, deixaram verde em um quadrinho. Finalmente aconteceu um erro na colorização da Panini. Gostei disso, apesar de ficar diferente da revista original. Abaixo a comparação:
_CHTM_45_(12).jpg (846×347)
Comparação da HQ "Bidu": erro na colorização da CHTM
A seção de cartas "Coleio do Cebolinha" nunca é mostrada na Coleção Histórica. Eles não colocam, provavelmente por causa do endereço dos leitores que escreveram na época. Acho que deviam republicar as seções de cartas, só omitindo o endereço e, quem sabe, nome completo, só colocando "Roberta", "Sergio", "Sandro", etc. Nas seções de cartas antigas tinham muitas coisas interessantes, que valem a pena.

Como dessa vez eu tenho a revista original de 1976, mostro como foi o "Coleio do Cebolinha" nessa edição, que eles insistem em não republicar. Dá pra perceber que tinha gente de 15 anos de idade que ainda lia gibis, hoje no alto de seus mais de 50 anos.
"Coleio do Cebolinha" publicada em 'Cebolinha Nº 45', de 1976
Chico Bento - "Viva o concreto" - João Concreto da Silva, fabricante de cimentos, inconformado com a onda ecológica nas histórias do Chico Bento, invade a MSP e resolve apagar todo o verde da história do Chico.

Esse gibi teve 3 histórias mudas, algumas de até 5 páginas no total, com as 3 histórias juntas ocupando 10 páginas do gibi. Era raro ter muitas histórias mudas nos gibis daquela época. Não gostei muito disso, mas justiça seja feita, até as histórias mudas antigas conseguem ser melhores que as dos gibis atuais. Em relação a créditos, de 6 histórias comentadas, a muda "Cai, cai folhinha!" (que mostra o sufoco do Chico para pegar uma folha na árvore), não teve crédito nenhum (pior que tinha espaço para falar) e só 3 histórias tiveram créditos completos.

Mais uma vez tiveram as terríveis alterações no caipirês do Chico nessa edição. Dessa vez palavras com o gerúndio "-ano", como "apagano", "desceno", "assistino", entre outras, não foram mudadas, deixando igual à revista original, como destaco abaixo:
_CHTM_45_(6).jpg (664×500)
Trecho da HQ "Viva o concreto"
Porém, outras palavras do caipirês do Chico foram mudadas. Nos primeiros anos, certas palavras do caipirês eram diferentes de hoje ou senão nem era caipira, só passando a ser depois de 1985 que foi consolidado do jeito que a gente conhece. Com isso, palavras "pur" e "nenhuma" da história "Castigo demais para um cabulador só" do gibi de 1984 foram  mudadas agora para "pru" e "ninhuma", sem explicação nenhuma.  

É revoltante, porque eles mudando assim a gente não compara como era o caipirês nos seus primórdios. O que custava manter igual à original. Pelo visto só não teve mais alterações porque a maioria das histórias do gibi foram mudas, senão teriam mais. Como eu tenho a original, mostro abaixo a comparação de uma cena dessa história com essas alterações:
_CHTM_45_(7).jpg (873×300)
Comparação da HQ "Castigo demais para um cabulador só": caipirês alterado
Fora essas alterações ridículas, essa história "Castigo demais para um cabulador só" é legal, com o Chico matando aula na escola e se dando mal por isso, com um final surpreendente e muito bom.

Outra alteração foi a colorização do brilho do cabelo do Papa-Capim que insistem em deixar azul na Coleção Histórica, sendo que na original era branco ainda. Abaixo a comparação:
_CHTM_45_(8).jpg (855×300)
Comparação de cores da HQ "Maloca muito bagunçada"
De curiosidade, esse foi o primeiro gibi sem a promoção da "Cartela Milionária", desde que foi lançada em novembro de 1983, na edição do 'Chico Bento Nº 32'. Com isso, a capa dessa edição Nº 45 não teve o selo de pontos da cartela Milionária na lateral direita e por isso não teve alteração da capa em relação a original.

Cascão - "O rei dos sete desertos" - Cascão e Cebolinha brincam de piratas, mas o Cascão quebra a espada do Cebolinha começando a confusão entre eles, com direito a plano infalível contra a Mônica, sem querer.

De 6 histórias, só 3 com créditos completos e a história "Atchim", em que todos se afastam do Cascão porque estava resfriado, ficou sem créditos. A história "O Dom Juan do Cemitério" é legal, com o Penadinho paquerando uma fantasminha, mas tem que se esconder quando vê no caminho outras fantasmas que também paquerava, inclusive a Alminha. Interessante que os personagens foram desenhados com boca toda branca, sem língua. E não ficou ruim.

