segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Submundo HQ N°298 - "Visões de... 1990" (Parte 2): "Mestre do Kung Fu" (O FINAL), "Graphic Marvel", "Caçadores", e Mais...

Nesta 2º "Parte" da mega-postagem de Elcio Abreu em colaboração especial pro "Submundo"...(15/02/2020) Voltamos novamente 3 décadas no passado para revisitar o ano de 1990, um mercado muito diferente do nosso atual e ao mesmo tempo tão rico e fértil de lançamentos pra todos os gostos:

"Cap. América 133" (O FINAL da saga do "Mestre do Kung Fu" - Uma HQ que NÃO estará na "CHM" publicada pela Panini), "HULK & Coisa" (a estreia da linha Graphic Marvel), "Justiceiro - Corporação de Assassinos", "Os Caçadores", "Dreadstar - O Guerreiro das Estrelas", "Gavião Negro" (mini-série em 3 edições), "Homem-Aranha: A Morte da Capitã Jean DeWolff", "Orquídea Negra" (de Neil Gaiman), "Disney Especial 122 - Os Espertos", e Muito Mais...

Confira abaixo:
No meio de todo o caos econômico descrito na 1º "Parte" desta matéria, o mercado de quadrinhos em 1990 permaneceu firme e forte, com muitos títulos sendo lançados ao longo desse ano (como podemos ver nesta série de postagens) inclusive em edições de luxo, que embora fossem em capa cartonada, não eram lá muito baratas (pra parte dos leitores da época). A única diferença para os dias de hoje é que todas as revistas iam para as bancas. O que explica isso? Muitos dirão que é porque na época não existia internet, celular e todas as facilidades que essas tecnologias nos proporcionam atualmente. Bem, isso não é bem verdade, afinal: estamos falando de uma época de inflação alta, desemprego alto, confisco de poupança, queda no padrão de vida das pessoas, e falta de crédito para adquirir bens de consumo, dentre outras coisas. Seria mais fácil uma pessoa (colecionador) abandonar sua coleção e adotar outro hobby, ainda mais que naquele tempo as HQs eram discriminadas, tidas como coisa de criança, e literatura marginal (só quem colecionou HQs nos anos 90 sabe - ou sentiu na pele - o preconceito e escárnio que os gibis geravam nas pessoas ditas "civis" ou "normais", rs):

MAIO:

"OS CAÇADORES" Nº 1: A revista da DC dedicada à seus heróis urbanos, em formato americano e 68 pág. Com histórias de alto nível, trazia como carro-chefe o "Arqueiro Verde" de Mike Grell, e O "Questão" de Denny O'Neil!

"BATMAN" Nº 4: "Batman - Ano 3", que conta de forma mais atualizada a morte dos pais de Dick Grayson e toda a trajetória dele após o incidente, até ser adotado por Bruce Wayne. No presente, o assassino dos pais de Grayson sai da prisão e o Batman tenta impedir que ele se vingue do criminoso!

"GRAPHIC MARVEL Nº 1 - HULK & COISA": A Editora Abril cria um novo selo de Graphic Novels, e na 1º edição traz uma aventura protagonizada pelos 2 brutamontes mais sagrados da Marvel. A história é simples e bem divertida, onde a dupla é sequestrada por uma polícia alienígena pra salvar um planeta de um chefão do crime conhecido como: "Senth Obbraço", rs!

"SUPERPOWERS" Nº 17: O polêmico final da fase John Byrne no Homem de Aço!

"GRAPHIC NOVEL Nº 19 - BLANCHE EPIFANY": A frágil beldade Blanche Epifany é constantemente perseguida por homens inescrupulosos que pretendem se aproveitar de sua inocência, mas existe um defensor mascarado que age como seu protetor e a resgata das piores situações. A HQ é, ao mesmo tempo, uma homenagem e uma paródia das histórias de amor folhetinescas, nascidas na França, nas quais os mocinhos são completamente bons e salvam as doces donzelas, impecavelmente castas e virtuosas, das garras dos vilões. Roteiro de Jacques Lob e arte de Georges Pichard.

