sábado, 30 de julho de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.065 - Bidu: HQ "Cachorro-de-Chácara"

Capa de 'Almanaque do Cebolinha Nº 10' (Ed. Globo, 1990)

Compartilho uma história em que o Bidu contratou um porteiro na sua história para que o Bugu não entrasse lá para fazer suas imitações. Com 5 páginas, foi publicada originalmente por volta de 1981 e depois republicada em 'Almanaque do Cebolinha Nº 10' (Ed. Globo, 1990).

Bidu observa o Bugu reclamando que quer quer entrar na historinha e em seguida um cachorro grande o carrega, perguntando ao seu chefe Bidu se o conhece. Bugu reclama que isso é uma falta de cordialidade com os amigos e Bidu conta que contratou o Tonicão, seu leão-de-chácara. Bugu diz que se é um leão-de-chácara, devia estar na cidade e que ele era vira-lata. Bidu explica que Tonicão é um porteiro que deixa entrar na história só quem ele quer. 

Tonicão pergunta se quer que dê um chute no traseiro e Bugu fala que é para dar pontapé no traseiro da mãe dele, aproveitando para dar um "Alô, Mamãe!" que tinha esquecido. Bidu manda Tonicão levá-lo, não quer Bugu lá. Fora da história, Bugu faz uma sugestão ao Tonicão, que aceita. 

Enquanto Bidu dorme, Tonicão começa a fazer imitações como se fosse o Bugu. Ele faz sapateado, sendo que um passo bate no Bidu, fazendo acordá-lo. Depois imita o "Caubito Pixoto" (Cauby Peixoto) cantando "Conceição" e depois imita o Mauricio de Sousa, debochando do Bidu que está fora de proporção e a cara de bobo não é forte, fazendo Bidu se irritar e despedir o leão-de-chácara. Bidu diz que se não bastasse o cretino do Bugu, agora o Tonicão exibido e se soubesse, não teria contratado. 

Em seguida, Bugu volta, aproveitando que o Bidu está dormindo, e conta para sua mãe que foi ótima ideia de convencer o Tonicão a fazer imitações para ser demitido e ficar livre dos dois bobocas. Tonicão ouve, descobre que foi tudo um plano e faz sugestão ao Bidu. Bugu pensa que queria fazer imitação do "Waldico Sobiano" (Waldick Soriano), mas a imitação dele foi do Bidu  se preparando para dar chute no traseiro do Bugu, que diz seu tradicional "Adeus, Mamãe!".

História legal em que o Bidu contrata um porteiro segurança para impedir a entrada do Bugu na sua história, mas não contava que o Bugu ia jogar lábia com o Tonicão para fazer com ele faça imitações no lugar dele para ser demitido e o Bidu não tenha mais segurança impedindo sua entrada na história. O plano infalível é descoberto e Tonicão faz imitação do Bidu no final para dar chute no Bugu e expulsá-lo da história.

É do tipo de história do Bidu de metalinguagem, com ele sendo o chefe da história e perturbado pelo Bugu, que queria chance de mostrar seu talento de imitações para sua mãe e para os leitores. Bidu tinha medo de Bugu fazer mais sucesso, de ele não ser mais o astro das histórias e expulsava o Bugu. Eu gostava das histórias do Bidu assim. Também eram boas histórias de planos infalíveis criados por outros personagens sem ser do Cebolinha, cada um com seu interesse, normalmente não apanhavam no final, mas sempre se davam muito mal. 

Foi engraçado o Bugu não saber o que era leão-de-chácara e pensar que ele era um leão vira-lata. Leão-de-chácara é dito de pessoa que é segurança, então o Tonicão foi porteiro da história, permitindo quem pode ou não entrar lá a mando do Bidu e com certeza o Bugu não era bem vindo. Tonicão apareceu só nessa história, como de praxe personagens secundários serem criados para aparecer uma única vez.

As imitações do Tonicão seriam feitas pelo Bugu se o Bidu tivesse deixado, ficaram muito divertidas, principalmente imitando o Cauby Peixoto e o Mauricio de Sousa, que na época ainda tinha barba, por isso o Tonicão colocou uma na hora de imitá-lo. Sempre retrataram nas histórias os cantores e artistas que estão em alta no momento, por isso mostraram Cauby Peixoto e citação à Waldick Soriano, nomes de grandes sucessos da virada dos anos 1970 para os 1980. As paródias com nomes deles muito divertidas, sempre eram criativos. Já a música "Conceição" teve a letra preservada.

Os traços muito bons, típico do início dos anos 1980.  Hoje em dia a MSP evita histórias assim do Bidu com metalinguagem e o Bugu o perturbando querendo uma chance para fazer suas imitações, acham que é batido, o que é uma pena porque até que sempre gostei de histórias assim. Tem elementos incorretos como Bugu falar palavrões, falar que é para Tonicão chutar traseiro da mãe dele, Bidu e Tonicão fazendo questão de chutar Bugu. Atualmente o bordão "Alô, Mamãe!" mudaram para Bugu falando "Olá, Mamãe!" provavelmente porque "Alô"  dá ideia de falar em telefone. Isso, quando ele fala esse bordão porque é bem raro.  

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/07/bidu-hq-cachorro-de-chacara.html 

Charges/Cartuns! ★ N°198.801 a N°198.900