História de destaque, "O cão de um milhão de cruzeiros", do Bidu, em que um balde de tintas cai n Bidu e 2 malandros confunde com um cão azul milionário que havia sumido. Interessante o cara chamar o outro de idiota e imbecil, coisa proibida nos gibis atuais e  são alterados nos almanaques convencionais. Ainda bem que não alteram isso nessa Coleção Histórica.
_CHTM_45_(9).jpg (477×350)
Trecho da HQ "O cão de um milhão de cruzeiros"
Foi o último gibi do Cascão com o selo da promoção "Cartela Milionária" na capa. Não coincidiu com o Chico, porque a promoção começou em 'Cascão Nº 33' enquanto que a do Chico foi na Nº 32. Em ambos os títulos a promoção durou 13 edições.

Magali - "O gato comeu! E cadê o gato?" - Mingau some e a Magali e o seu pai tentam de tudo para encontrá-lo.

Na edição original, essa história teve um erro de colorização no gato que encontraram primeiro. Ele apareceu amarelo no último quadrinho que apareceu na original e agora corrigiram deixando branco. Pelo menos avisou sobre esse erro nos comentários, mas se a cena de destaque foi justamente essa, era para terem colocado a cena original escaneada do gibi de 1991 para gente ver a diferença. Na verdade, o ideal mesmo não era pra corrigir nada e deixar exatamente como saiu  na original. Abaixo, a comparação da cena:
_CHTM_45_(10).jpg (700×568)
Comparação da HQ de abertura: gato apareceu amarelo na original de 1991
De 5 histórias, só abertura e encerramento com créditos completos. Em "A justiceira" (em que a Magali resolve ser a justiceira do bairro) e "O Romântico" (em que o Quinzinho tenta arrumar flores para agradar a Magali) só informaram roteirista. Como história de destaque,"Delícia de palmito" em que a Magali deixa de comer tudo que tem palmito, depois do Dudu dizer que palmito são caules de árvores derrubadas.

A capa teve as suas diferenças. O logotipo ficou menor em comparação a de 1991, que ocupou a largura toda na época, e os tons ficaram diferentes, com o logotipo era um rosa mais claro e agora ficou um rosa choque bem forte e o tom do verde ficou ficou um verde mais escuro, com o degradê diferente, quase imperceptível. Ou seja, foi uma capa totalmente restaurada, sem lembrar nada as cores de 1991. As capas dos outros gibis desse box as mudanças não foram tão grandes como essa.

 Eles gostam mesmo de mudar as capas da Magali. Mesmo que as cores agora são digitais e não têm o tom artesanal da época, mas podiam ver um tom mais parecido da original. Aliás, inexplicavelmente, eles nunca colocam o logotipo ocupando a largura toda que nem os outros e o contorno sempre fica mais fino. Não dá para entender. Pelo menos não colocaram o selo da CHTM ao lado do logotipo. Abaixo a comparação das capas:
_CHTM_45_(11).jpg (854×600)
Comparação das capas de 1991 e da CHTM # 45
logoarquivo2015.png (867×295)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/02/colecao-historica-n-45.html

Charge N°37420!

newtonsilva4.jpg (393×360)

Charge N°37419!

newtonsilva3.jpg (376×360)

Charge N°37418!

newtonsilva2.jpg (447×360)

Charge N°37417!

newtonsilva.jpg (446×319)

Tiras N°6479 : Fala Menino - Luis Augusto!

Fala Menino! : O Documento Original Foi Salvo em um Formato Incompatível.

Fala Menino! : Agenda Comprometida no Mês que Vem.

Charge N°37416!

sid4.jpg (480×291)

Charge N°37415!

sid3.jpg (480×294)

Charge N°37414!

sid2.jpg (480×288)

Charge N°37413!

sid.jpg (480×294)

Ria...Se Puder N°4428!

10600449_810401402344944_3291047828657435058_n.jpg (720×663)

Charge N°37412!

jb4.jpg (367×360)

Charge N°37411!

jb3.jpg (371×360)

Charge N°37410!

jb2.jpg (298×360)

Charge N°37409!

jb.jpg (271×360)

Tiras N°6478 : Salmonelas - Benett!

11002697_784043868338966_4323651555201641512_o.jpg (720×273)
11015085_784043971672289_6956834641379680391_n.jpg (720×247)
10628460_784470924962927_8560616325208709575_n.jpg (625×208)

Charge N°37408!

cao4.jpg (432×360)

Charge N°37407!

cao3.jpg (428×360)

Charge N°37406!

cao2.jpg (414×360)

Charge N°37405!

cao.jpg (397×360)

Animação do DIA : Cotidiano - Tudo como tem que ser!

Charge N°37404!

bonifacio.jpg (366×360)

Charge N°37403!

adnael.jpg (480×357)

Charge N°37402!

mariano.jpg (480×310)

Charge N°37401!

gilx.jpg (480×331)

Tiras N°6477 : SNOOPY - Charles Schulz!


B-F78Y-CAAE5GQr.png (600×600)

Charge ESPECIAL N°37400!

10470940_10205092799792089_7999846417385957291_n.jpg (630×450)

Charge N°37399!

amorim2.jpg (480×341)

Charge N°37398!

AUTO_cau.jpg (480×360)

Charge N°37397!

gilson.jpg (431×360)