JUNHO:

"ORQUÍDEA NEGRA": A Editora Globo encaderna o 1º trabalho solo de Neil Gaiman nos quadrinhos em 148 pág (material republicado há poucos anos em capa-dura pela panini)!

"GAVIÃO NEGRO": Timothy Truman, Alcatena, e Sam Parsons criam uma nova origem (ou uma delas) para o "Gavião Negro" numa sensacional mini-série em 3 partes publicada em formato americano e 52 pág. Agora, o herói é um policial alienígena do planeta Thanagar, bem como sua parceira de longa data: Shayera Hall (HQ bem ao estilo "Juíz Dredd" e nunca republicada no Brasil)!

"CAP. AMÉRICA" Nº133: Depois de quase 20 anos sendo publicado no Brasil, chega ao fim a saga de "Shang Chi - O Mestre do Kung Fu", escrita por Alan Zelenetez e com arte de William Johnson e arte-final do criador de "Hellboy": Mike Mignola (OBS: Esta HQ NÃO estará na "CHM do MKF" publicada pela Panini, cujo Vol. 12 atrasou e encerrará a coleção)!

"CONFLITO DO VIETNÃ - EM CORES": Edição especial do título mensal publicado desde 1988. Estas 2 histórias foram publicadas pela primeira vez em "Aventura & Ficção" Nº 11 e 12, em P&B!

"HOMEM-ARANHA" Nº 84: Sob a influência do "Monge do Ódio" (que em sua versão original de Stan Lee e Jack Kirby era o próprio Adolf Hitler), Sue Richards torna-se: "Malícia" na história:  "Com o ódio na alma". Saga que redefiniu a personagem no Universo Marvel (esse arco - de John Byrne - também saiu na Salvat Vermelha, na edição dedicada à "Mulher-Invisível")!

"DEMOLIDOR ESPECIAL 2": A "Queda de Murdock", a obra-prima de Frank Miller que redefiniu o herói, é encadernada pela 1º vez no Brasil: Só que em formatinho, capa-cartonada plastificada, e 196 pág, SEM os cortes e censura da versão apresentada em "SAM"!

"TEX-COLEÇÃO" Nº 40: Revista em formatinho (que perdura até os dias de hoje), traz a republicação da historia: "Anjos da Vingança"!

"MAURÍCIO -  30 ANOS": Edição comemorativa dos 30 anos da "Turma da Mônica", publicada pela Editora Globo no formato 19 x 27,5 cm, com 39 histórias e 212 pág. Esta edição também saiu em capa-dura na época!
JULHO:

"GILGAMESH" Nº 1: A Editora Globo publica o 1º número da mini-série em 4 edições, formato americano, e 52 pág. da série futurista da DC Comics, criada e ilustrada por Jim Starlin. Gilgamesh Bonner é um alienígena que chegou acidentalmente à Terra e é adotado e criado por uma família de hippies. Desde muito jovem ele exibe força e intelecto fora do comum, e quando o mundo sofre uma guerra devastadora, Bonner se transforma no dirigente máximo de uma corporação que devolve a paz ao planeta totalmente devastado. Porém, a paz imposta por esse regime autocrático é quebrada quando surge um misterioso indivíduo com as mesmas capacidades de Gilgamesh, cuja presença mudará para sempre a vida do protagonista e colocará em perigo o pacífico, utópico e ultra-capitalista império criado neste novo mundo!
"GRAPHIC MARVEL Nº 2: JUSTICEIRO - CORPORAÇÃO DE ASSASSINOS": De Mary Jo Duffy e Jorge Zaffino, esta aclamada graphic novel do anti-herói da Marvel traz o Justiceiro investigando uma família de assassinos que matam por dinheiro para uma corporação. Ele aceita jogar nas regras da corporação e se envolve com Reiko, uma bela assassina. O Justiceiro tenta impedir a tal corporação de assassinar um homem que pode levá-lo à captura de outros foragidos da justiça! 

