quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.089 - Cascão: HQ "Quem quer brincar comigo?"

Capa de 'Cascão Nº 87' (Ed. Globo, 1990)

Em homenagem ao "Dia das Crianças", mostro uma história em  que o Cascão foi expulso pelos seus amigos nas brincadeiras por ser sujinho e ter mau cheiro. Com 7 páginas, foi história de encerramento de 'Cascão Nº 87' (Ed. Globo, 1990).

Em um jogo de futebol, Cascão está animado que está driblando todo mundo, mas é interrompido pelo juiz Franjinha, marcando faltas por Cascão ter derrubado meio time por causa do seu cheirinho de "jasmim". Cebolinha reclama que ele tirou metade do próprio times deles e Cascão é expulso do jogo pelo Franjinha, até ele tomar banho. Cascão fala que culpa tem se começa a suar.

Em seguida, encontra Mônica e uma menina pulando corda. Mônica pergunta se ele saber pular corda e Cascão diz que elas vão ver campeão em ação. Cascão manda bater corda cada vez mais rápido e com a velocidade alta, Cascão solta muita poeira no ar, sufocando e sujando as meninas, que o mandam cair fora por ser poeirento.

Depois, Cascuda convida Cascão para brincar de passa-anel com eles. Cascão fica encarregado de passar o anel para os outros, sem contar com quem deixou o anel. Cascão vai passando e depois Cascuda tenta adivinhar  e acha que está o anel com o Xaveco por causa da cara de bobo. Xaveco fala que fez essa cara porque o Cascão só deixou sujeira na mão dele. Os outros participantes também reclamam de sujeira nas mãos. Cascão diz que o anel ficou grudado na laminha que tinha na mão, Cascuda se espanta o estado opaco que ficou  o anel de estimação dela e o expulsa  da brincadeira.

Em seguida, Cascão vê Magali fazendo bolinho de lama e quer brincar com ela. Dudu aparece e pergunta para Magali se o Cascão sujo também foi ela quem fez. Cascão não gosta e taca bolinho de lama no Dudu, só que ele se abaixa e acaba caindo na Magali. Cascão fala que não sabia que ela gostava de comer bolinho de lama e ela taca bolinhos no Cascão, que foge e saindo da brincadeira.

Cascão percebe que agora não tem mais ninguém para brincar com ele, se faz de forte que não liga, mas logo chora, tudo porque ele é sujinho e acaba sujando ou incomodando os outros. Ele pergunta para si mesmo no espelho que até quando ele vai continuar assim, até quando vai ser do contra, até ficar sozinho e sem amigos. Aí, resolve tomar banho, se prepara entrando na banheira, falando com leitores se não resistir, foi um prazer conhecê-los.

Ao abrir chuveiro, a cena é interrompida, ficando um mistério, e mostra a turminha chegando em casa para tomarem banho após se sujarem com o Cascão nas brincadeiras. As mães de cada um falam que acabou água no bairro e elas mandam os filhos brincarem mais um pouco na rua para não sujarem a casa. No final, Cascão lamenta que quando cria coragem para tomar banho, falta água no bairro, acha que o destino dele é a solidão, quando a turminha suja o encontra e pergunta se querem brincar com eles, fazendo as pazes.

História legal com o Cascão passando sufoco para brincar com os amigos por ser sujinho, ou sujava os outros ou eles se incomodavam com o cheiro dele suando, aí sempre era expulso das brincadeiras. Com medo de ficar na solidão, resolve tomar banho, mas logo quando toma a decisão, falta água no bairro e como seus amigos estão sujos sem poderem tomar banho também, aí resolvem fazer as pazes e brincar com o Cascão. 

Foi engraçado ver a ironia do Franjinha dizer que Cascão tem cheiro de jasmim entre aspas, ver Cascão derrubando metade do time de futebol por causa do cheiro, levantar poeira ao pular corda com as meninas, sujar as mãos dos amigos e o anel de estimação da Cascuda na brincadeira do passa-anel e tacar bolinho de lama na Magali, sendo este foi mais por culpa do Dudu ao chamar de sujo como lama. Normalmente Cascão até encararia como elogio, mas para dar graça na história, aí ele se incomodou dessa vez. A Magali comeu bolinho de lama acidentalmente, não porque tinha intenção, pelo menos não deu tempo para ter alucinação de que os bolinhos de lama eram de verdade. 

