quarta-feira, 17 de abril de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.249 - Mônica e Magali: HQ "Invejinha"

Capa de 'Magali Nº 85' (Ed. Globo, 1992)

Mostro uma história em que a Mônica sentiu inveja da Magali porque é gorda e a Magali ccome de tudo exageradamente e não engorda. Com 9 páginas, foi história de abertura de 'Magali nº 85' (Ed. Globo, 1992).

Mônica se assusta quando vê na balança que engordou 2 quilos, ainda mais que na semana a mãe fez macarronada, pavê e pizza. Magali diz que não é para esquentar, logo ela volta ao normal e  depois Magali se pesa e continua o seu peso normal de 15 quilos. Mônica acha pouco e Magali lembra que havia comido antes 3 lasanhas, 5 tortas, uma travessa de maionese, melancia, pão.

Em seguida, Magali vê um vendedor de sorvete e pergunta para Mônica se ela vai querer também. Mônica até aceitaria, mas ao lembrar da balança rindo, indicando que vai ganhar mais peso, ela recusa. Magali pede 5 sorvetes, ainda oferece para Mônica, que recusa por engordar só de sentir o cheiro. Depois, Magali come 4 cachorros-quentes e bebe um garrafão de refrigerante. Mônica leva Magali para se pesar de novo na balança e ela continua com 15 quilos.

Mônica quer saber o segredo de ficar sempre magrinha e Magali responde que não tem segredo, ela é assim e deve continuar magrinha a vida inteira. Mônica imagina Magali e Denise adultas, com Denise elogiando que Magali está esbelta e ela diz que foi contratada para ser modelo e ainda continua comendo muito como na infância. Depois, Denise vê Mônica obesa, pergunta se ainda estava fazendo regime e Mônica responde que estava, mas ao comer duas azeitonas deu nisso e Denise fala que ela está um caco.

Mônica acorda e as meninas vão brincar no parquinho. Magali pede para Mônica empurrar no balanço e Mônica diz que não vai dar, as mãos dela são muito delicadas. Magali pede para o Xaveco, que aceita e fala que ela é levinha. Mônica pede para o Xaveco empurrá-la e ele fala que outra hora por já estar indo, como desculpa para não empurrar por Mônica ser pesada.

Quando vão brincar de gangorra, Mônica fala que não vai dar porque ela tem peso normal e como Magali era tão magrinha, que não teria força suficiente para fazer subi-la. Fala também que por um lado é bom ser magricela, como não precisar abrir a porta, só passar por baixo, se não quiser que a vejam, só ficar de perfil, economiza na roupa já que uma meia pode virar suéter, mas pode ter alguns apelidos como palito, cotonete, pau-de-tirar-tripa, só não é para ligar, sempre vai ter alguém que goste de uma menina esquelética.

Magali chora e Mônica se desculpa, falou por despeito e por ter sentido invejinha porque Magali come, come e está sempre elegante e ela vai ficar uma barrica. Magali fala que tem ter mais autoconfiança nela, está ótima e jura se ela não falar que está esquelética. Mônica diz que ela é uma amigona e sabe que nunca teria inveja dela, por isso se sente envergonhada. As amigas fazem as pazes e, enquanto caminham, um menino elogia as pernas grossas da Mônica e no final Magali fica com invejinha porque gostaria de ter as pernas como da Mônica. 

História legal em que a Mônica fica com inveja da Magali comer muito e continuar magrinha enquanto ela é gorda. Tentou provocar a Magali com as desvantagens de ser magra, mas se arrependeu e as amigas voltaram a ficar de bem. Só que a Magali acabou sentindo inveja da Mônica no final por ter perna grossa e ela não, coisa que a Mônica nunca imaginaria que a Magali teria inveja dela, e Magali nem seguiu os próprios conselhos de autoconfiança que havia acabado de passar para a Mônica. 

História envolve a característica da Magali de comer muito sem engordar, era muito comum esse tema e sempre eram divertidas. Além de se divertir, ainda dá pra refletir sobre problemas do gordos na vida real e as cobranças que têm da sociedade de o padrão de beleza de ser magro. Pior quando são as crianças que são gordas serem cobradas pelos outros, inclusive pelos próprios pais, e se sentirem tristes por isso, e a história ajudou nisso das crianças que se sentem gordas para não ligarem e aceitar que é normal e são bonitas de qualquer jeito.

Foi muito engraçado ver a reação da Mônica de ver a Magali comendo sem engordar e ela dizer que engorda só de sentir cheiro, a Mônica pensando na balança rindo de que ela ganharia mais peso ao tomar sorvete, a imaginação delas adultas com a Magali esbelta e a Mônica obesa, o Xaveco não empurrar a Mônica no balanço por ela ser gorda e pesada e as falas da Mônica fazendo bullying da Magali magricela e ainda se imaginar com chifres de Diabo, se achando diabólica. 

Mônica disse que tinha mãos delicadas, na verdade, se empurrasse a Magali no balanço, ia fazer com que ela fosse parar longe com sua superforça, sem querer foi até um favor. Gostava também quando mostravam os personagens como adultos em pensamentos sendo um futuro imaginário deles ou até mesmo passarem os anos e eles crescerem para mostrar a piada final, aí cada desenhista deixava o visual dos personagens adultos de acordo com a sua visão. E os pensamentos e sonhos em tons azuis e verdes, diferente da colorização normal, davam um charme a mais.

Interessante mostrar que a Magali tem 15 quilos, realmente é pouco na média para uma criança de 6 anos, pena não mostrar o peso real da Mônica, só uma noção comparado ao que mostra na balança. Interessante também de dizer que a Mônica é gorda e a Magali é magra, os meninos chamarem Mônica de gorducha, mas todos são desenhadas com corpo da mesma forma. Nessa história mesmo, as duas foram desenhadas fofinhas iguais, só em alguns quadrinhos que a perna da Magali saiu ligeiramente mais fina para mostrar que a Mônica tinha perna maior, mas pouca coisa. Até anos 1970 de fato a Magali era desenhada mais magra que os outros, depois todos foram desenhados com porte de corpo iguais, inclusive os meninos, e atualmente na era digital de "copiar e colar" desenhos prontos, aí que são idênticos mesmo.

Incorreta atualmente por mostrar crianças com inveja, menosprezar gordos e magros, Mônica fazer bullying de Magali magricela e até ela se imaginar obesa como coisa ruim, assim como a Magali comendo exageradamente, o menino dar cantada na Mônica e ela ser sensual. Os traços da fase clássica muito caprichados que davam gosto de ver. Teve erro de texto de falarem "balança" em vez de "balanço" ao mostrar o brinquedo na 5ª página da história (página 7 do gibi). 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/04/monica-e-magali-hq-invejinha.html

Charges/Cartuns! ★ N°276.701 a N°276.800