"DREADSTAR" Nº 1: A Editora Globo lança uma revista mensal em formatinho e 68 pág, do Guerreiro das Estrelas criado por Jim Starlin, continuando as histórias exatamente de onde pararam na revista "Epic Marvel" da Editora Abril (material recentemente republicado pela Mythos num encadernado de luxo)!

"DISNEY ESPECIAL" Nº 122 - OS ESPERTOS": Uma compilação de 22 histórias em 196 pág só com os maiores "espertalhões" da Disney (essa edição dos "Espertos" foi REPRISADA no ÚLTIMO número do "Disney Especial": O nº 180 - de 1999)!

AGOSTO:

"HOMEM-ARANHA" Nº 87: Tem início uma das melhores, violentas, sombrias, e mais aclamadas sagas do Herói Aracnídeo: A "Morte da Capitã Jean DeWolff" (republicada pela Panini e Salvat também)!

"GRAPHIC NOVEL Nº 20 - WOLVERINE & NICK FURY": Wolverine e Nick Fury lutam contra um novo "Scorpio", cuja origem está ligada ao maior espião da Marvel. História com roteiro de Archie Goodwin (Batman) e desenhos de Howard Chaykin (American Flagg)!

"DC 2000" Nº 8: A estréia de "Starman" de Roger Stern e Tom Lyle (personagem que seria reformulado poucos anos mais tarde em uma cultuada série de James Robinson)! 

"FANTASMA EXTRA" Nº 21: Publicação bimestral do herói publicada pela Editora Globo em formatinho e 68 pág. Nesta edição, o Fantasma revive uma aventura de seu antepassado, durante o festival comemorativo dos 300 anos do ataque à cidadezinha costeira de Sanloi, onde em 1689 seu ancestral combateu o pirata Tease. Por uma ironia do destino, o atual descendente do bandido quer imitar o antepassado e pilhar a cidade! Até +
Submundo.jpg (611 × 452)

Tiras N°12977 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Eba! O mês da folia chegou! A programação de Carnaval já está pronta e as brincadeiras vão começar no Parque da Mônica. Que tal conferir a programação completa no nosso site e se preparar para curtir esse mês com a turminha? #parquedamonica #eunoparquedamonica #turmadamonica
 Ô abre alas que a Turma da Mônica quer passar! O mês do carnaval já chegou e trouxe muita folia e diversão! Que tal vir curtir um passeio diferente e cheio de muita diversão? http://parquedamonica.com.br/calendario

Tiras N°12976 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°12975 : Especial MIX nº295 - Blog do XANDRO!

Tiras N°12974 : PEANUTS/SNOOPY e seu amigos - Charles Schulz!

Ria...Se Puder N°6640!

Ria...Se Puder N°6639!

Ria...Se Puder N°6638!

Ria...Se Puder N°6637!

Ria...Se Puder N°6636!

Ria...Se Puder N°6635!

Ria...Se Puder N°6634!

Ria...Se Puder N°6633!

Ria...Se Puder N°6632!

Ria...Se Puder N°6631!

Ria...Se Puder N°6630!

Ria...Se Puder N°6629!

Ria...Se Puder N°6628!

Ria...Se Puder N°6627!

Ria...Se Puder N°6626!

Ria...Se Puder N°6625!

Ria...Se Puder N°6624!

Ria...Se Puder N°6623!

Ria...Se Puder N°6622!

Ria...Se Puder N°6621!

Charges/Cartuns N°88260!

Charges/Cartuns N°88259!

Charges/Cartuns N°88258!

Charges/Cartuns N°88257!

Charges/Cartuns N°88256!