terça-feira, 27 de agosto de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°736 - Turma do Penadinho: HQ "As faces da morte"

Compartilho uma história em que a Dona Morte permitiu que um motoqueiro escolhesse de qual forma ele queria morrer. Com 6 páginas no total, foi publicada em 'Cascão Nº 102' (Ed. Abril, 1986).

Começa o motoqueiro Alberico em alta velocidade na sua moto cantando "Vital e sua moto" dos Paralamas do Sucesso, quando surge a Dona Morte do nada como se estivesse em uma moto e Alberico estranha a façanha dela e acha legal a roupa dela, bem punk e chocante.

Dona Morte diz que ele vai se chocar correndo na moto naquela velocidade. Alberico pergunta se é guarda de trânsito e ela responde que é a Morte. Primeiro Alberico fica aliviado porque não vai ter outra multa, mas logo se toca que se tratava que ia morrer. Rle fica desesperado perguntando como, onde e por que vai morrer e Dona Morte diz que correndo feito o Airton Penna (Ayrton Senna) e sem capacete, vai sofrer um acidente na próxima esquina e virar paçoca.

Alberico para a moto imediatamente e diz que não vai morrer assim bestamente, é o melhor motoqueiro da cidade e os amigos iam zoar. Dona Morte fala que não adianta reclamar, a hora dele chegou e estão atrasados. Alberico diz se quiser levá-lo, que seja de outra forma porque de acidente de moto ele não morre

Dona Morte reclama que isso que dá ser simpática e avisar à vítima do que vai morrer e assim leva o Alberico até em frente a um precipício e o manda se jogar. Alberico diz que suicídio não faz parte dos princípios dele e quer morrer de uma forma emocionante como ser devorado por leões selvagens. Eles vão até onde tinhaum leão, quando Alberico ver o leão rugindo na sua frente, desiste e diz que é indigesto e o bichinho não ia gostar e resolve ser morto por um bandido e manda trazer um bandidão.

Depois de um tempo, Dona Morte volta com o bandido e ela manda assaltar e dar um tiro no Alberico. O bandido estranha que a vítima que que dê um tiro bem no coraçãozinho e sai correndo achando que os dois eram malucos. Então, Dona Morte sugere que ele morra de ataque cardíaco, que é rápido e eficaz.

Alberico fala que quer morrer como sempre sonhou pilotando uma nave espacial, quando é atacado por naves inimigas e após uma batalha entre as naves, um alienígena de 5 olhos e 20 bracos invade a sua nave e o atinge com uma arma de rais zeta e morre. Aí percebe que a Dona Morte tinha sumido e se pergunta se foi tudo um sonho e pra se precaver vai passar a usar capacete e correr menos com a moto daqui para frente.

No final, Dona Morte chega no cemitério com raiva e Penadinho estranha ela voltando com mãos vazias. Dona Morte responde que do jeito que as pessoas andam exigente, vai ter que arrumar mais verbas para fazer o serviço dela ou só chegar na hora "H" porque cliente morto não reclama.

Essa história é muito divertida, a Dona Morte querendo ser simpática de avisar do que o motoqueiro vai morrer e permitir ele escolher a forma que queria morrer e acabou nem conseguindo matá-lo com tantas exigências. Se ela não tivesse avisado e tivesse deixado ele continuar com a moto acelerada, Alberico conseguiria morrer de acidente de moto. Ela até faria a vontade dele de morrer por alienígenas se tivesse verba para isso.  Quem dera se na vida real a gente pudesse ser avisado que ia morrer ou pudesse escolher a forma de morrer e essa historia permitiu essa fantasia.

Eram muito boas as histórias da Dona Morte discutindo com as suas vítimas antes de morrerem, com elas tentando enrolar a Dona Morte, a maioria ela conseguia matar as suas vítimas, mas tinham vezes que não conseguia como nessa. Histórias assim não fazem mais hoje e nessa com presença de bandido aí que não fariam mesmo.

Os traços muito bons, uma arte-final bem caprichada. Legal a lembrança da música "Vital e sua moto" dos Paralamas do Sucesso, não teve letra parodiada, já o.Ayrton Senna teve seu nome parodiado. Na época ele já era um piloto de Fórmula 1 famoso, apesar de ainda não ter conseguido um título mundial, que aconteceria só em 1988. Uma boa coincidência ele ser citado na história e eu ter postado logo no mês que completa 25 anos da sua morte (1 de maio de 1994).

Foi republicada depois em 'Coleção um Tema Só Nº 11 - Cebolinha e o Louco' (Ed. Globo, 1995).  Os primeiros Temáticos da Globo tinham histórias de secundários sem nada a ver com o tema proposto. Alguns sem querer até se encaixava de uma certa forma com o tema, outros não. Nessa história da Dona Morte ainda pode dizer que teve a loucura do Alberico escolher a forma de morrer, ter um roteiro absurdo mesmo não aparecendo o Louco. Aliás, até que é uma boa sugestão de criarem um Temático com histórias envolvendo loucuras dos personagens sem serem feitas pelo Louco. Abaixo, a capa desse 'Coleção um Tema Só'.

Capa de 'Coleção Um Tema Só Nº 11 - Cebolinha e o Louco' (Ed. Globo, 1995)

Tiras N°11911 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

60 anos de história(s)!

Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, recebe a exposição "Olá, Mauricio!", que conta as seis décadas da MSP por meio de relíquias do autor. 

Diplomas, troféus e cadernos da infância são só alguns dos itens presentes na mostra que exemplificam o enorme legado deixado por Mauricio e seus personagens na nossa história e cultura.

Com entrada GRATUITA, a exposição acontece de terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 20h, no Espaço de Exposições. Não deixe de comparecer!

Histórias que não couberam nos quadrinhos...

A exposição "Olá, Maurício!" retrata as seis décadas de dedicação do mestre do quadrinhos aos personagens mais emblemáticos do país. 

Com entrada gratuita, a mostra segue até dezembro no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo. Não deixe de prestigiar!

Tiras N°11910 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°11909 : Especial MIX nº138 - Blog do XANDRO!

Tiras N°11908 : Turma do XAXADO - Antonio Cedraz!

Ria...Se Puder N°6076 - MARQUE UMA PREGUIÇA PRA VER OUTRA PREGUIÇA...

Tiras N°11907 : SALMONELAS - Benett!

Tiras N°11906 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°11905 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°11904 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

Charges/Cartuns N°77764!

Charges/Cartuns N°77763!

Charges/Cartuns N°77762!

Charges/Cartuns N°77761!

Charges/Cartuns N°77760!

Charges/Cartuns N°77759!

Charges/Cartuns N°77758!

Charges/Cartuns N°77757!

Charges/Cartuns N°77756!

Charges/Cartuns N°77755!

Charges/Cartuns N°77754!

Charges/Cartuns N°77753!

Charges/Cartuns N°77752!

Charges/Cartuns N°77751!

Charges/Cartuns N°77750!

Charges/Cartuns N°77749!

Charges/Cartuns N°77748!

Charges/Cartuns N°77747!