No final foi mostrado um representante de cada brincadeira para dar uma agilidade nos desenhos e procuraram colocar os personagens mais conhecidos. Os amigos só fizeram as pazes porque estavam sujos, se estivessem limpos, Cascão continuaria sozinho. Hilário também o monólogo do Cascão resolvendo tomar banho e ainda dizer aos leitores que se não resistisse ao banho, foi um prazer conhecer a gente. Cascão arrebentava em histórias de monólogo.

Eram ótimas as histórias com ele passando constrangimento por causa da sujeira. Impublicável atualmente pelo preconceito dos amigos com o cheiro e sujeira do Cascão. Apesar de ele estar errado em tomar banho, mas os amigos tem que respeitar a decisão dele e não menosprezá-lo por isso, aí deixam só vilões para dar banho no Cascão. Os personagens mexendo e sendo sujos com lama também não iam aceitar hoje, provavelmente trocariam por argila. Do tempo que Cascão nem as mãos lavava, hoje em dia ele lava mãos tranquilamente, descaracterizando a personagem. 

A história chamou atenção de vários secundários presentes nas brincadeiras, sejam os mais conhecidos quanto os que apareceram só nessa história. Uma das meninas, ou a de pular corda ou a do passa-anel, pode ter sido intenção de ser a Denise sem nome revelado, e, com isso, se foi de fato a intenção,  seria primeira vez que Denise apareceu sem ser em gibi da Magali. Tinham poucas meninas na época na faixa etária deles, aí tinham que ter figurantes. 

Cascuda dessa vez não ficou considerada como namorada do Cascão, na época ela não era ainda namorada oficial, apesar de ter tido várias histórias com ela como namorada dele, tinham história com ele dando em cima de outras meninas. Cascuda ainda tinha sujeirinhas no rosto em 1990, apesar de tomar banho. Hoje em dia, tiraram as sujeirinhas dela, deixando só Cascão assim. O menino que estava brincando de passa-anel até lembrou o Dudu com cabelo meio diferente, mas logo concluiu que não era porque o Dudu apareceu logo em seguida.

O Dudu estava aos poucos começando a aparecer em histórias de outros personagens sem ser só nos gibis da Magali, ainda com participações rápidas e contracenando com Magali quando acontecia ele aparecer em outros gibis. Demorou bastante para tirar a associação de Dudu com a Magali, só depois de 1998 que colocaram personagem como menino pentelho, atazando outros personagens como Titi e Cebolinha no início. Nessa história, Dudu não teve associação como menino que não queria comer, teve erro colocando com sapato em vez de tênis  e os traços antigos sem fundo branco nos olhos misturados com olhos com fundo branco, portanto, sem padronização nessa história, provavelmente já estavam planejando mudar traços dele, deixando de olho com fundo branco como os outros personagens definitivo apenas em 1991.

Os traços muito lindos e encantadores, adorava traços assim com contornos bem grossos, eram os melhores. Daria para ser história de abertura, até traços eram típicos de abertura. Acredito que seja história da Rosana Munhoz e para não ter só histórias dela na abertura, aí resolveram colocar no encerramento. A MSP nunca teve prioridade de criar histórias específicas para o "Dia das Crianças", com exceções de publicações especiais como os do Almanaque da Mônica Nº 10 e Nº 14 da Editora Abril (de 1981 e 1982, respectivamente) com temas de "Dia das Crianças". Como os personagens são crianças, estão sendo crianças nas histórias o tempo todo e, assim, data do "Dia das Crianças" são consideradas mais evidentes em histórias de brincadeiras.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!! 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/10/cascao-hq-quem-quer-brincar-comigo.html 

Charges/Cartuns! ★ N°210.201 a N°210.300